Imagine crescer numa casa confortável em Toronto ou Montreal e decidir cruzar o mundo para massacrar um povo há muito colonizado. É terrível que os canadianos estejam a matar palestinianos, mas poderão eles ser responsabilizados criminalmente?

|  Acusando Genocidas do Canadá |  RM on-lineA legislação do Canadá sobre jurisdição universal é fraca, mas os indivíduos podem ser perseguidos por crimes de guerra cometidos no estrangeiro.

Dezenas, possivelmente duzentos, de canadianos estão actualmente a subjugar palestinianos na Cisjordânia e a massacrá-los em Gaza. Global, National Post, Le Devoir, CBC, La Presse e CP24 relataram canadenses lutando na IOF. A Notícias Judaicas Canadenses o artigo citou o pai de um genocida em Gaza e citou o general consular de Israel em Montreal dizendo que se reúne regularmente com canadenses na IOF. Segundo a CBC, 230 canadenses estavam na IOF em 2017, enquanto em 2020 a embaixada contava com 78.

Há seis semanas, os Canadianos pela Justiça e Paz no Médio Oriente enviaram uma carta ao Ministro da Justiça, Arif Virani. Afirma: “O Canadá deve tomar medidas para desencorajar o envolvimento canadiano nas forças armadas israelitas, que acarreta o risco de cumplicidade em actividades criminosas, e garantir que qualquer pessoa envolvida na prática de crimes de guerra seja responsabilizada”. A carta aponta que o Departamento de Justiça e a RCMP operam um Programa de Crimes Contra a Humanidade e Crimes de Guerra, que deveria ser encarregado de investigar os Genocidas Canadenses.

Em Dezembro, um parlamentar francês fez um apelo semelhante ao Ministro da Justiça. “É imperativo que a França examine a culpabilidade dos seus cidadãos envolvidos tanto em Gaza como na Cisjordânia”, escreveu Thomas Portes do La France Insoumise.

Solicito, portanto, a sua intervenção, no âmbito dos seus poderes gerais de inquérito, para que os cidadãos franceses, incluindo os com dupla nacionalidade, culpados de crimes de guerra, sejam levados perante a justiça francesa.

Em vários outros países europeus há esforços para acusar os seus nacionais pela morte de palestinianos. Há dois meses, foi formado um novo grupo para “iniciar processos judiciais contra todos os soldados israelitas com dupla cidadania belga ou holandesa”. O 30 de março O Movimento apoiou a queixa de um indivíduo contra o cidadão holandês-israelense Jonathan Ben Hamou, que supostamente se envolveu em crimes de guerra e genocídio em Gaza. No mês passado eles postou imagens de Hamou em Amsterdã e exigiu que as autoridades o detivessem. O Movimento 30 de Março também apresentou uma queixa às autoridades holandesas contra Leah Rachmani. A sua queixa descreve alegações de crimes de guerra, crimes contra a humanidade e potencial genocídio.

No Reino Unido, o Centro Internacional de Justiça para os Palestinianos pediu ao governo que clarificasse a legalidade dos cidadãos britânicos que lutam na IOF, alertando que podem ser cúmplices de crimes de guerra.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da África do Sul disse que os sul-africanos correm o risco de perder a sua cidadania por servirem na IOF. Recentemente, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Naledi Pandor, disse à Agência Pan-Africana de Notícias que os sul-africanos que participem em combates com o exército israelita serão processados.

Considerando a destruição desenfreada em Gaza, é difícil imaginar que alguém que luta lá não tenha cometido crimes de guerra. A decisão provisória do Tribunal Internacional de Justiça de que é “plausível” que Israel esteja a cometer genocídio reforça as perspectivas de processar canadianos na IOF.

O primeiro passo para responsabilizar os canadenses que participam de crimes de guerra é compilar seus nomes. Philip Eden, Nir Maman, Noy Leyb, Nir Koren, Temima Silver e Michael Zenou são alguns dos genocidas canadenses. O Notícias Judaicas Canadenses mencionou bate-papos em grupo para pais de canadenses brigando. Os ativistas deveriam vasculhar as redes sociais em busca de informações sobre os canadenses na IOF e criar um banco de dados de nomes e ações.

Ao mesmo tempo, os deputados progressistas devem ser pressionados a fazer eco do apelo do CJPME para investigar os combatentes. Em um recente entrevista O deputado do NDP, Alexandre Boulerice, concordou comigo que os canadianos que lutam em Gaza deveriam ser investigados por crimes de guerra. Precisamos de advogados para instigar queixas legais.

Embora os indivíduos devam ser perseguidos por violarem o direito internacional, a rede de promoção da IOF também precisa de ser desafiada. Em 2020, foram divulgadas uma queixa legal formal e uma carta pública assinada por vários indivíduos proeminentes, apelando ao governo federal para investigar indivíduos por violarem a Lei de Alistamento Estrangeiro, induzindo os canadianos a juntarem-se às forças armadas israelitas. De acordo com a Lei,

Qualquer pessoa que, no Canadá, recrute ou de outra forma induza qualquer pessoa ou grupo de pessoas a se alistar ou a aceitar qualquer comissão ou envolvimento nas forças armadas de qualquer estado estrangeiro ou outras forças armadas que operem nesse estado é culpada de um delito.

O governo Trudeau ignorou efectivamente a carta pública e a queixa legal, apesar de terem sido publicadas na primeira página do O dever. Então o Ministro da Justiça, David Lametti, respondeu simplesmente dizendo que cabia à polícia investigar. Por sua vez, a polícia recusou-se a investigar seriamente. Em parte em resposta à relutância da polícia em levar o assunto a sério, foi lançado um caso através de um processo privado contra Sar-El Canadá, que leva canadenses a se voluntariarem em bases militares israelenses. Um Juiz de Paz concordou que as provas justificavam uma audiência, mas a Coroa intercedeu para encerrar o caso contra Sar-El. Ao não fazer cumprir as suas próprias leis, o estado é cúmplice da ajuda dos canadianos à IOF.

O número significativo de canadianos que matam palestinianos é também uma acusação a uma rede de instituições que doutrinam jovens judeus a quererem impor a ocupação e massacrar palestinianos. Várias escolas, instituições comunitárias e indivíduos ricos induzem os canadenses a aderir à IOF. Os genocidas canadenses também são celebrados por líderes comunitários e meios de comunicação. Na semana passada o Notícias Judaicas Canadenses publicou uma entrevista comemorativa com um canadense que descreve ter passado quatro meses aterrorizando os palestinos em Hebron e se preparando para entrar em Gaza.

A rede de promoção da IOF deve ser desafiada através de meios políticos e legais. Devem ser iniciados processos penais contra os canadianos que participam nos crimes de guerra de Israel.

Diga ao Ministro da Justiça Virani: Investigue os canadenses nas forças armadas israelenses!


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta