Na terça-feira, o cantor, ator e ativista dos direitos civis Harry Belafonte morreu aos 96 anos em Nova York. Sua vida e obra foram lembradas por líderes internacionais que destacaram seu papel histórico na luta dos povos.

“Em 25 de abril, o mundo se despediu do músico, ator e ativista social Harry Belafonte, defensor de causas justas nos Estados Unidos. A Venezuela sempre o lembrará como um grande amigo. Nossas condolências a seus amigos e parentes”, tuitou o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

“Com a dolorosa partida de Harry Belafonte, os Estados Unidos e o mundo perdem um artista e ser humano extraordinário. O povo de Cuba se despede de seu solidário e inesquecível amigo. Nossas mais profundas condolências à família e amigos”, disse o presidente cubano, Miguel Diaz-Canel.

“Ele era um amigo próximo de Fidel Castro e de Cuba… foi um grande artista e ativista estadunidense que defendeu a justiça como um verdadeiro revolucionário”, acrescentou o líder cubano.

“O secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, e todos no corpo mundial estenderam suas mais profundas condolências à família, amigos, fãs e inúmeros admiradores de Belafonte”, disse Stephane Dujarric, porta-voz de Guterres.

“Além de tocar milhões com seu charme inimitável e carisma na música, cinema e teatro, o Sr. Belafonte dedicou sua vida lutando pelos direitos humanos e contra a injustiça em todas as suas formas”, acrescentou.

Ele foi um defensor destemido dos direitos civis e uma voz poderosa na luta contra o apartheid, na luta contra a AIDS e na busca pela erradicação da pobreza.

Belafonte foi nomeada embaixadora da boa vontade do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em 1987 e, ao longo das décadas, estabeleceu novos padrões para a defesa pública em nome das crianças do mundo.

“Com dedicação implacável e generosidade sem limites, ele envolveu presidentes, parlamentares e a sociedade civil para defender a causa do UNICEF… ”Dujarric enfatizou.

Além do ativismo humanitário, Belafonte apoiou o Movimento dos Direitos Civis nas décadas de 1950 e 1960 e foi um dos confidentes de Martin Luther King Jr. Belafonte também foi um crítico de longa data da política externa dos Estados Unidos.

Na quarta-feira, o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa também expressou sua “profunda tristeza” pela morte de Belafonte, de quem lembrou por sua luta contra o sistema segregacionista do apartheid (1948-1994).

“Harry Belafonte ocupa um lugar especial no coração dos sul-africanos e de muitos ao redor do mundo por seu talento extraordinário e personalidade calorosa, mas também por sua posição contra o apartheid no auge de sua carreira internacional”, disse Ramaphosa.

“Ele foi fundamental para sustentar o boicote cultural liderado pelas Nações Unidas contra o apartheid na África do Sul… ,” ele adicionou.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.


Sobre o TeleSUR Desk

teleSUR é uma plataforma multimídia latino-americana voltada para liderar e promover a unificação dos povos do SUL*. Um espaço e uma voz para a construção de uma nova ordem comunicacional.


Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta