Erich Fromm

O objetivo da educação de crianças não é apenas ensinar-lhes, mais ou menos conhecimentos intelectuais, nem apenas ensinar-lhes virtudes no sentido de honestidade, coragem, etc. As funções de qualquer indivíduo, na sociedade, vão muito além do anterior. mencionado: devem aprender a trabalhar e consumir dentro das normas exigidas pelos meios de produção e pelos padrões de consumo de seu grupo e da sociedade em que vivem.

Tomemos como exemplo, para ilustrar nosso ponto: uma sociedade primitiva, uma tribo que vive em uma pequena ilha no meio do oceano e onde a pesca é seu único meio de sobrevivência; suponhamos também que as espécies de peixes daquelas águas requeiram a cooperação dos pescadores e veremos claramente que o povo desta ilha deve desenvolver o desejo de cooperar e a necessidade de uma convivência pacífica. O mesmo é verdade para certos tipos de sociedades exclusivamente agrícolas. Se, por outro lado, usarmos como exemplo uma tribo caçadora ou guerreira, cuja própria vida depende da caça ou da conquista de outras tribos, os traços característicos exigidos de tais sociedades serão os de agressão, combatividade e orgulho individual. destreza.

Como último exemplo, tomemos o feudal: os membros da classe alta tiveram que desenvolver uma capacidade de liderança, e poderíamos acrescentar, a necessidade de explorar os outros; ele teve que aprender o orgulho beirando a arrogância; ele teve que aprender a encontrar satisfação na vida da riqueza de seu tempo e do desperdício. Já os membros da classe baixa tiveram que desenvolver as qualidades de obediência e a paciência necessárias para suportar a miséria.

Durante o século XIX, os principais traços característicos da lógica, que ao mesmo tempo eram as principais virtudes das classes médias, eram o desejo de acumular e de economizar; o desejo de explorar os outros, principalmente trabalhadores e povos de outras raças, e um forte sentido individualista, apropriadamente expresso na frase “minha casa é meu castelo”.

Esses traços característicos estão desaparecendo rapidamente no século 20 e não são mais considerados virtudes, pois em uma sociedade baseada no consumo cada vez maior, o indivíduo deve se sentir muito satisfeito consumindo cada vez mais, ao invés de acumular. E, em uma sociedade baseada na cooperação de milhares de trabalhadores e empregados dentro das empresas, o que é necessário é o trabalho em equipe, não o individualismo egoísta.

No entanto, permanecem alguns traços comuns nos séculos 19 e 20, como a necessidade de ser pontual, ordeiro e confiável no trabalho; necessidades pertencentes à produção industrial moderna, e que eram praticamente inexistentes, em qualquer grau comparável, na sociedade feudal de cerca de 300 anos atrás.

Para funcionar bem, toda sociedade deve ter como membros indivíduos que agirão, quase automaticamente, da maneira que determinada sociedade exige; em outras palavras, eles devem desejar fazer o que devem fazer. Se algum deles tivesse que decidir, no dia a dia, se quer ser pontual ou não, ordeiro ou não, etc., provavelmente decidiria, com a mesma frequência, contra as demandas sociais, ameaçando assim o bom funcionamento de sua sociedade. O indivíduo deve agir quase automaticamente de acordo com as normas de sua sociedade; isso significa que um traço de comportamento social deve se tornar um traço de caráter.

Em cada sociedade, existe um grupo de traços de caráter comum à maioria de seus membros, que chamamos de “caráter social”; sua função é a sobrevivência dessa sociedade. Do ponto de vista do indivíduo, sua função é prepará-lo para operar com sucesso em sua sociedade. Embora o caráter social possa ser determinado por muitos fatores, suas raízes são construídas na criança por seus pais; uma vez que seu caráter está de acordo com o “caráter social”, eles moldam o caráter da criança de acordo com isso. Dessa forma, a família passa a ser o agente psicológico da sociedade.

Enquanto não houver mudanças básicas na estrutura social, esse procedimento funciona harmoniosamente; no entanto, quando tais mudanças ocorrem, como estão acontecendo hoje em todo o mundo, aparecem contradições entre o caráter social tradicional e as novas demandas sociais para as quais o indivíduo está mal equipado. Os pais, então, freqüentemente se sentem impotentes, perdem toda autoridade e não compreendem seus filhos, muitas vezes apelando por sua ajuda em uma desconcertante, perigosa e crescente falta de responsabilidade. Esta nova geração não entende mais o sentido da vida, para onde ir, nem o que aspirar, pois embora na escola e na igreja aprendam as antigas virtudes da humildade e da honestidade, os jovens estão imersos em uma sociedade centrada no desejo de mais dinheiro e consumo – o que geralmente significa mais desperdício. Eles se sentem desatualizados com sua educação que ignora novos desenvolvimentos e seus pais se sentem impotentes porque eles também estão desorientados e confusos.

Até agora, descrevi apenas um aspecto da situação; o resultado de uma sociedade que precisa conformar seres humanos que satisfaçam suas necessidades; mas os humanos não são uma folha de papel em branco na qual a sociedade escreve o texto; eles têm suas próprias necessidades básicas, que compartilham com toda a raça humana; eles precisam se relacionar com os outros; eles precisam se sentir enraizados em um mundo que consideram seu; eles precisam transcender seus sentimentos para ser uma criatura, seja criando ou destruindo; eles devem ter seu próprio senso de identidade que lhes permita dizer “eu” e ter um quadro de orientação que dê algum significado ao mundo em que vivem. Se um ser humano não tivesse nenhuma relação, ou fosse totalmente destrutivo, ele seria insano.

Para o propósito social, o ser humano deve ter como objetivo o seu caráter social. Para os fins do homem, para seu bem-estar e sua auto-realização, ele deve criar uma sociedade que cumpra os objetivos da raça humana. Uma sociedade será uma sociedade sã, se tender para a criação de um caráter social que se aproxime do caráter humano universal; quanto mais discrepâncias houver entre as demandas sociais e as demandas humanas, pior será a sociedade. Nesta última situação, o homem só pode escolher entre um colapso nervoso severo ou mudar sua sociedade para que possa atender melhor às necessidades do homem universal.

É de extrema importância que os pais de hoje não se deixem impressionar facilmente pelas demandas sociais para ter mais sucesso e ter mais dinheiro e luxos; eles devem pensar cuidadosamente sobre o que fazer, eles consideram seus valores e ideais; o que fazer eles consideram ser o sentido de suas vidas e não se renderem tão facilmente aos filhos e admitir com sua posição que não existem valores universais.

A doença mental é sempre um sinal de que as necessidades humanas básicas não estão sendo satisfeitas; que falta amor, falta razão de ser, falta justiça; que falta algo importante e, por isso, tendências patológicas estão se desenvolvendo. Se os pais desejam realmente que seus filhos não apenas tenham sucesso, mas também sejam mentalmente saudáveis, eles devem considerar como essenciais aquelas normas e valores que levam à saúde mental e não apenas aqueles que levam ao sucesso.

Fonte: https://www.marxists.org/archive/fromm/works/1958/social.htm

Deixe uma resposta