Prevê-se que mais de 90% da população mundial enfrente riscos crescentes dos impactos compostos de calor extremo e seca, potencialmente ampliando as desigualdades sociais, bem como minando a capacidade do mundo natural de reduzir as emissões de CO2 na atmosfera – de acordo com um estudo de Oxford Escola de Geografia da Universidade.

Após as temperaturas recordes em 2022, de Londres a Xangai, projeta-se um aumento contínuo das temperaturas em todo o mundo. Quando avaliadas em conjunto, as ameaças vinculadas de calor e seca representam um risco significativamente maior para a sociedade e os ecossistemas do que quando cada uma das ameaças é considerada independentemente, de acordo com o artigo publicado este mês na revista Natureza Sustentabilidade.

Essas ameaças conjuntas podem ter graves impactos socioeconômicos e ecológicos que podem agravar a desigualdade social, pois se projeta que tenham impactos mais graves nas pessoas mais pobres e nas áreas rurais.

De acordo com a pesquisa, ‘A frequência de riscos compostos extremos é projetada para se intensificar globalmente dez vezes devido aos efeitos combinados do aquecimento e da diminuição do armazenamento de água terrestre, sob o cenário de maior emissão. Prevê-se que mais de 90% da população mundial e do PIB estarão expostos a riscos crescentes no clima futuro, mesmo sob o cenário de emissões mais baixo.’

Usando simulações de um modelo grande e um novo conjunto de dados de orçamento de carbono gerado por aprendizado de máquina, eles quantificaram a resposta da produtividade do ecossistema aos estressores de calor e água em escala global. Isso mostrou o impacto devastador da ameaça composta no mundo natural e nas economias internacionais. A disponibilidade limitada de água afetará a capacidade dos sumidouros de carbono de absorver as emissões de carbono e emitir oxigênio.

Resumo de
Produtividade futura do socioecossistema ameaçada por eventos compostos de seca e ondas de calor
Natureza Sustentabilidade
5 de janeiro de 2023


Os eventos compostos de seca e onda de calor (CDHW) são um dos piores estressores climáticos para o desenvolvimento sustentável global. No entanto, os mecanismos físicos por trás dos CDHWs e seus impactos na produtividade do socioecossistema permanecem pouco compreendidos.

Aqui, usando simulações de um grande conjunto de modelos clima-hidrologia de 111 membros, demonstramos que a frequência de CDHWs extremos deve aumentar dez vezes globalmente sob o cenário de emissões mais altas, juntamente com um impacto negativo desproporcional na vegetação e na produtividade socioeconômica no final do século XXI. Combinando observações de satélite, medições de campo e reanálise, mostramos que o armazenamento de água terrestre e a temperatura estão negativamente acoplados, provavelmente impulsionados por condições atmosféricas semelhantes (por exemplo, déficit de vapor d’água e demanda de energia).

É provável que os limites na disponibilidade de água desempenhem um papel mais importante na restrição do sumidouro de carbono terrestre do que os extremos de temperatura, e mais de 90% da população global e do produto interno bruto podem ser expostos a riscos crescentes de CDHW no futuro, com impactos mais graves em áreas mais pobres e mais rurais. Nossos resultados fornecem informações cruciais para avaliar e mitigar os efeitos adversos dos riscos compostos nos ecossistemas e no bem-estar humano.

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta