Uma mulher chora em frente a um edifício que foi destruído por um ataque russo em Kryvyi Rih, Ucrânia, em 16 de dezembro de 2022. A guerra tem sido uma catástrofe para a Ucrânia e uma crise para o mundo, mas quase dois anos após a invasão russa, não está claro se o apoio militar dos EUA a Kiev tenha alcançado qualquer dos seus principais objectivos. | Evgeniy Maloletka/AP

Muito poucos, se é que algum, dos objectivos elevados estabelecidos pela administração Biden quando começou a despejar milhares de milhões de dólares em armas na Ucrânia após a invasão russa foram alcançados.

As sofisticadas armas dos EUA, segundo foi dito ao público, permitiriam à Ucrânia vencer a guerra, não conduziram à vitória, mas sim ao que vemos hoje: ucranianos a serem enviados em missões suicidas, numa tentativa de reforçar a sua fracassada contra-ofensiva. O número de mortos tanto de ucranianos como de russos é de centenas de milhares.

Aqui em casa, os aspectos progressistas da agenda interna de Biden estão em perigo, à medida que as dezenas de milhares de milhões de dólares gastos na guerra na Ucrânia e o resto do orçamento militar de biliões de dólares drenam fundos extremamente necessários às comunidades dos EUA.

Embora ainda existam muitas armas mortíferas previstas para a Ucrânia pelo menos até Junho próximo, o público, tanto nos EUA como nos países europeus, ouve histórias sobre a corrupção desenfreada na Ucrânia e pergunta como a ajuda está a ser gasta.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, não ajudou em nada quando disse recentemente aos repórteres norte-americanos que não poderia revelar o que o seu país faria com os 60 mil milhões de dólares adicionais agora solicitados por Biden. Os republicanos entraram directamente na porta que ele e Biden deixaram aberta para exigir “prestação de contas”, e estão a atrasar a ajuda dos EUA no momento em que a contra-ofensiva foi declarada quase morta.

O presidente russo, Vladimir Putin, visita a exposição ‘Desenvolvimento da Economia Criativa na Rússia’, em Moscou, em maio passado. Embora as empresas internacionais estejam relutantes em investir na Rússia mesmo depois da guerra, por enquanto, a economia não está em colapso como os decisores políticos dos EUA previram quando aplicaram sanções. | Vladimir Astapkovich/Sputnik via AP

Eles também exigem mudanças draconianas de direita na política dos EUA na fronteira com o México, em troca da aprovação de qualquer ajuda militar adicional à Ucrânia – algumas das quais Biden sinalizou que pode estar aberto.

Ucranianos mortos, russos mortos, fraturamento hidráulico de um extremo ao outro da América e lucros mais elevados do que nunca para as empresas de combustíveis fósseis e fabricantes de armas são os resultados da ajuda militar dos EUA à Ucrânia até agora.

O impasse na frente oriental da Ucrânia é na verdade uma história de terror pior do que qualquer um teria imaginado há quase dois anos, quando os russos invadiram pela primeira vez. As tropas ucranianas relatam que estão a ser enviadas em missões “suicidas” em Kherson, por exemplo, enquanto os seus comandantes as enviam num esforço inútil para estabelecer uma cabeça de ponte no lado do rio Dnieper controlado pela Rússia.

Sem revelar os seus nomes, dizem aos jornalistas que ucranianos mortos jazem há meses na lama ao longo das margens do rio e dizem que o governo está a mentir sobre o “progresso” que não está a ser feito.

“Passamos a noite toda na água e durante o dia vemos nossos camaradas serem mortos ao nosso redor”, disse um soldado ao New York Times essa semana. “No entanto, o governo diz que estamos fazendo progressos. Não é verdade.” Os soldados disseram aos jornalistas que estão sob constantes bombardeamentos, algo não mencionado por um governo ucraniano desesperado por mostrar vitórias onde não há nenhuma, a fim de se qualificar para mais “ajuda” americana.

Além de assegurar uma vitória militar para a Ucrânia, foi dito aos americanos que outro resultado do envio de equipamento militar dos EUA para Kiev seria a preservação da Ucrânia como uma “democracia”, posicionando-se contra a Rússia, a “autocracia imperialista”.

Deixando de lado por um momento as descrições de Putin que todos os americanos ouviram, vale a pena examinar também o que se passa na Ucrânia no que diz respeito à questão da democracia.

Na maior parte dos casos, os principais meios de comunicação social nos EUA minimizaram coisas como a proibição da maioria dos partidos políticos na Ucrânia, o encerramento de todos os jornais, excepto uma publicação governamental, a criação de apenas uma estação de notícias televisiva controlada pelo Estado, a proibição da imprensa russa língua falada por 35% da população, o cancelamento das próximas eleições, o assassinato do antigo chefe do partido socialista do país e o desaparecimento de líderes do Partido Comunista da Ucrânia.

Por vezes, porém, os ataques à democracia na Ucrânia são tão graves que mesmo o New York Times não posso ignorá-los. Esta semana, essa publicação relatou como os soldados estão a retirar pessoas das ruas em todo o país, forçando-as ao recrutamento.

Pessoas com deficiências físicas e mentais, certificadas como isentas do serviço militar obrigatório, estão a ser forçadas a entrar em carros por recrutadores do exército e levadas a locais onde são espancadas e vítimas de outros abusos até concordarem em ingressar no exército. Pessoas com deficiência também foram enviadas para a linha de frente, onde algumas morreram.

Centenas de famílias estão em tribunal a tentar impedir os ataques dos recrutadores do exército, mas advogados e activistas dizem que o governo defende as acções, usando a desculpa de que o país está sob lei marcial.

Muitas das operações de recrutamento fora de controlo foram, na verdade, organizadas com a aprovação de Zelensky, depois de este ter despedido recentemente muitos recrutadores mais velhos que não estavam a obter resultados satisfatórios. Alguns também aceitavam ou exigiam enormes subornos na ordem de milhares de dólares para conceder aos que tinham dinheiro uma isenção do serviço militar.

No início da guerra, havia mais voluntários, mas cada vez mais o público ucraniano está a ficar cansado da guerra e da privação e não quer nada mais do que a paz. Contudo, as manifestações anti-guerra são ilegais na Ucrânia, tal como o são na Rússia. Até mesmo apelar a negociações para acabar com a guerra pode levar à detenção e prisão como “traidor” na Ucrânia.

A política de Biden para melhorar as oportunidades de democracia na região envolve a colaboração dos EUA com o exacto oposto das forças pró-democracia, entre elas nacionalistas de direita e até elementos fascistas em vários países. Em particular, a Letónia e os outros Estados Bálticos, a Lituânia e a Estónia, são governados por extrema-direita nacionalistas e anti-russas.

Na Letónia, cerca de 40% do país fala russo, tendo dezenas de milhares dessas pessoas nascido na Letónia há mais de 40 ou 50 anos, quando o país fazia parte da União Soviética. O governo nacionalista de direita na Letónia tem enviado avisos a milhares destas pessoas de que devem evacuar o país até ao final deste ano.

Privados da sua cidadania, pensões e direitos, ficam sem ter para onde ir. Existem proibições de livros de história que falam sobre campos de concentração nazistas criados na Letônia e leis que exigem que os falantes de russo falem letão.

Tal como os EUA estiveram alinhados com a Ucrânia ao perseguirem os falantes de russo na Ucrânia durante tantos anos, estão agora igualmente alinhados com os países bálticos que fazem a mesma coisa. Toda a situação é particularmente trágica quando se considera que durante os dias da União Soviética e do socialismo, Russos, Ucranianos, Letões e Lituanos trabalharam em conjunto para derrotar com sucesso os Nazis que ocuparam todos os seus países.

O outro – e talvez o mais importante – resultado da política da administração Biden na Ucrânia deveria ser a utilização dessa guerra para derrotar e enfraquecer permanentemente a Rússia, sem que os militares dos EUA alguma vez tivessem de se envolver directamente na guerra.

Esse resultado projectado também fracassou, com a Rússia a mostrar hoje aquilo que o New York Times recentemente chamada de “economia de consumo robusta”.

Quando os russos invadiram a Ucrânia pela primeira vez, Zelensky instou todas as empresas ocidentais a desocuparem a Rússia. “Não deixe que eles vejam um centavo do seu negócio”, disse ele, e muitos começaram a se mudar. Além disso, os EUA impuseram o que consideraram serem sanções “paralisantes”, com Biden a gabar-se mesmo de que o êxodo de empresas norte-americanas destruiria a economia russa.

Mas nada disso aconteceu, porque aquilo com que os empresários norte-americanos não contavam era uma reação do lado russo. As grandes empresas foram nacionalizadas pelo governo russo e as mais pequenas foram forçadas a vender a preços baixos a pessoas ligadas a Putin e ao seu círculo dirigente. Isto forçou muitos que queriam partir a repensar a sua decisão; vários optaram por manter as suas operações na Rússia.

Se uma empresa quisesse sair, o governo russo impunha pesados ​​impostos sobre a fuga de capitais – algo que o governo dos EUA deveria imitar, aliás, para impedir que as grandes empresas fugissem para o estrangeiro em busca de mão-de-obra mais barata. As empresas que tentaram abandonar a Rússia perderam bem mais de 100 mil milhões de dólares em lucros, segundo estimativas do Tempos.

As empresas que queriam sair também foram forçadas a compensar os seus trabalhadores pelos salários perdidos, tornando Putin e o governo populares aos olhos dos muitos milhares de pessoas empregadas por estas empresas.

Grandes empresas como Toyota, Ikea e outras foram adquiridas pelo Estado. Os consumidores muitas vezes acabavam obtendo preços melhores com as versões estatais da Toyota e da Ikea do que quando eram de propriedade privada.

O cantor e empresário russo Timur Yunusov, mais conhecido como Timati, bebe café na recém-inaugurada cafeteria Stars Coffee, no antigo local da cafeteria Starbucks em Moscou. Yunusov, juntamente com o restaurateur russo Anton Pinskiy, compraram as lojas Starbucks após a saída da empresa da Rússia. | Dmitri Serebryakov/AP

A rede de donuts Krispy Kreme tornou-se Krunchy Dream; As lojas Starbucks foram rebatizadas de Stars Coffee. A Pepsi, supostamente retirada do mercado russo, ainda está nas prateleiras dos supermercados, já que a bebida popular agora é importada do Cazaquistão. Os moscovitas que preferem a Coca-Cola também não precisam se preocupar, pois chegam regularmente suprimentos da Polônia.

Mais uma vez, os trabalhadores de todas estas empresas mantiveram os seus empregos e não ficaram particularmente insatisfeitos por receberem mais do que antes. Putin, é claro, usou todos estes desenvolvimentos para desviar os ataques contra ele como um assassino e um autocrata. Pessoas caindo de janelas ou sendo envenenadas não foram a primeira preocupação dos cidadãos que vêem Putin como alguém que está salvando seus empregos e enfrentando seus antigos chefes corporativos e o “Ocidente”.

É verdade que as nacionalizações e as vendas forçadas tornaram as empresas internacionais muito mais relutantes em voltar a investir na Rússia, mas, independentemente de tudo isso, as sanções dos EUA promovidas por Biden falharam, pelo menos por agora, em grande parte e até saíram pela culatra.

Aqui em casa, temos de nos preocupar com o que, para nós, pode acabar por ser o maior fracasso da política de guerra dos EUA na Ucrânia e noutras partes do mundo. Se a administração Biden não mudar de rumo e avançar de forma convincente na direcção da paz, compromete não só as suas políticas internas progressistas, mas também corre o risco de abrir a porta a uma vitória dos Republicanos em 2024.

Uma vitória do MAGA, com ou sem Trump, seria um desastre para todos.

Tal como acontece com todos os artigos de opinião publicados pela People’s World, este artigo reflete as opiniões do seu autor.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

John Wojcik


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta