O Haiti está novamente nas manchetes e, como sempre, as manchetes sobre o Haiti são na sua maioria negativas. Eles também são em grande parte falsos. O Haiti, dizem-nos, está invadido pela “violência de gangues”. O Haiti é “um Estado falido”, à beira da “anarquia” e à beira do “colapso”. O Haiti, dizem-nos, só pode ser estabilizado e salvo através da invasão e ocupação militar estrangeira. Já vimos essas histórias antes. Conhecemos seu propósito. Servem para encobrir as verdadeiras origens da “crise” no Haiti, ao mesmo tempo que justificam a intervenção militar estrangeira.
intervenção e criar um ataque à soberania do Haiti.

Qual é a realidade por trás das manchetes? A realidade é que a crise no Haiti é uma crise do imperialismo. Os países que apelam à intervenção militar – os EUA, a França, o Canadá – criaram as condições que fazem com que a intervenção militar pareça necessária e inevitável. Os mesmos países que apelam à intervenção são os mesmos países que beneficiarão da intervenção, e não o povo haitiano. E durante vinte anos, os países que consideraram o Haiti um Estado falido trabalharam activamente para destruir o governo do Haiti, ao mesmo tempo que impunham um domínio colonial estrangeiro.

No Haiti, a posição da Aliança Negra para a Paz tem sido consistente e clara. Rejeitamos as manchetes sensacionalistas nos meios de comunicação ocidentais com as suas suposições racistas de que o Haiti é ingovernável e que o povo haitiano não pode governar-se a si próprio. Apoiamos os esforços do povo haitiano para afirmar a sua soberania e recuperar o seu país. Denunciamos o ataque imperialista em curso ao Haiti e exigimos a remoção dos governantes coloniais estrangeiros do Haiti. O que está acontecendo no Haiti?

  • A crise no Haiti é uma crise do imperialismo – mas o que isto significa? Significa que o fracasso da governação no Haiti não é algo interno ao Haiti, mas é o resultado do esforço concertado por parte do Ocidente para destruir o Estado haitiano e destruir a democracia popular no Haiti.
  • O Haiti está actualmente sob ocupação pelos EUA/ONU e pelo Grupo Central, uma conspiração auto-nomeada de entidades estrangeiras que governam efectivamente este país.
  • A ocupação do Haiti começou em 2004 com o golpe de estado patrocinado pelos EUA/França/Canadá contra o presidente democraticamente eleito do Haiti. O golpe de estado foi aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU. Estabeleceu uma força militar de ocupação (eufemisticamente chamada de missão de “manutenção da paz”), com a sigla MINUSTAH. Embora a missão da MINUSTAH tenha terminado oficialmente em 2017, o escritório da ONU no Haiti foi reconstituído como BIHUH. O BINUH, juntamente com o Grupo Central, continua a ter um papel poderoso nos assuntos haitianos.
  • Nos últimos quatro anos, as massas haitianas mobilizaram-se e protestaram contra um governo ilegal, a intromissão imperial, a remoção dos subsídios aos combustíveis que levou ao aumento dos custos de vida e a insegurança por parte de grupos armados financiados pela elite. No entanto, estes protestos foram reprimidos pelo governo fantoche instalado pelos EUA.
  • Desde 2021, as tentativas de controlar o Haiti por parte dos EUA intensificaram-se. Naquele ano, o presidente do Haiti, Jovenel Moïse, foi assassinado e Ariel Henry foi empossado pelos EUA e pelo Grupo Central da ONU como primeiro-ministro de facto. Na sequência do assassinato de Moïse e da posse de Henry, os EUA procuraram construir uma coligação de estados estrangeiros dispostos a enviar forças militares para ocupar o Haiti e para lidar com o problema ostensivo dos “gangues” do Haiti.
  • Os grupos armados (as chamadas “gangues”), principalmente na capital do Haiti, devem ser entendidos como forças “paramilitares”, pois são constituídos por antigos (e atuais) policiais e militares haitianos. Estas forças paramilitares são conhecidas por trabalharem para alguns membros da elite do Haiti, incluindo, dizem alguns, Ariel Henry (ex-primeiro-ministro de facto do Haiti). Deve-se notar também que o Haiti não fabrica armas; as armas e munições vêm principalmente dos EUA e da República Dominicana; e os EUA rejeitaram consistentemente os apelos a um embargo de armas.
  • Além disso, como demonstraram as organizações haitianas, foi a ocupação da ONU e do Grupo Central que permitiu a “gangsterização” do país. Quando falamos de “gangues”, temos de reconhecer que os verdadeiros e mais poderosos gangs do país são os EUA, o Grupo Central e o escritório ilegal da ONU no Haiti – todos os quais ajudaram a criar a crise actual.
  • Mais recentemente, Ariel Henry viajou para o Quénia para assinar um acordo com o primeiro-ministro queniano, William Ruto, autorizando o envio de 1.000 agentes da polícia quenianos como chefes de uma força militar multinacional cujo objectivo ostensivo era combater a violência dos gangues no Haiti. Mas a estratégia dos EUA para o Haiti parece ter entrado em colapso, uma vez que Henry não conseguiu regressar ao Haiti e há um novo desafio à constitucionalidade desse destacamento.
  • Os EUA estão agora a lutar pelo controlo, procurando forçar a demissão de Henry, ao mesmo tempo que procuram um novo fantoche para servir de figura de proa para o domínio estrangeiro do Haiti. Embora o Haiti não tenha actualmente um governo, não caiu no caos ou na anarquia. Os paramilitares, ao que parece, aguardam as suas ordens para agir, enquanto a estratégia dos EUA para o Haiti está em crise.

Por que o Haiti?

Para o BAP, as lutas históricas do povo haitiano para combater a escravatura, o colonialismo e o imperialismo têm sido cruciais para as lutas dos povos africanos em todo o mundo. Os ataques à soberania negra no Haiti são replicados nos ataques aos negros em todas as Américas. Hoje, o Haiti é importante para a viabilidade geopolítica e económica dos EUA. O Haiti ocupa um local chave nas Caraíbas para a estratégia militar e de segurança dos EUA na região, especialmente à luz do próximo confronto dos EUA com a China e no contexto da implementação estratégica da Lei das Fragilidades Globais. A importância económica do Haiti deriva daquilo que as empresas ocidentais consideram ser um vasto conjunto de mão-de-obra barata e das suas terras e riquezas minerais inexploradas.

Posição do BAP sobre a situação atual no Haiti

  • O BAP, tal como acontece com muitas organizações haitianas e outras, tem argumentado consistentemente contra uma renovada intervenção militar estrangeira.
  • Exigimos persistentemente o fim da ocupação estrangeira do Haiti. Isto inclui a dissolução do Grupo Central, o escritório da ONU no Haiti (BINHU), e o fim da intromissão constante dos EUA, juntamente com os seus parceiros juniores, a CARICOM, e o Lula do Brasil.
  • Denunciamos os governos da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) (com exceção da Venezuela e de Cuba), por apoiarem os planos dos EUA de intervenção armada no Haiti e a negação da soberania haitiana.
  • Denunciamos os líderes da CARICOM, e especialmente a Primeira-Ministra de Barbados, Mia Mottley, por não só apoiarem a intervenção armada planeada pelos EUA no Haiti e oferecerem a sua polícia e soldados para a missão, mas também por seguirem os ditames dos EUA e do Grupo Central sobre o caminho a seguir no Haiti . As soluções do Haiti devem partir do povo haitiano através de um amplo consenso. Os líderes da CARICOM não podem afirmar que estão a ajudar o Haiti quando agem como fantoches neocoloniais dos EUA e do Grupo Central.
  • Denunciamos o papel do presidente brasileiro, Luiz Inácio “Lula” da Silva, não só por continuar o papel do Brasil no Grupo Central, mas também por liderar a acusação, juntamente com o criminoso governo dos EUA, pela invasão militar armada estrangeira do Haiti. Lembramos a todos que foi o governo Lula que liderou a ala militar da violenta ocupação do Haiti pela ONU em 2004. Os soldados brasileiros lideraram a missão por 13 anos (até 2017).
  • Em solidariedade com os grupos haitianos, denunciámos a invasão e ocupação armada estrangeira do Haiti, aprovada pela ONU, financiada pelos EUA e liderada pelo Quénia. Estamos convencidos de que uma intervenção armada estrangeira liderada pelos EUA/ONU no Haiti não é apenas ilegítima, mas também ilegal. Apoiamos o povo haitiano e as organizações da sociedade civil que têm sido consistentes na sua oposição à intervenção militar armada estrangeira – e que argumentam que os problemas do Haiti são um resultado direto da intromissão persistente e de longo prazo dos Estados Unidos, das Nações Unidas e o Grupo Central.
  • Exigimos que os EUA sejam responsabilizados por inundar o Haiti com armas de nível militar. Exigimos que os EUA apliquem o embargo de armas declarado pela ONU contra a elite haitiana e norte-americana que importa armas para o país.
  • Continuaremos a apoiar os nossos camaradas enquanto eles lutam por um Haiti livre e soberano.

Viva o Haiti!




Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.








Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta