O presidente Joe Biden discursa na 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, terça-feira, 19 de setembro de 2023. | Susan Walsh/AP

NOVA IORQUE – A Assembleia Geral das Nações Unidas foi inaugurada na terça-feira com a esperança de poder aproximar o mundo do fim da guerra e da construção da sustentabilidade necessária para diminuir os perigos do aquecimento global.

A 78ª reunião da Assembleia Geral tem como pano de fundo uma guerra em curso na Ucrânia, novas crises políticas na África Ocidental e na América Latina, uma persistente pandemia de coronavírus, instabilidade económica, aumento da desigualdade e novos desastres naturais sob a forma de terramotos devastadores. , inundações e incêndios.

A reunião de líderes mundiais também ocorre num momento em que os países do chamado “Sul Global” mostram resistência aberta ao comportamento dominador não apenas dos Estados Unidos, mas de todas as antigas potências coloniais. Muitos dos representantes de países que ficaram de braços cruzados durante o discurso do Presidente Joe Biden fizeram-no porque estão determinados a livrar-se das intermináveis ​​sanções económicas enviadas tanto pelos EUA como pelos seus antigos governantes coloniais.

Para muitos países, não é fácil aplaudir o líder de um governo que tem um historial de sanções económicas ou de intervenção militar quando não gostou ou não gosta do que está a acontecer noutro país.

Fortemente refletida na sessão de abertura da Assembleia Geral e nas reuniões realizadas paralelamente está a atitude positiva das nações em desenvolvimento em relação ao grupo de países BRICS, que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A atractividade da alternativa dos BRICS ao domínio dos EUA na economia mundial reflecte-se também na recente inclusão nesse bloco do Irão, da Arábia Saudita, do Egipto, da Argentina, dos Emirados Árabes Unidos e da Etiópia.

Independentemente das opiniões relativas aos governos de alguns desses países, é claro que o crescimento dos BRICS está a abalar os Estados Unidos, a UE e todos os países sob a sua influência. Se esses países tivessem seguido políticas económicas e políticas democráticas e progressistas em vez de políticas imperialistas – aplicando sanções e ameaçando intervenção militar ao longo do caminho – não seriam confrontados com as ondas de choque que os atingem agora.

Numa reunião de líderes de 134 países em desenvolvimento em Havana no fim de semana passado, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel declarou que está agora nas mãos dessas nações “mudar as regras do jogo”. O representante da China, Li Xi, declarou: “A China sempre fará parte da família dos países em desenvolvimento e será membro do Sul Global”.

É triste que, quando Biden falou, não tenha oferecido nada que reconhecesse ou lutasse com as novas realidades refletidas em todo o mundo.

Sobre a guerra na Ucrânia, nunca mencionou quaisquer esforços para alcançar a paz. Isso inclui planos de paz apresentados pela China, Brasil e África do Sul e outros que incluem apelos a um cessar-fogo e negociações. Em vez disso, insistiu que apenas a derrota total da Rússia e a retirada completa devem acontecer antes que alguém possa falar de paz. Ficou claro no discurso de Biden que um cessar-fogo e negociações são algo a que os EUA continuam a se opor.

A actual política dos EUA, tal como enunciada por Biden, equivale a mais guerra, mais armas para colocar lenha na fogueira e a aumentar o perigo de uma guerra mundial mais ampla. Qualquer um que discorde deve aceitar sanções punitivas dos EUA. Os países europeus devem aumentar a quantidade de armas que enviam para a Ucrânia. Também não fez qualquer menção à necessidade de reduzir os orçamentos militares do mundo, um pré-requisito para conseguir dinheiro para financiar a luta contra o aquecimento global.

Para piorar a situação, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, foi à televisão em todo o mundo na manhã de quarta-feira, apoiando a fórmula de Biden para a continuação da guerra e acrescentando: “Temos de derrotar Putin porque uma vitória para ele será uma vitória para a China”. Ele admitiu que a OTAN considera a China um “inimigo”.

Assim, os países com os quais os EUA devem cooperar para salvar o planeta, tanto a Rússia como a China, são inimigos que devem ser derrotados, fazendo com que toda a conversa sobre o combate ao aquecimento global seja apenas isso – conversa. Não faz sentido discutir tratados climáticos ou paz com pessoas que são declaradas “inimigas”.

Felizmente, vozes diferentes das de Biden e Stoltenberg ficaram evidentes na terça-feira na ONU.

Uma delas foi a voz do presidente do Brasil. Depois de ser eleito, Lula prometeu restabelecer o Brasil como líder global em meio ambiente e reforçar a proteção da floresta amazônica após anos de desmatamento.

Líder global: O presidente brasileiro Lula da Silva fala sobre aquecimento global, paz, desigualdade e muito mais na Assembleia Geral da ONU em Nova York. | PA

As observações de Lula enquadram-se na forma como o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, descreveu a Assembleia Geral da ONU. Ele descreveu-o como “um momento único todos os anos para líderes de todos os cantos do globo não só avaliarem o estado do mundo, mas também agirem em prol do bem comum.

“E ação é o que o mundo precisa agora.”

Foi Lula, e não Biden, quem parece acreditar na palavra do chefe da ONU.

Durante as viagens de Lula, ele pressionou por uma governança global que desse maior ênfase ao Sul Global e defendeu a diminuição do domínio do dólar no comércio. Ele deixou claro que o Brasil não tem intenção de se alinhar automaticamente atrás dos Estados Unidos, embora os EUA sejam um grande parceiro comercial do Brasil.

Lula também se recusou a juntar-se a Washington e à Europa Ocidental no apoio à guerra sem fim na Ucrânia, apelando, em vez disso, a um clube de nações para mediar as negociações de paz. O desacordo de Lula com Biden também ficou evidente na terça-feira, quando ele denunciou a política de Washington em relação a Cuba, incluindo o bloqueio, as sanções e a inclusão de Cuba na lista de estados patrocinadores do terrorismo.

O tema principal do discurso de Lula, no entanto, foi o combate à desigualdade económica, particularmente no que diz respeito às alterações climáticas. Ele apelou às nações ricas para que finalmente cumpram a promessa de contribuir com 100 mil milhões de dólares para o mundo em desenvolvimento.

Com seu discurso, Lula se apresentou como um líder do Sul Global em particular e do mundo em geral. Ele abordou seriamente o aquecimento global, a desigualdade económica, a democracia e a guerra na Ucrânia, e apresentou abordagens razoáveis ​​para resolver todos esses problemas.

É lamentável, para os EUA e para o mundo, que o discurso de Biden na Assembleia Geral da ONU não tenha atingido o nível de Lula.

Tal como acontece com todos os artigos de opinião publicados pela People’s World, este artigo reflete as opiniões de seu autor.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!

CONTRIBUINTE

John Wojcik