August Bebel

Chapter XXV: The Socialist System of Education.

O falecido membro da dieta alemã, Dr. Lasker, proferiu uma palestra em Berlim, durante os anos setenta, na qual chegou à conclusão de que é possível que todos os membros da sociedade tenham um padrão igual de educação. Mas o Dr. Lasker era um anti-socialista, um rígido defensor da propriedade privada e do capitalismo, e a questão da educação nas condições atuais é, em primeiro lugar, uma questão de dinheiro. Portanto, um padrão igual de educação para todos é impossível no momento. Alguns podem alcançar uma educação superior mesmo em circunstâncias desfavoráveis, superando muitas dificuldades e aplicando uma quantidade de energia que poucos possuem. Mas as massas nunca poderão alcançá-lo enquanto tiverem que viver em um estado de dependência e opressão social[1].

Na nova sociedade, as condições de existência serão as mesmas para todos. As exigências e as inclinações serão diferentes e continuarão sempre diferentes, já que estas diferenças estão enraizadas na natureza do homem. Mas cada indivíduo será capaz de se desenvolver em condições igualmente favoráveis a todos. A igualdade uniforme, imputada ao Socialismo, é como tantas outras imputações, puro disparate. Seria inútil, de fato, se o Socialismo lutasse pela igualdade uniforme, pois então entraria em conflito com a própria natureza humana e não poderia esperar ver a sociedade se desenvolver de acordo com seus princípios[2]. De fato, se o Socialismo conseguisse forçar a sociedade a se desenvolver em condições não naturais, essas novas condições logo se fariam sentir como grilhões que seriam rasgados, e o Socialismo estaria condenado. A sociedade se desenvolve por leis inatas e age em conformidade[3].

Uma educação adequada dos jovens deve ser uma das principais tarefas da nova sociedade. Cada criança que nasce será um acréscimo bem-vindo à sociedade. Na sociedade infantil, a sociedade infantil contempla a possibilidade de sua própria continuidade, de seu próprio desenvolvimento posterior. Portanto, reconhecerá também o dever de prover amplamente o novo ser. O primeiro objeto de seus cuidados deve, portanto, ser a mulher portadora da criança, a mãe. Lares confortáveis, ambiente agradável, instituições de todo tipo adequadas a esta etapa da maternidade, cuidado atencioso para ela e para a criança – estes são os primeiros requisitos. Entende-se que as mulheres terão condições de cuidar de seus filhos o tempo necessário e desejável. Moleschott, Sonderegger, todos os higienistas e médicos estão de acordo que nenhum outro alimento pode substituir totalmente o leite materno. Aqueles que, como Eugen Richter, ficam indignados com a sugestão de que as jovens mães darão à luz seus filhos em um hospital de mentira, onde estarão rodeados de todos os cuidados e conforto que só as pessoas ricas podem pagar hoje em dia, e que mesmo elas não podem obter tão perfeitamente como pode ser proporcionado em instituições especialmente equipadas para esse fim, devem se lembrar que atualmente pelo menos quatro quintos de todas as crianças que vêm ao mundo nascem sob as condições mais primitivas que ridicularizam a civilização. Dos restantes um quinto de nossas mães, apenas uma pequena minoria é capaz de desfrutar dos cuidados e dos confortos que devem ser concedidos a cada mulher nesta condição. Mesmo hoje em dia, algumas cidades têm provisões esplêndidas para mulheres portadoras de filhos, e muitas mulheres fazem uso dessas instituições com prazer quando sentem que seu tempo se aproxima. Mas estas instituições são tão caras que apenas poucas mulheres são capazes de fazer uso delas; outras, é claro, são impedidas por preconceitos. Aqui novamente temos um exemplo de como o mundo burguês em todos os lugares contém os germes para a transformação futura.

A maternidade entre as mulheres de riqueza e moda torna-se bastante peculiar pelo fato de que essas mães transferem seus deveres maternos o mais rápido possível para uma enfermeira proletária molhada. É bem conhecido que o Lausitz (Spreewald) é a região que abastece as mulheres burguesas de Berlim, que não cuidam ou não podem cuidar de seus bebês, com enfermeiras. A “criação de enfermeiras” é levada adiante como uma profissão, pois as meninas do campo não hesitam em engravidar, pois acham lucrativo, após o nascimento de seus bebês, contratar como enfermeiras para famílias ricas em Berlim. Não é raro que as meninas tenham três ou quatro filhos ilegítimos para contratar como enfermeiras, e se elas ganham dinheiro suficiente com este ofício são consideradas esposas desejáveis pelos jovens do Spreewald. Consideradas do ponto de vista da moral burguesa, tais ações são desprezíveis; mas consideradas do ponto de vista dos interesses familiares da burguesia, elas se tornam louváveis e desejáveis.

Assim que a criança tiver superado a infância, ela se juntará aos companheiros de sua idade em jogos comuns sob os mesmos cuidados e direção. Tudo o que for necessário ou desejável para o desenvolvimento físico e mental da criança será fornecido. Todo observador de crianças sabe que elas podem ser mais facilmente educadas na companhia de outras crianças. Esta qualidade pode ser aplicada com sucesso ao sistema de educação[4]. Os salões de jogos e o jardim de infância serão sucedidos por uma introdução lúdica nos rudimentos do conhecimento e nas diversas tarefas industriais. Eles serão sucedidos por um trabalho mental e físico adequado, combinado com exercícios de ginástica e movimentos irrestritos no playground e no ginásio, na pista de patinação e na piscina. Haverá exercícios, exercícios e jogos de luta livre para ambos os sexos, pois o objetivo será criar uma raça saudável e resistente que será normal tanto física quanto mentalmente. Passo a passo as crianças serão iniciadas nas diversas atividades práticas, horticultura, agricultura, manufatura, técnicas do processo de produção. A educação mental nos vários âmbitos do conhecimento não será negligenciada.

O sistema de educação será purificado e melhorado, assim como o sistema de produção. Muitos métodos e assuntos antiquados e supérfluos, que só servem para dificultar o desenvolvimento mental e físico da criança, serão abandonados. O conhecimento das coisas naturais, adaptado ao entendimento da criança, incitará um desejo muito maior de estudo do que um sistema de educação onde uma disciplina entra em conflito e contradiz outra; por exemplo, quando, por um lado, as crianças recebem instrução religiosa como ensinada pela Bíblia e, por outro, são ensinadas ciência e história natural. O equipamento das escolas e os métodos e meios de educação estarão de acordo com o estágio avançado da civilização da nova sociedade. Todos os livros e objetos necessários à educação e estudo, alimentação e vestuário, serão fornecidos pela sociedade; nenhum aluno estará em desvantagem com os outros [5]. Este é outro capítulo que causa indignação entre nossos “homens de ordem” burgueses [6]. Eles afirmam que os socialistas procuram transformar a escola em quartel e privar os pais de toda influência sobre seus filhos. Os socialistas não visam nada do gênero. Na sociedade futura, os pais terão muito mais tempo à sua disposição do que a grande maioria dos pais tem hoje. Precisamos apenas apontar o fato de que atualmente muitos trabalhadores trabalham dez horas diárias, e até mais, e que muitos funcionários do serviço postal e ferroviário, funcionários prisionais e policiais, etc., assim como mecânicos, pequenos agricultores, comerciantes, militares, médicos, etc., devem dedicar um período de tempo igual às suas ocupações. No futuro, os pais poderão se dedicar a seus filhos em uma medida que hoje é totalmente impossível. Além disso, os pais controlarão o sistema educacional e determinarão as medidas e métodos que serão adotados e introduzidos. Pois então, a sociedade será completamente democrática. Haverá conselhos de educação compostos pelos pais – homens e mulheres – e pelos educadores. Alguém presume que estes agirão de forma contrária a seus sentimentos e interesses? Isso é feito na sociedade atual, onde o Estado realiza suas idéias de educação contrariamente aos desejos da maioria dos pais.

Nossos oponentes fingem que é uma das coisas mais agradáveis para os pais ter seus filhos o dia todo com eles e estar constantemente ocupados com sua educação. De fato, isto não é assim. Todos os pais sabem que a educação de uma criança não é uma tarefa fácil. Várias crianças facilitam a educação, mas elas causam tanto trabalho e preocupação, especialmente para a mãe, que ela fica grata quando elas têm idade suficiente para freqüentar a escola e fica aliviada de seus cuidados durante uma parte do dia. Além disso, a maioria dos pais pode educar seus filhos, mas de forma insuficiente, pois eles não têm tempo. Os pais estão envolvidos em seus ofícios ou profissões e as mães em suas tarefas domésticas e, às vezes, as mães também são quem sustenta a família. Mas mesmo aqueles pais que têm tempo suficiente geralmente não têm a capacidade necessária. Quantos pais são capazes de acompanhar o desenvolvimento mental de seus filhos na escola e de ajudá-los? Poderosos poucos. A mãe, que, na maioria dos casos, talvez esteja melhor capacitada para prestar tal assistência, raramente tem essa capacidade, porque ela mesma não foi devidamente treinada. Além disso, os métodos e assuntos são mudados com tanta freqüência que são estrangeiros para a maioria dos pais. Para a maioria das crianças, as instalações em casa são tão insuficientes que elas não têm ordem, conforto ou paz para fazer seus trabalhos em casa, nem arte que elas ajudam por ninguém. Muitas vezes o lar é pequeno e superlotado; a família inteira é reunida em alguns pequenos quartos, os móveis são escassos e a criança que deseja estudar carece de todo conforto e conveniência. Não é raro que a luz, o ar e o calor sejam necessários. Os livros e o material escolar ou são inteiramente carentes ou são de qualidade inferior. Frequentemente também os pequenos são torturados pela fome, o que destrói toda a inclinação para o estudo. Centenas de milhares de crianças são colocadas para trabalhar em todos os tipos de ocupações domésticas e industriais que lhes roubam a alegria da infância e as incapacitam para o trabalho mental. Às vezes, as crianças devem enfrentar a oposição dos pais mesquinhos, que se opõem a que as crianças dediquem tempo a seus estudos ou a brincar. Em resumo, há tantos obstáculos que é de se admirar que os jovens sejam tão bem educados. Isto é uma prova da saúde da natureza humana e de seu desejo inato de progresso e perfeição.

A própria sociedade burguesa reconhece uma série destes males e facilita a educação dos jovens, introduzindo o ensino público gratuito e, aqui e ali, fornecendo também o material escolar. Já em meados dos anos oitenta, o então Ministro da Educação da Saxônia, designou estas duas instituições como “exigências socialistas”. Na França, onde a educação pública havia sido negligenciada durante muito tempo e depois progredia ainda mais rapidamente, o progresso avançou ainda mais; pelo menos, é o caso de Paris. Aqui foi introduzida a refeição escolar pública, às custas do município. As crianças pobres recebem as refeições gratuitamente, e os filhos dos pais que estão em melhores condições devem pagar uma quantia nominal para a tesouraria municipal. Aqui vemos uma instituição comunista que provou ser inteiramente satisfatória para pais e filhos.

A insuficiência de nosso sistema educacional atual – muitas vezes não consegue atingir os objetivos moderados que estabeleceu para si mesmo – torna-se evidente pelo fato de que milhares e milhares de crianças são incapazes de se dar bem na escola por causa da alimentação insuficiente.

Todo inverno há milhares de crianças em nossas cidades que vêm à escola sem o café da manhã. Centenas de milhares de outras são cronicamente subnutridas. Para todas essas crianças, a alimentação e o vestuário público seriam uma bênção. Em uma comunidade que, com o devido cuidado e alimentação, lhes ensinará o que significa ser humano, elas não se familiarizarão com uma casa de “correção”. A sociedade burguesa não pode negar a existência desta miséria, e assim as almas compassivas se unem para fundar estabelecimentos de almoço livre e cozinhas de sopa, para realizar, como uma caridade, o que deveria ser realizado pela sociedade como um dever. Recentemente, alguns municípios se comprometeram a alimentar as crianças pobres às custas públicas. Mas tudo isso é insuficiente e deve ser aceito como um presente caritativo, enquanto que deve ser exigido como um direito [7].

É bom que a quantidade de trabalho doméstico esteja sendo reduzida em nossas escolas, uma vez que a insuficiência de instalações domésticas foi reconhecida. O filho de pais ricos está em vantagem sobre seu colega de escola mais pobre, não só porque ele é privilegiado pelas circunstâncias externas, mas também porque ele é ajudado em casa por uma governanta ou por um tutor. Por outro lado, a preguiça e o descuido são fomentados nos filhos de pais ricos, porque sua riqueza faz com que o estudo lhe pareça supérfluo, e porque exemplos desmoralizantes são freqüentemente colocados diante dele e ele é abordado por muitas tentações. Aquele que aprende diariamente e de hora em hora que a categoria, a posição e a riqueza contam para tudo, adquire uma concepção peculiar dos deveres humanos e das instituições do Estado e da sociedade.

Quando examinamos mais de perto esta questão, descobrimos que a sociedade burguesa não tem motivos para ficar indignada com os métodos comunistas de educação visados pelos socialistas, pois ela mesma introduziu tais métodos para classes privilegiadas, mas de forma distorcida. Precisamos apenas apontar para as escolas de cadetes, os seminários e as faculdades para o clero. Aqui milhares de crianças, algumas delas pertencentes às classes superiores, são treinadas da maneira mais absurda e unilateral e em estrita reclusão monástica para certas ocupações. Muitos membros das melhores classes, como médicos, clérigos, oficiais, fabricantes, grandes agricultores, etc., que vivem em pequenas cidades onde não existem instituições superiores de ensino, enviam seus filhos para internatos em grandes cidades e não os vêem durante todo o ano, exceto durante as férias. É uma contradição, então, quando nossos oponentes decretam um sistema comunista de educação e estranhamento entre pais e filhos, e ao mesmo tempo introduzem um sistema similar de educação, apenas de forma errada, insuficiente e distorcida, para seus próprios filhos. Com muita freqüência os filhos dos ricos não são educados pelos pais, mas por enfermeiras, governantas e tutores. Um capítulo especial poderia ser escrito sobre este assunto que não lançaria uma luz favorável sobre as relações familiares destas classes. Também aqui prevalece a hipocrisia e as condições são tudo menos ideais, tanto para os educados quanto para os educadores.

De acordo com o sistema de educação totalmente alterado que visa o desenvolvimento físico e mental e a cultura dos jovens, a força de ensino deve ser aumentada. O treinamento da geração crescente deve ser providenciado da mesma forma que o treinamento dos soldados é providenciado no exército alemão. Aqui um oficial tem o comando de 8 a 10 homens. Se no futuro um número semelhante de alunos for colocado sob a orientação de um professor, os objetivos desejados serão alcançados. A introdução em atividades mecânicas nas oficinas esplendidamente equipadas, e em atividades hortícolas e agrícolas, também constituirá um fator importante na educação futura dos jovens. Tudo será ensinado com uma variação adequada de ocupações e sem exerção excessiva, a fim de educar seres humanos harmoniosamente desenvolvidos.

A educação deve ser a mesma para ambos os sexos e deve ser dada em comum a ambos. A separação dos sexos só é justificável nos casos em que as diferenças de sexo a tornem absolutamente necessária. Nesta forma de educação, os Estados Unidos estão muito avançados em relação à Europa. Aqui, a educação foi introduzida desde a escola primária até a universidade. Não apenas a educação é fornecida gratuitamente, mas também o material escolar, incluindo as ferramentas para treinamento manual, aulas de culinária e artigos usados pelos alunos no estudo da química e da física. Muitas escolas estão equipadas com ginásios, piscinas e playgrounds. Nas escolas superiores, as meninas são treinadas em ginástica, natação, remo, corrida, etc.. – assim como os jovens homens [8].

O sistema de educação socialista alcançará resultados ainda mais altos. Corretamente regulamentado e ordenado e colocado sob controle capaz, ele continuará até a idade em que a sociedade declarar seus jovens homens e mulheres como sendo maiores de idade. Então os membros de ambos os sexos estarão totalmente preparados para desempenhar todos os deveres e gozar de todos os direitos.

Então a sociedade terá a certeza de ter educado membros capazes, plenamente desenvolvidos, seres humanos aos quais nada de humano é estranho, que estão tão familiarizados com sua própria natureza quanto com a natureza e a condição da sociedade, na qual entram imediatamente, desfrutando de plena igualdade. Assim, os excessos de nossa juventude moderna que estão aumentando diariamente, e que são um produto natural de nossas condições sociais desintegradoras, irão desaparecer. A indisciplina, a falta de autocontrole, a imoralidade e a sensualidade brutal, que caracterizam os jovens modernos em nossas instituições superiores de ensino, nossas faculdades e universidades, e que são o resultado da desmoralização e da agitação doméstica e das influências banais da vida social, não irão marcar os jovens do futuro. As más influências do sistema fabril e das moradias congestionadas, que levam os jovens a serem auto-afirmativos e desenfreados em uma idade em que os seres humanos estão na maior necessidade de educação e de serem treinados para exercer autocontrole, também desaparecerão. A sociedade futura evitará todos esses males sem ser obrigada a recorrer a medidas compulsórias. As instituições sociais e a atmosfera intelectual resultante que dominará a sociedade simplesmente tornarão impossível a existência de tais males. Na sociedade, como na natureza, as doenças e a destruição dos organismos só ocorrem onde se instalou um processo de decadência.

Ninguém negará que nosso atual sistema de educação é afetado por grandes e graves defeitos e, de fato, esses defeitos são mais marcados com as escolas e instituições superiores de ensino do que com as inferiores. Uma escola de aldeia é um modelo de saúde moral comparado com uma faculdade; uma escola de costura para meninas pobres, um modelo de moralidade comparado com uma série de internatos da moda. Não é difícil encontrar a razão para isto. Entre as classes mais altas da sociedade, todos os esforços após objetivos mais elevados foram sufocados; eles são desprovidos de ideais. Devido à falta de ideais e aspirações mais elevadas, o amor ilimitado pelo prazer e a inclinação para os excessos são disseminados, com sua conseqüente deterioração física e moral. Como podem os jovens, crescendo em tal atmosfera, ser diferentes?

Um puro gozo material da vida, levado ao extremo, é tudo o que eles vêem e sabem. Por que eles deveriam se esforçar após objetivos mais elevados quando a riqueza de seus pais faz com que todos os esforços pareçam supérfluos? A educação máxima da grande maioria dos filhos da burguesia alemã, consiste em passar no exame de um ano de serviço voluntário no exército. Quando eles atingem este objetivo, eles acreditam que absorveram todos os conhecimentos que valem a pena conhecer e se consideram como semi-deuses. Se eles obtiveram um certificado de oficial de reserva, sua presunção e arrogância não conhecem limites. A influência exercida por esta geração, cujos membros são em sua maioria fracos de caráter e conhecimento, mas fortes no serviço, caracteriza o presente período como a “idade dos oficiais de reserva”. Suas peculiaridades são: Ignorância, falta de caráter e uma disposição servil. Os homens bajulam seus superiores, e são arrogantes e brutais para com seus inferiores. A maioria das filhas das classes altas são treinadas para serem senhoras da sociedade, andar em placas de moda e bonecas bobas. Elas se apressam de um prazer a outro, até se cansarem com o tédio de suas vidas vazias e caírem vítimas de muitas doenças reais e imaginárias. Quando envelhecem, elas se tornam fanáticas religiosas, espiritualistas e curandeiras da fé, que voltam seus olhos para a maldade do mundo e pregam o ascetismo. Em relação às classes mais baixas, estão sendo feitos esforços para diminuir ainda mais seu padrão de educação. Prevalece o medo de que o proletário se torne demasiado sábio, que se canse de sua sujeição e se revolte contra seus deuses terrenos. Quanto mais ignorantes são as massas, mais facilmente elas podem ser governadas e controladas. Os grandes proprietários de terras da província de East-Elbe têm declarado repetidamente em suas reuniões: “O homem de trabalho mais estúpido é o mais bem-vindo a nós”. Um programa inteiro está contido nesta única frase.

Portanto, a sociedade atual é tão desamparada e sem objetivo no que diz respeito à questão da educação quanto em relação a todas as outras questões. A que métodos, então, ela recorre: Ela exige punição e prega a religião; ou seja, prega a submissão e o contentamento àqueles que já são muito submissos e contentes; ensina a abstinência, onde a pobreza obriga as pessoas a se absterem das próprias necessidades da vida. Os), que se rebelam brutalmente contra este estado de coisas, são colocados nos chamados “reformatórios” que são geralmente controlados por influências religiosas. Esse é o limite da sabedoria pedagógica de nossa sociedade. Os métodos perversos de educação aplicados às crianças proletárias negligenciadas e desmoralizadas se manifestam pelos freqüentes casos de abuso e maus-tratos cometidos pelos diretores, supervisores, etc., nestes “lares”(!) Aqui tem sido mostrado repetidamente como os fanáticos religiosos do mais profundo corante têm, com um prazer pervertido, maltratado crianças pobres e indefesas com brutalidade indescritível; e quantos destes horrores podem nunca se tornar conhecidos!

Notas de rodapé

1. “Um certo grau de cultura e bem-estar é uma condição externa necessária para o desenvolvimento do espírito filosófico. … Nós, portanto, descobrimos que somente tais nações começam a filosofar que alcançaram um grau considerável de bem-estar e cultura”. Tenneman, citado por Buckle. – “Os interesses materiais e intelectuais andam de mãos dadas. Um não pode existir sem o outro”. Há uma conexão entre eles como entre o corpo e a mente. Separá-los significa destruição” v. Thuenen, “O Estado Isolado”. – “A melhor vida, tanto para o indivíduo em particular quanto para o Estado em geral, é aquela em que a virtude é suficientemente dotada de bens externos, para que a participação em boas e virtuosas ações se torne possível”, Aristóteles, “Política”.

2. Eugen Richter, em suas “Falsas Doutrinas”, reitera a frase desgastada: os socialistas desejam um estado coercitivo. Ele assume que a sociedade introduziria um Estado ou uma ordem social que seria contrária aos seus próprios interesses. Mas nenhuma nova ordem social ou estado fundamentalmente diferente da anterior poderia ser criada arbitrariamente. Isso estaria em oposição a todas as leis de acordo com as quais o Estado e a sociedade se desenvolvem. O Sr. Eugen Richter e aqueles que compartilham suas opiniões podem encontrar consolo nisto: se o Socialismo realmente persegue os objetivos insensatos que lhe atribuem, ele morrerá sem nenhum esforço de sua parte. – Igualmente insustentável é a observação de Richter de que para uma condição social como a que os socialistas pretendem, os homens devem ser anjos. Para começar, não há anjos, e não precisamos de nenhum. O homem é influenciado pelas circunstâncias, mas as circunstâncias também são influenciadas pelo homem, e este último será cada vez mais o caso, à medida que os homens se familiarizam melhor com a natureza da sociedade, que eles constituem, e aplicam conscientemente suas experiências à sua organização social. Não precisamos de seres humanos diferentes, mas precisamos de seres humanos mais inteligentes e racionais do que a maioria são hoje, e para torná-los mais inteligentes e racionais, agitamos e publicamos livros como este.

3. Quando consideramos a estupidez sem limites de nossos oponentes, parece maravilhoso que ninguém ainda tenha afirmado que sob o Socialismo todos receberiam a mesma quantidade de alimentos e roupas íntimas e roupas do mesmo tamanho para coroar o sistema de “igualdade uniforme”.

4. Fourier conseguiu isso de forma brilhante, ainda que ao realizar suas idéias, ele se aproximou da utopia. Bebel, “Chas. Fourier, His Life and His Theories”, 3ª ed. Stuttgart, 1907,

5. Condorcet postula em seu plano educacional: “A educação deve ser geral, gratuita, igual para todos, física, mental, industrial e política, e deve visar a verdadeira igualdade”. Da mesma forma Rousseau em sua “Economia Política”: “Especialmente a educação deve ser pública, igual e comum, para educar seres humanos e cidadãos”. Aristóteles também exige: “Como o Estado só tem um objetivo, ele deve dar a todos os seus membros uma e a mesma educação, e o cuidado por eles deve ser um assunto público e não privado”.

6. Assim Eugen Richter em suas “Falsas Doutrinas”,

7. “Atualmente 20 distritos de Paris estabeleceram cozinhas-escola, onde as crianças recebem uma refeição ao meio-dia composta de carne e vegetais. Somente esta refeição é obrigatória, mas em vários distritos as crianças também podem obter o café da manhã e o chá da tarde”. Helene Simon – “Escola e Pão”. Hamburgo, 1907. É devido à iniciativa do Partido Trabalhista que um projeto de lei que prevê a alimentação de crianças em idade escolar na Inglaterra foi entregue a um comitê em 1906.

8. Professor Dr. Emit Hausknecht – “The American Educational System” (O Sistema Educacional Americano).

Fonte: https://www.marxists.org/archive/bebel/1879/woman-socialism/ch25.htm

Deixe uma resposta