O número de mortos pelas tempestades e inundações em curso na Califórnia e partes do Arizona, Nevada e Oregon aumentou para pelo menos 18 na quarta-feira. A morte mais recente foi a de uma mulher de 43 anos que se afogou depois que seu carro foi submerso em 2,5 metros de profundidade. Duas outras mortes relatadas pelo Gabinete de Serviços de Emergência do governador da Califórnia são suspeitas de estarem relacionadas à tempestade, e a contagem deve aumentar à medida que as inundações continuarem e a extensão total dos danos surgir.

Centenas de pessoas tiveram que ser resgatadas porque as estradas inundadas cortaram e ameaçaram as pessoas que viajam durante e após a temporada de férias. Milhares perderam suas casas e centenas de milhares tiveram apenas energia intermitente nas últimas duas semanas. Cerca de 4,5 milhões de pessoas permanecem sob vigilância ou alerta de inundação, contra 20 milhões na terça-feira, e os danos até agora são estimados em US$ 1 bilhão.

O sistema de tempestades começou em 26 de dezembro quando uma onda de sete chamados rios atmosféricos – faixas maciças de umidade concentrada que se formam sobre os oceanos e podem viajar milhares de quilômetros antes de despejar sua água contida sobre a terra – começaram a inundar a Costa Oeste. As inundações começaram em 31 de dezembro após a precipitação recorde em todo o estado, incluindo o segundo dia mais chuvoso já registrado em San Francisco e o dia mais chuvoso em Oakland, inundando planícies de inundação e transformando bairros inteiros em lagos.

Como acontece com todas as tempestades nos Estados Unidos, basicamente não há apoio financeiro para aqueles que precisam evacuar, incluindo os pobres, os idosos e os sem-teto. Milhões foram deixados à própria sorte, subindo em sótãos e telhados para escapar das enchentes e sobreviver da maneira que puderem.

As inundações na Califórnia são apenas um dos recentes eventos climáticos extremos que causaram mortes e destruição em massa nos Estados Unidos. Uma tempestade de inverno nos Estados Unidos de 21 a 26 de dezembro produziu nevascas em Iowa, Michigan, Minnesota, Nova York, Ohio e Wisconsin, bem como em Ontário, no Canadá. A tempestade e a onda de frio relacionada mataram pelo menos 98 pessoas, incluindo 41 em Buffalo, Nova York, que sofreu 56 polegadas de neve em cinco dias.

Além disso, espera-se que as inundações continuem. As previsões meteorológicas preveem que o desfile de rios atmosféricos que banham a Califórnia continuará até 23 de janeiro. No entanto, embora o governador da Califórnia, Gavin Newsom, e o presidente dos EUA, Joe Biden, tenham declarado emergências nas regiões mais afetadas, nenhum deles fez qualquer tentativa de evacuar aqueles que serão atingidas (ou atingidas novamente) pelas tempestades, ou fornecer ajuda financeira para aqueles que perderam suas casas e meios de subsistência. Tudo o que Newsom ofereceu até agora foi pedir aos californianos que “sejam hipervigilantes”, abrindo apenas 11 abrigos em todo o estado, com outros 20 em espera. Biden autorizou a FEMA a fornecer assistência aos esforços de controle de danos causados ​​por tempestades.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta