Faye Guenther, presidente do UFCW 3000, o sindicato estadual dos trabalhadores do setor de mercearia, que endossou o voto dos “delegados não comprometidos”, falando ao lado de outros defensores da opção dos delegados não comprometidos. | Jim Brunner/The Seattle Times via AP

OLÍMPIA — Bem mais de 58.000 eleitores democratas do Estado de Washington votaram “descomprometidos” e outros 8.000 ou mais escreveram “Cessar-fogo em Gaza” na linha de escrita nas primárias presidenciais de 12 de Março.

Foi uma enxurrada de votos sem precedentes exigindo que o presidente Joe Biden agisse para acabar com o genocídio que ceifou a vida de 35 mil palestinos, a maioria mulheres e crianças, na guerra de Israel em Gaza.

Tanto Biden quanto o ex-presidente Trump venceram decisivamente as primárias no Evergreen State, e a participação eleitoral foi de 32,36%. Mas o forte voto contra o apoio da Casa Branca à guerra de Israel em Gaza enviou, no entanto, sinais de alerta à campanha de Biden num estado que votou em todos os candidatos presidenciais do Partido Democrata desde Ronald Reagan.

Rami Al-Kabri, principal organizador da “WA Descomprometida”, que também é vice-prefeito da cidade de Bothell, disse que a votação de 7,5% para “descomprometida” mostra que “as atuais políticas do presidente Biden em relação a Gaza e à Palestina não estão em linha com a sua base eleitoral.”

Shasti Conrad, presidente do Partido Democrata do Estado de Washington, disse que os eleitores usaram o voto nas primárias “como uma oportunidade para usar o delegado não comprometido para enviar uma mensagem”.

Olgy Diaz, membro do Conselho Municipal de Tacoma, discursando no prédio federal em Seattle, instando os democratas a votarem na opção de “delegados não comprometidos” nas primárias presidenciais de 12 de março. | Jim Brunner/The Seattle Times via AP

O Comité Central do Partido Democrático do Estado de Washington adoptou recentemente uma resolução instando Biden a restabelecer o financiamento para a agência da ONU que tem fornecido a assistência humanitária desesperadamente necessária a milhões de palestinianos famintos em Gaza. A resolução também apelava ao presidente para apoiar um “cessar-fogo em Gaza”.

Conrad acrescentou: “Acho que as pessoas reconhecem o que está em jogo e, quando for o presidente Biden contra Trump, elas apoiarão Biden”.

No entanto, a aritmética também é preocupante. O total de votos estaduais de Biden nestas primárias foi de 616.940. O deputado Dean Phillips de Minnesota obteve 21.501 votos, ou 3%. Marianne Williamson obteve 19.424 votos, ou 2,7%. Os votos não confirmados totalizaram 58.149 ou 8,1%, e os escritos, 8.656 – a maioria deles “Cessar-fogo em Gaza”.

Supondo que nas Eleições Gerais de Novembro todos estes eleitores preencham os seus boletins de voto pelo correio para reeleger o Presidente Biden, totalizará 653.862.

Enquanto isso, Trump venceu as primárias republicanas com apenas 484.229 votos ou 74,5%. A percentagem de Trump foi tão baixa porque a sua rival republicana, Nikki Haley, obteve 135.296 votos, ou 20,8% do total republicano. Suponhamos que estes votos para Haley, bem como alguns votos para Chris Christi, Ron DeSantis, etc. sejam capturados por Trump, o seu total seria de 596.160 votos.

Assim, mesmo com a maior participação esperada nas eleições gerais, Biden ainda poderá ver uma margem mais estreita em comparação com 2020, uma margem que alguns democratas temem que esteja demasiado próxima para ser confortável. Muitos especialistas prevêem, no entanto, que uma grande percentagem dos apoiantes de Haley mudará para os Democratas.

As forças de esquerda e progressistas no Estado de Washington não consideram nada garantido. Estão a fazer uma forte campanha para pressionar Biden a falar – e agir agora – a favor de um cessar-fogo em Gaza e para restaurar a assistência dos EUA ao povo palestiniano, encerrada por Biden no mês passado. Ao mesmo tempo, eles seguram cartazes nas esquinas pedindo uma votação esmagadora contra Trump em novembro.

A paz, o fim do genocídio e o futuro da democracia nos EUA estão todos na votação de Novembro.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Tim Wheeler


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta