Processamento de bacalhau em uma ‘Sala de Pesca’ da Terra Nova do século XVI

por Ian Angus

Os historiadores do capitalismo, incluindo os marxistas, prestaram pouca atenção a um evento crítico na evolução do capitalismo – a descoberta e expropriação europeia do que Francis Bacon chamou de “as minas de ouro da pesca da Terra Nova, das quais não há nenhuma tão rica”.

O sucesso da pesca no Mar do Norte e na Terra Nova dependia de comerciantes que tinham capital para comprar navios e outros meios de produção, pescadores que tinham que vender sua força de trabalho para sobreviver e um sistema de produção baseado em uma divisão planejada do trabalho. As operações de pesca de longa distância dos séculos XV e XVI estavam entre os primeiros exemplos, e muito provavelmente os maiores exemplos, do que Marx chamou de manufatura – produção em massa, sem maquinário, de mercadorias que eram vendidas com fins lucrativos – “uma forma especificamente capitalista do processo de produção social”.

Na Revolução da Pesca, o capital em busca do lucro organizou o trabalho humano para transformar as criaturas vivas em uma imensa acumulação de mercadorias. De 1600 em diante, até 250.000 toneladas métricas de bacalhau por ano foram pescadas, processadas e preservadas na Terra Nova e transportadas através do oceano para venda. Esse aumento da produção apoiou um aumento qualitativo no volume de peixe consumido na Europa – e deu início ao esgotamento a longo prazo da vida oceânica que, em nosso tempo, levou o bacalhau e muitas outras espécies oceânicas à beira da extinção.

Escrevi sobre esse aspecto importante, mas negligenciado, do capitalismo inicial em uma série de Clima & Capitalismo cargos em 2021. Esses rascunhos, reorganizados e consideravelmente ampliados, são publicados este mês em Revisão Mensal.

Clique aqui para ler A Revolução da Pesca e as Origens do Capitalismo.


Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta