“A Rússia se tornou o maior fornecedor de petróleo da Índia e contribuiu significativamente para a segurança energética do país.”

Isso é o que o embaixador russo na Índia, Denis Alipov, declarou concisamente ao discursar no Conselho Indiano de Assuntos Mundiais (ICWA) – Diálogo do Conselho Russo na quinta-feira.

Enquanto isso, os refinadores e negociantes indianos estão ansiosos por não conseguirem mais fechar negociações em dólares americanos, especialmente se o preço do petróleo russo subir acima do teto de preço de dezembro imposto pelo Grupo dos Sete países e pela Austrália.

Como resultado, os comerciantes estão procurando outros métodos de pagamento, o que pode realmente ser útil nos esforços da Rússia para desdolarizar sua economia em reação às sanções ocidentais.

Tentativas anteriores de refinarias indianas de pagar comerciantes por petróleo russo em dirhams por meio de bancos de Dubai falharam, forçando-os a voltar para dólares americanos.

No entanto, o maior banco da Índia, o State Bank of India (SBI), está agora compensando essas transferências de dirham, de acordo com Reutersrevelando detalhes de transações não relatadas anteriormente.

Vale a pena notar que o preço máximo do G7 proíbe qualquer entidade ocidental, como seguradoras e provedores de serviços de transporte, de negociar petróleo russo se o preço de compra for superior a US$ 60 por barril no ponto de carregamento na Rússia. Isso é verdade mesmo que o petróleo seja destinado a países como China e Índia, que não reconhecem o limite.

O SBI também solicitou que as refinarias que desejam fazer pagamentos em dólares pelo petróleo russo produzam uma análise dos custos do petróleo, frete e seguro, permitindo verificar o comércio e evitar a violação do limite.

Normalmente, as refinarias indianas compram petróleo bruto russo de revendedores a um preço que inclui a entrega na Índia.

As refinarias indianas estão comprando petróleo russo com base na entrega para evitar quaisquer riscos que possam surgir durante o embarque, e o custo calculado no ponto de carregamento tem sido até agora menor do que o limite de preço, Reuters relatou, citando nossas fontes com conhecimento do assunto.

As refinarias indianas compram principalmente petróleo russo de negociantes com sede em Dubai, como Everest Energy e Litasco, uma subsidiária da petrolífera russa Lukoil.

Pankaj Jain, secretário de petróleo da Índia, afirmou no mês passado que as empresas indianas não estão tendo dificuldades para pagar pelo petróleo russo porque as novas medidas do Ocidente não têm efeito sobre o mecanismo de liquidação comercial.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta