Fuzileiros navais dos EUA em formação a bordo do navio de assalto anfíbio USS Bonhomme Richard na costa de Sydney, em 29 de junho de 2017, durante uma cerimônia marcando o início do Talisman Saber 2017, um exercício militar conjunto bienal entre os Estados Unidos e a Austrália. | Jason Reed / AP

SYDNEY – Quando se trata de atividades militares ou acordos entre a Austrália e os Estados Unidos, o Tratado ANZUS é acenado para fornecer autorização de “maternidade” ou justificativa para tais atividades.

Mais recentemente, o pacto de segurança AUKUS entre a Austrália, o Reino Unido e os EUA foi usado para autorizar e justificar certas aquisições militares, submarinos movidos a energia nuclear em particular. No entanto, nenhum desses tratados menciona, justifica ou autoriza um reforço militar dos EUA no Território do Norte e em outros lugares da Austrália.

É o Acordo de Postura da Força EUA-Austrália (FPA), assinado em 2014 por Julie Bishop e David Johnston, respectivamente então ministro das Relações Exteriores e ministro da Defesa, para o governo australiano e por John F. Kerry e Chuck Hagel para os EUA, que fornece a base legal para a militarização abrangente da Austrália pelos EUA, especialmente do Território do Norte, estabelecendo assim a Austrália como uma base avançada dos EUA para lançar sua próxima guerra.

É um tanto surpreendente que a FPA, que entrega a soberania australiana a uma potência militar estrangeira, receba pouca atenção da mídia ou de acadêmicos e estrategistas de defesa. Mesmo o movimento pela paz na Austrália atualmente não dá à FPA a atenção que ela merece. Nada no Tratado ANZUS ou no Pacto AUKUS abriu as portas para um reforço militar estrangeiro em território australiano com a integração da Força de Defesa Australiana (ADF) em seus preparativos de guerra. Só a FPA faz isso.

Tudo começou em 2011, quando o presidente Barack Obama anunciou ao Parlamento Federal Australiano sua estratégia militar “Pivot to Asia” e seu envio de até 2.500 fuzileiros navais dos EUA por seis meses a cada ano para o Território do Norte para praticar a guerra com o ADF.

Seu anúncio foi recebido com uma ovação de pé por uma sessão conjunta do parlamento, com a então primeira-ministra Julia Gillard elogiando Obama bajuladoramente e agradecendo-o efusivamente por sua suposta generosidade. Representantes dos governos australiano e norte-americano sentaram-se e produziram o FPA, que foi assinado em 2014.

Nesse ínterim, começou o destacamento de fuzileiros navais dos Estados Unidos para a cidade de Darwin, inicialmente com 1.200 homens e aumentando a cada ano para os atuais 2.500. Após a conferência AUSMIN de 2022 entre os ministros de defesa e relações exteriores dos EUA e da Austrália, espera-se que esse número aumente ainda mais.

Mas o portão aberto pela FPA para os militares dos EUA não termina com os fuzileiros navais americanos estacionados em Darwin, como deixa claro uma revisão das cláusulas da FPA.

Artigo IV

“Instalações e áreas acordadas

“1. Com total respeito pela soberania australiana e pelas leis da Austrália, as Forças dos Estados Unidos e os Empreiteiros dos Estados Unidos devem ter acesso desimpedido e uso das Instalações e Áreas Acordadas para atividades realizadas em conexão com este Contrato.

“2. Tais atividades podem incluir: treinamento, trânsito, apoio e atividades relacionadas; reabastecimento de aeronaves; abastecimento de navios; manutenção temporária de veículos, embarcações e aeronaves; acomodação temporária de pessoal; comunicações; pré-posicionamento de equipamentos, suprimentos e materiais; desdobramento de forças e material; e outras atividades que as Partes possam acordar.

3. A Austrália concede aos Estados Unidos o controle operacional das Instalações e Áreas Acordadasou partes dele designadas de acordo com o Artigo 20(3) do SOFA, para atividades de construção e autoridade para realizar tais atividades de construção e fazer alterações e melhorias em tais Instalações e Áreas Acordadas.”

Artigo VII

“Pré-posicionamento de equipamentos, suprimentos e materiais de defesa

“1. De acordo com os mecanismos de consulta do Artigo III deste Acordo, As Forças dos Estados Unidos podem pré-posicionar e armazenar equipamentos de defesa, suprimentos e material (“material pré-posicionado”) em Instalações e Áreas Acordadas. As Forças dos Estados Unidos devem notificar, com antecedência apropriada, o ADOD [Australian Department of Defence] em relação aos tipos, quantidades e cronogramas de entrega de equipamentos, suprimentos e materiais de defesa que as Forças dos Estados Unidos pretendem pré-posicionar no território da Austrália, bem como em relação aos Empreiteiros dos Estados Unidos que farão tais entregas.

“3. O material pré-posicionado das Forças dos Estados Unidos e as Instalações e Áreas Acordadas designadas para armazenamento de tal material pré-posicionado será para uso exclusivo das Forças dos Estados Unidos, e a titularidade total de todos esses equipamentos, suprimentos e materiais permanece com os Estados Unidos. As Forças dos Estados Unidos terão controle exclusivo sobre o acesso, uso e disposição de tal material pré-posicionado e terá o direito livre de remover tal material pré-posicionado a qualquer momento do território da Austrália.

“4. Forças dos Estados Unidos e Estados Unidos Os empreiteiros devem ter acesso desimpedido às Instalações e Áreas Acordadas para todos os assuntos relacionados ao pré-posicionamento e armazenamento de equipamentos, suprimentos e material de defesa, incluindo entrega, gerenciamento, inspeção, uso, manutenção e remoção de tal material pré-posicionado. Conforme mutuamente determinado pelas Partes, aeronaves, veículos e embarcações operadas por ou para as Forças dos Estados Unidos terão acesso a portos aéreos e marítimos da Austrália e outros locais, para entrega, armazenamento e manutenção e remoção do território de Austrália do material pré-posicionado das Forças dos Estados Unidos.” (Enfase adicionada)

A autoridade de acesso fornecida aos militares dos EUA pela FPA pode ter o acordo de sucessivos governos australianos, tanto da Coalizão quanto do Trabalho, mas isso não altera o fato de que a soberania do país foi vendida. Pelo contrário, significa simplesmente que os sucessivos governos australianos comprometeram severamente essa soberania e devem ser tratados como colaboradores de um governo estrangeiro em detrimento dos melhores interesses do povo australiano.

Os termos do FPA permitem que combustível massivo, munições e instalações de armazenamento de peças sobressalentes, bem como instalações de manutenção, sejam construídas no Território do Norte exclusivamente para uso militar dos EUA. Esta construção já começou.

Por causa da FPA, a base aérea australiana em Tindal, perto de Katherine no Território do Norte, está sendo massivamente atualizada às custas dos contribuintes australianos para acomodar e apoiar aeronaves militares dos EUA, incluindo até seis bombardeiros de longo alcance com capacidade nuclear B-52 dos EUA. , cada um capaz de chegar à China sem reabastecer.

Obviamente, a FPA facilita o estacionamento de fuzileiros navais dos EUA em Darwin a cada ano e o treinamento de preparação para a guerra que eles realizam em conjunto com o ADF. Para melhor dirigir e controlar suas forças militares, os EUA estabeleceram um centro de comando regional em Darwin.

Os fuzileiros navais, a Força Aérea e a Marinha dos EUA operando dentro e da Austrália estão todos sob o comando do Comando Indo-Pacífico dos EUA, cuja região de responsabilidade inclui Austrália, Nova Zelândia, Índia, Indonésia, Japão, Coréia, China, todo o Pacífico Nações, e os outros países do Sudeste Asiático.

As forças militares dos EUA e as instalações militares na Austrália não estão sob o controle do governo australiano.

Efetivamente, o FPA permite que os militares dos EUA estabeleçam a Austrália como uma de suas bases de lançamento e apoio para uma guerra. Não são necessários segundos palpites.

Essa guerra, essas hostilidades, sem dúvida seriam dirigidas à China, que os EUA veem como uma ameaça ao seu domínio regional. A presença dessas instalações e tropas militares dos EUA em solo australiano pode muito bem trazer retaliação em tal guerra da China, cujos mísseis de longo alcance podem atingir todas as partes da Austrália.

Os alvos incluiriam Pine Gap, a instalação de Harold E. Holt Submarine Communications em North-West Cape, na Austrália Ocidental, e outras instalações estratégicas dos EUA na Austrália, fornecendo apoio crítico para tal guerra.

O envolvimento com os EUA em uma guerra contra a China seria um desastre para a Austrália, a região e o mundo.

Os interesses do povo australiano, sua paz e segurança, seriam melhor atendidos pelo governo australiano invocando o Artigo XXI, cláusula 3 do FPA, que permite que o acordo seja rescindido por qualquer uma das partes mediante aviso prévio de um ano.

A Independent and Peaceful Australia Network, em um recente comunicado à mídia, pediu o término do FPA. Serão necessárias milhares dessas chamadas para educar e despertar o público para as implicações do FPA e para gerar raiva e pressão públicas que darão ao governo australiano a ameaça eleitoral e a espinha dorsal para tomar as medidas de rescisão necessárias.

Para mais informações, visite ipan.org.au

O guardião


CONTRIBUINTE

Bevan Ramsden


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta