As guerras travadas e alimentadas pelos Estados Unidos no Iraque, Afeganistão, Síria, Iêmen e Paquistão após 11 de setembro de 2001 causaram pelo menos 4,5 milhões de mortes, de acordo com um relatório da Brown University.

Quase um milhão das pessoas que perderam a vida morreram em combates, enquanto cerca de 3,6 a 3,7 milhões foram mortes indiretas, devido a problemas de saúde e econômicos causados ​​pelas guerras, como doenças, desnutrição e destruição de infraestrutura.

Estas foram as conclusões de um estudo conduzido pelo projeto Cost of Wars no Watson Institute for International and Public Affairs da Brown University.

O relatório também analisou os efeitos das guerras na Líbia e na Somália, patrocinadas por Washington.

Os estudiosos estimam que, nos países estudados, ainda hoje existam 7,6 milhões de crianças menores de 5 anos que sofrem de desnutrição aguda, o que significa que elas “não estão recebendo comida suficiente, literalmente definhando até a pele e os ossos, colocando essas crianças em maior risco de morte”.

No Afeganistão e no Iêmen, isso inclui quase 50% das crianças; e, na Somália, perto de 60%.

Em um estudo separado em 2021, o projeto Cost of Wars da Brown University descobriu que as guerras pós-11 de setembro nos Estados Unidos deslocaram pelo menos 38 milhões de pessoas – mais do que qualquer conflito desde 1900, excluindo a Segunda Guerra Mundial.

Este relatório de 2021 observou que “38 milhões é uma estimativa muito conservadora. O total de deslocados pelas guerras pós-11 de setembro nos EUA poderia estar próximo de 49-60 milhões, o que rivalizaria com o deslocamento da Segunda Guerra Mundial”.

|  Milhões de deslocados pelas guerras pós-11 de setembro nos EUA |  RM Online

O estudo de maio de 2023, que estimou que as guerras pós-11 de setembro nos EUA mataram de 4,5 a 4,6 milhões de pessoas, enfatizou que um grande número de civis ainda está morrendo hoje, devido às consequências duradouras desses conflitos violentos.

Embora os militares dos EUA tenham se retirado do Afeganistão em 2021, “hoje os afegãos estão sofrendo e morrendo de causas relacionadas à guerra em taxas mais altas do que nunca”, observou o relatório.

Além do número impressionante de mortes, milhões de civis ficaram feridos e sofreram outras dificuldades incríveis devido a essas guerras.

“Por exemplo, para cada pessoa que morre de uma doença transmitida pela água porque a guerra destruiu seu acesso à água potável e instalações de tratamento de resíduos, há muitas outras que adoecem”, destacou o estudo.

O relatório de 2023 “destaca muitas consequências de longo prazo e subconhecidas da guerra para a saúde humana, enfatizando que alguns grupos, particularmente mulheres e crianças, sofrem o impacto desses impactos contínuos”.

As pessoas que vivem na pobreza e as de grupos marginalizados tiveram taxas de mortalidade mais altas e expectativa de vida menor.

O documento enfatizou como “as guerras pós-11 de setembro causaram dificuldades econômicas generalizadas para as pessoas nas zonas de guerra e como a pobreza, por sua vez, foi acompanhada por insegurança alimentar e desnutrição, que levaram a doenças e mortes, principalmente entre crianças menores de cinco anos”.

|  Figura 3 Caminhos causais para mortes indiretas nas guerras pós 11 de setembro |  RM Online

Em praticamente todas as guerras, as mortes indiretas representam a maioria das vidas perdidas. Os pesquisadores da Brown University apontaram, por exemplo,

Em áreas de conflito, as crianças têm 20 vezes mais chances de morrer de doenças diarreicas do que do próprio conflito.

Danos à infraestrutura que ocorrem durante as guerras também são muito mortais. “Hospitais, clínicas e suprimentos médicos, sistemas de água e saneamento, eletricidade, estradas e sinais de trânsito, infraestrutura para agricultura e transporte de mercadorias e muito mais são destruídos, danificados e interrompidos, com consequências duradouras para a saúde humana”, observou o relatório.

Os problemas econômicos causados ​​por essas guerras pós-11 de setembro foram devastadores.

Duas décadas de ocupação militar dos Estados Unidos e da OTAN no Afeganistão deixaram para trás uma crise econômica apocalíptica limítrofe.

Mais da metade da população do Afeganistão vive em extrema pobreza, vivendo com menos de US$ 1,90 por dia. Incríveis 95% dos afegãos não têm comida suficiente.

No Iêmen, mais de 17,4 milhões de pessoas sofrem de insegurança alimentar e 85.000 crianças menores de 5 anos provavelmente morreram de fome.

Mesmo em países onde um grande número de tropas dos EUA não foi implantado no terreno, as guerras de Washington destruíram a vida de inúmeros civis.

Os ataques de drones dos EUA no Iêmen e na Somália “impactam significativamente as fontes de subsistência das pessoas”, matando trabalhadores, destruindo fazendas e empresas e levando famílias à falência.

“Não se pode subestimar o forte impacto de tais reveses econômicos sobre as populações que dependem da terra para sua sobrevivência”, enfatizou o relatório.

As chamadas leis antiterroristas de Washington na Somália também “dificultaram os esforços de ajuda humanitária, intensificando os efeitos da fome”, observaram os pesquisadores.

Centenas de milhares de crianças morreram de fome no país da África Oriental.

Os estudos da Brown University fazem parte de um corpo crescente de estudos que documentam o número de mortos nas guerras americanas pós-11 de setembro.

Um relatório de 2015 do grupo vencedor do Prêmio Nobel Médicos Internacionais para a Prevenção da Guerra Nuclear (IPPNW) concluiu que 13 anos da chamada “Guerra ao Terror” de Washington causaram um total de 1,3 milhão de mortes, incluindo 1 milhão no Iraque, 220.000 no Afeganistão e 80.000 no Paquistão.

O IPPNW alertou que esse número de 2015 era “apenas uma estimativa conservadora. O número total de mortes nos três países mencionados acima também pode ultrapassar 2 milhões, enquanto um número abaixo de 1 milhão é extremamente improvável”.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta