Blockchain

Esta é a primeira parte de uma série de 3 partes para ajudar a explicar os conceitos básicos da cadeia de blocos.

“Você vai mesmo tentar dizer que Bitcoin vai nos levar ao socialismo? Uau, você precisa ler mais teoria sobre esse único botão. Isso não ajuda a atingir nenhum de nossos objetivos e os chuds libertários de direita adoram isso, então não há como ser uma coisa boa”. – A resposta a isto, a partir de meu interior Leftist™

Blockchain tornou-se uma palavra-chave corporativa sinônimo de outros como “growth hacking”, “sinergia” ou “disruptor”. Na verdade, muitas das coisas que você já deve ter ouvido falar sobre bitcoin, cryptocurrencies, e blockchain são provavelmente verdadeiras. O espaço pode parecer dominado por libertários de direita, anarco-capitalistas, e cripto-fascistas (trocadilho pretendido). Eles geralmente têm algumas visões bastante horríveis sobre economia, sociedade atual, e uma visão horripilante de como deve ser o futuro. Pessoas com este tipo de visão certamente não são verdadeiros camaradas em qualquer luta para expandir a democracia no local de trabalho e aproveitar os meios de produção para a classe trabalhadora.

No entanto, ainda vou tentar convencê-lo do impossível: essa cadeia de bloqueio tem realmente algum potencial para algumas coisas muito boas. Preciso que você primeiro tente limpar sua cabeça de todas as suas percepções atuais sobre o bitcoin, as moedas criptográficas e a cadeia de bloqueios. Eu prometo que não vou tentar vender a próxima grande moeda criptográfica para jogar todo o seu dinheiro fora e não vou dar nenhum conselho de investimento. A razão pela qual estou pedindo isto é porque vou lhe dar um argumento de boa fé a partir de uma perspectiva Leftist™ sobre como esta tecnologia pode realmente ser uma coisa boa e merece mais de nossa atenção e uma visão mais matizada do que o que é o mainstream entre os socialistas a partir do que eu vi.

Nesta série de 3 partes tentarei dar o meu melhor para introduzir os conceitos de alto nível da tecnologia e o que ela pode significar para o futuro. Como a maioria das tecnologias, o uso atual da cadeia de bloqueio reflete a estrutura existente para organizar nossas relações socioeconômicas (ou seja, o capitalismo). Portanto, é largamente utilizado pelos capitalistas para produzir uma versão ainda pior do mundo infernal em que vivemos atualmente, mas a cadeia de bloqueios não tem que reforçar ainda mais a exploração inerente ao capitalismo se colocarmos nossos esforços nela.

À medida que o blog progride, tentarei responder perguntas como:

  • As moedas criptográficas são compatíveis com o socialismo ou apenas um brinquedo de investimento burguês?
  • Existem casos de uso anti-capitalista com Blockchain?
  • E o desperdício de energia utilizada para manter as redes de moedas criptográficas?
  • Libra do Facebook: Todos saudam nossos senhores corporativos?
  • O que os outros esquerdistas pensam sobre a Blockchain?
  • O Estado não irá simplesmente Destruir a Corrente de Bloqueio?
Muito bem, agora é hora de descer e sujar. Não vou aborrecê-lo com os detalhes super técnicos do que é a cadeia de bloqueio, mas vou tentar apontar as peças que são mais relevantes para um Leftist™ como você. Portanto, vamos começar com o quadro geral.

Redes Tradicionais vs. P2P

Quando os técnicos da nerdy estão tentando projetar sua infra-estrutura de TI, seja para o compartilhamento interno de informações de uma grande empresa, um novo produto “perturbador” de uma empresa ou apenas algo que eles estão fazendo por diversão, eles precisam decidir como será a arquitetura geral.
Tradicionalmente, a infra-estrutura de TI se parece com a imagem abaixo. No centro, temos um servidor central que contém todas as informações ou recursos que o dispositivo conectado à Internet ou Cliente de alguém pode solicitar. Isto é chamado de modelo Cliente/Servidor.
Modelo centralizado

Servidores Centrais são os “Criadores de Emprego” do mundo da TI

A maioria das aplicações que você provavelmente utiliza regularmente enquanto interage com a Internet utiliza este modelo. Por exemplo, quando você está twittando aquele vídeo hilariante lançado pela MeansTV ou navegando pelo fogo do lixo que é r/therightcantmeme, seu dispositivo está se comunicando com o Twitter ou com o Servidor Reddit para mostrar o conteúdo feito por outros usuários ou para dizer-lhe que publique seu post.
Como você provavelmente pode dizer, há algumas desvantagens para um Modelo Cliente/Servidor em uma economia capitalista. Imagine que você é uma grande corporação tecnológica que possui os servidores que fornecem dados aos clientes (ou seja, usuários como você) e você está percebendo que as informações que você não gosta são compartilhadas. Como você, a corporação, é o proprietário dos dados desse servidor, você pode facilmente censurar o que é compartilhado entre os clientes e o que não é. Do ponto de vista técnico, há desvantagens neste sistema porque há uma entidade que contém todos os dados para que os maus atores possam tirar proveito deste único ponto de falha para tomar o que quer que esteja sendo armazenado nele. Além disso, talvez você, como corporação, possa ganhar dinheiro compartilhando os dados criados por seus usuários sem seus conhecimentos, dando aos maus atores uma forma semi-legal de entender as redes sociais para criar melhores campanhas de desinformação durante as eleições políticas.
Alternativamente, outro tipo de arquitetura que alguém pode escolher para implementar é uma Rede P2P (Peer-to-Peer). Em uma Rede P2P, os pares (geralmente um computador) reúnem seus recursos como poder de processamento, ou espaço de memória, e a tornam diretamente disponível para outros pares e participantes da rede sem a necessidade de coordenação a partir de um servidor central. Imagine se todos os clientes se unissem para compartilhar democraticamente seus recursos entre si em vez de depender de servidores para fornecer dados e recursos e derrubar o bourg… quero dizer, servidores. Isso é uma rede P2P.
Modelo P2P

Sem Deuses. Sem Mestres.

Há uma boa chance de que, se você já usou uma torrente para baixar algo como música, filmes ou livros, então você provavelmente tirou vantagem de uma rede P2P. As Redes P2P se popularizaram em 1999, quando Napster entrou em cena para fornecer MP3s gratuitos aos fãs de música em todo o mundo através do compartilhamento de arquivos. Seu sistema de compartilhamento de arquivos baseado em P2P foi tomado e ligeiramente ajustado por uma série de novos participantes como Gnutella, LimeWire, Frostwire, BitTorrent, e muitos outros. Antes que as autoridades, empurradas por grandes empresas de mídia, rachassem estas redes P2P, não era muito difícil baixar cada álbum do Radiohead com qualidade decente para que você pudesse ficar triste de graça. O que também é muito legal sobre as Redes P2P é que elas formam a base das redes de cadeias de bloqueio como bitcoin.

Pirataria é Praxis

Por que Bitcoin é tão interessante de qualquer maneira?

Desde o início da Internet, os cypherpunks em todos os lugares defenderam o forte uso de tecnologias de criptografia e privacidade para promover mudanças sociais e políticas. Embora sua ideologia tivesse suas falhas (como o uso de padrões de criptografia que dificultavam a experiência do usuário comum de computador), eles levantam alguns bons pontos e questões que precisam ser respondidas em torno da proteção de dados e privacidade.
Uma das questões interessantes levantadas foi, se com a infra-estrutura pública da Internet podemos agora compartilhar ideias em todo o mundo através de meios digitais, podemos também criar um sistema monetário que seja completamente administrado pela Internet sem nenhuma autoridade central para governá-la? Então, para lhe dar algum contexto, caso não pareça profundo, quando você compartilha algo na internet, você não está literalmente dando a eles o mesmo que você está vendo em sua tela. Quando você pressiona o envio desse e-mail para Karen no RH, a aplicação de e-mail de Karen está recebendo uma cópia desse e-mail que você enviou explicando como Todd em Finanças continua comendo bem alto em sua mesa. Agora tanto você como Karen têm uma cópia dessa confusão. Comparado a uma carta onde você realmente tem que escrever em um pedaço de papel físico sobre como a bagunça de Todd está fedendo em seu andar do escritório e garantir que esse mesmo pedaço de papel seja enviado à Karen para que ela possa então encaminhá-lo à seção 4.20 do manual do funcionário sobre “resolução de conflitos no local de trabalho”.

Como você pode imaginar, a limitação da Internet de apenas poder enviar uma cópia da informação torna difícil utilizá-la como infra-estrutura para um sistema monetário global sem uma autoridade central. Se eu tentar enviar um dólar por e-mail, tudo o que eu fiz foi criar outro dólar, então agora são dois dólares. Se acrescentarmos uma autoridade central para dizer que apenas o segundo dólar tem valor e o primeiro não, esta autoridade teria agora o poder de censurar partes específicas para seu próprio ganho. Outro problema com a criação de um banco de dados tradicional Cliente/Servidor que mantém o controle do dinheiro é como todos vão confiar na entidade proprietária do banco de dados para não manipulá-lo. Seria surpreendente descobrir que o chefe deste banco de dados tem misteriosamente mais $1 milhão de dólares em sua conta? Como a autoridade seria capaz de nos assegurar que um mau ator não pode invadir o sistema para fazer o mesmo por si mesmo?
Se você adivinhasse usando uma rede P2P em vez de um modelo tradicional Cliente/Servidor, então você estaria correto! Assim, em 2008, um grupo de desenvolvedores liderados por uma misteriosa conta chamada Satoshi Nakamoto lançou o Bitcoin Whitepaper em um fórum de criptografia online que descrevia um Sistema de Pagamento Peer-to-Peer que estava livre de qualquer supervisão de uma autoridade central e executado completamente pelos nós da rede. Mencionei isto durante o auge da Grande Recessão onde os banqueiros escaparam causando uma imensa quantidade de violência econômica contra a população sem nenhuma repercussão e dinheiro grátis porque eles eram grandes demais para falhar? Os nerds enlouqueceram.

Bitcoin Genesis Block Raw Data – Podemos não saber quem era Satoshi, mas eu aposto que ele não gostava que os grandes bancos recebessem resgates como a maioria das pessoas normais.

Uma vez implantado no início de 2009, o bitcoin mostrou que nós especializados chamados mineiros em uma rede P2P podiam cada um acompanhar o livro razão que detalhava a quantidade de dinheiro (bitcoin) que todos os outros tinham sem precisar de algum “gubmint” ou empresa para fazer isso por eles. Usando computadores domésticos, foi criada uma nova maneira de transacionar “valor”. Ao fazer computadores e hardwares especiais exercerem energia computacional para resolver problemas complexos de matemática para adicionar transações e ganhar uma recompensa, a espinha dorsal da cadeia de bloqueio, os nerds provaram que podíamos automatizar a função de todo um sistema monetário. A arquitetura aberta desta rede P2P também permitiu que a pessoa comum mantivesse o controle de sua própria cópia do livro-razão e garantisse que todos os mineiros e blocos de transações estivessem seguindo as regras pré-determinadas da rede bitcoin. Também por alguma razão desconhecida, nosso amigo Satoshi Nakamoto desapareceu rapidamente, para nunca mais ser ouvido e seus posts na internet se tornaram textos sagrados para os superfãs do bitcoin.
Como as empresas fizeram com a Napster após seu lançamento, as pessoas começaram a fazer variações diferentes das moedas criptográficas “bitcoin-mas-diferentes” a fim de tentar fazer versões melhoradas da mesma. A maioria delas não pegou muito porque COMO VOCÊ OUVE PERGUNTAR O GÊNIO DE SATOSHI NAKAMOTO O NOSSO SENHOR E SAVIOR?! No entanto, um sucessor notável, Ethereum, se revelou bastante grande para descobrir um truque limpo chamado contratos inteligentes.

Contratos inteligentes

Agora que estabelecemos que é possível criar uma infra-estrutura P2P para enviar valor (moeda criptográfica) para pessoas em todo o mundo sem precisar de uma autoridade central usando a cadeia de bloqueio, temos as condições materiais para programar moedas criptográficas para se mover de um lugar para outro com base em critérios pré-determinados. Para demonstrar, vamos olhar para uma situação e como você tem que responder a ela hoje versus se vivêssemos em Blockchain World™.

O esboço básico de um contrato, exceto suas condições, está enraizado em código informático.

Digamos que você comprou um vôo de volta para sua cidade natal com seguro e uma semana antes de seu vôo ele é cancelado. No mundo em que vivemos hoje, como parte da apólice da companhia aérea você pode ter que ligar para o atendimento ao cliente deles e solicitar um reembolso, mesmo que não seja sua culpa o vôo ter sido cancelado. Em Blockchain World™ você poderia celebrar um contrato de seguro na forma de um contrato inteligente com a compra de seu vôo que seria programado de forma que SE seu vôo fosse cancelado ENTÃO você receberia automaticamente um reembolso sem levantar um dedo, porque é assim que deve ser.
Agora, poderia ser argumentado que uma companhia aérea ainda pode automatizar este processo dentro de seus próprios sistemas centralizados. Entretanto, a questão aqui não é a automação em si, mas a imutabilidade do contrato que foi acordado entre o comprador e as empresas aéreas. No exemplo da Blockchain World™, o comprador não precisa confiar na United Airlines para que ela lhes pague de volta. No Código do Contrato, o comprador pode ver muito claramente os insumos necessários para que o contrato possa enviar dinheiro. O contrato não pode ser interpretado por um sistema judicial pago porque o contrato inteligente não é de propriedade de uma única pessoa, ele é de propriedade da rede. O contrato inteligente é essencialmente uma interação sem confiança entre as partes que pode dar certas proteções a seus participantes. Isto tem o potencial de limitar grandemente o poder de exploração que a burguesia tem sobre a classe trabalhadora.
Nesta situação e muitos como ela, a cadeia de bloqueio é capaz de fazer uma interação mais transparente entre as partes, especialmente se houver uma grande lacuna de poder. É claro que este é um exemplo muito simples para facilitar a compreensão, mas com esta característica fundamental, podemos então criar Contratos Inteligentes mais complexos que se aplicam a situações mais significativas. À primeira vista, isto pode não parecer especialmente útil, mas na próxima seção entrarei em mais detalhes que mostram como exatamente os Contratos Inteligentes e a cadeia de bloqueio em geral poderiam ser cooptados para as causas Leftist™.
A fim de primeiro entender o que a cadeia de bloqueio pode dar à Esquerda, vamos definir o que a Esquerda deseja alcançar amplamente. Poderíamos reduzi-lo a “Apreender os meios de produção para o proletariado” ou “Comunismo Espacial Gay de Luxo Totalmente Automatizado”, mas sejamos mais específicos. Estes objetivos podem ser divididos em curto, médio e longo prazo.
Curto prazo: Enfraquecer as instituições capitalistas enquanto se cultiva um ecossistema econômico que oferece um modo alternativo de produção baseado na solidariedade da classe trabalhadora. (Lutar também contra o fascismo crescente e prevenir as Catástrofes Climáticas).
Médio prazo: Fim do Capitalismo como principal modo de produção na economia global e instituir uma economia de propriedade democrática a partir do crescente modo alternativo de produção, ou Socialismo
Longo prazo: Criar uma sociedade sem classes, sem Estado e abundante, ou comunismo
É o melhor tipo de comunismo

Então, como o bloqueio pode ajudar a atingir esses objetivos? Bem, primeiro vamos ver como outras Redes P2P têm ajudado. Lembram-se na Parte 2 quando olhamos para programas de compartilhamento de arquivos P2P como o Napster e como tornou muito fácil para as pessoas baixarem músicas de graça? Mesmo que programas como o Napster tenham sido fechados ou mudado suas estratégias comerciais após longas batalhas legais, isso teve um efeito profundo na indústria musical, para desgosto das gravadoras.
Se você der uma olhada no gráfico abaixo, verá que dos anos 80 até cerca de 1999, quando Napster foi lançado, a indústria musical estava crescendo em receita total a um ritmo constante. Então você vê as receitas entrarem em queda livre após o lançamento do Napster. “O mercado” tentou responder com a iTunes Store para convencer as pessoas a comprar músicas a $0,99 por pop em vez de baixar músicas grátis de um programa de compartilhamento de arquivos. Como você pode perceber pelo gráfico, não funcionou, e hoje as receitas para a indústria da música ainda são metade do pico de 1999. O que impediu a indústria da música de chegar a zero foi a tentativa capitalista de sintetizar a oferta de serviços de compartilhamento de arquivos P2P de música ilimitada na ponta dos dedos com capital de risco pago por UX designers e um modelo de negócio. Hoje, a indústria musical depende muito dos serviços de streaming de música como o Spotify, que oferece streaming gratuito com anúncios ou sem anúncios para uma assinatura mensal sem temer que você seja cobrado por um tribunal para pagar $220.000 por baixar 24 músicas ilegalmente.

Quem ganharia? Toda a indústria musical ou um bando de bois de compartilhamento de arquivos?

A P2P Networks conseguiu reduzir a receita anual da indústria musical em US$ 10 bilhões. Isso é um sério ~degrescimento~ e ~disrupção~. Agora a indústria da música não é a indústria mais exploradora do planeta e os músicos deveriam ser pagos justamente por seu trabalho. Entretanto, lembra-se do objetivo a curto prazo de enfraquecer o capitalismo? Alguns programas P2P foram capazes de mudar completamente o modelo de negócios da indústria musical no decorrer de uma década para fazer com que as gravadoras parasíticas ganhassem muito menos dinheiro. Eu diria que isso é uma pequena vitória.
Agora imagine se pudéssemos fazer a mesma coisa, exceto para indústrias muito grandes e exploradoras, como as finanças? Minha boca está regando só de pensar nisso.

Estruturas de duplo poder

Há uma guerra econômica contínua entre o modo de produção capitalista e uma alternativa inclusiva e democrática. Há uma estrutura de poder capitalista na qual as instituições do capitalismo exercem seu poder para alcançar seus objetivos de obtenção de lucro. Há também a estrutura de poder estatal na qual as instituições estatais exercem o poder com base em quem tem controle sobre ele, com base em funcionários eleitos e não eleitos. De modo geral, a classe capitalista tem significativamente mais influência sobre o Estado do que o resto de nós. Assumir o controle das instituições do Estado é uma forma de tentar criar uma alternativa, mas e se, em vez disso, criarmos nossa própria alternativa baseada em princípios sociais? Felizmente para nós, algumas pessoas já a iniciaram!
A economia social é representada pela atividade econômica baseada em princípios como:
  • Mutualismo
  • Ação Direta
  • Cooperativas e outros tipos de empresas de propriedade dos trabalhadores
  • Solidariedade
Essencialmente pessoas acima dos lucros. É claro que isto não é um socialismo “real”, mas precisamos pensar mais. O capitalismo não saiu do feudalismo em um instante de compreensão de que dar uma grande parte de sua colheita a seu senhor para alimentar a Monarquia ordenada por Deus foi na verdade uma idéia tola. Ela veio como uma transição gradual ao longo do tempo, depois que as condições materiais para que ela se tornasse um modo proeminente de produção foram alcançadas. Hoje chamaríamos o mini-capitalismo durante o feudalismo com o capitalismo criado, o mercantilismo. Podemos ver a economia social como essencialmente “mini-Socialismo”.
Sem surpresas, um grande problema que a economia social enfrenta é o acesso ao capital. Sob os pressupostos capitalistas, a solidariedade é muito raramente lucrativa. Uma razão por trás disso é que a moeda fiduciária (dinheiro normal) é controlada por instituições capitalistas e estatais e a usa como uma trela sobre a classe trabalhadora para forçá-la à escravidão assalariada. Se eles facilitassem para você ganhar dinheiro, você não precisaria entrar no mercado de trabalho e conseguir um emprego em uma empresa de propriedade do Sr. Burns do The Simpsons com baixos salários e poucos benefícios para sobreviver.

Os bilionários não deveriam existir

Não devemos encarar o Capital como apenas dinheiro fictício para que possamos comprar merda que pensamos que precisamos. O capital é mais amplo do que isso. É qualquer coisa que possa aumentar o poder de realizar um trabalho economicamente útil, do qual o capital financeiro tem uma influência muito forte sob a atual rendição do capitalismo. Enquanto de um lado podemos continuar todos os esforços para aumentar o acesso ao capital para a economia social, de outro podemos começar a construir uma infra-estrutura alternativa para financiar projetos e recompensar a mão-de-obra através da moeda criptográfica. Eu posso ouvir as objeções de alguns já J
Deixe-me ser mais claro, meu argumento não é para que todos passem a usar bitcoin para pagar por tudo, longe disso. O que estou dizendo é que há uma guerra de classes acontecendo e à medida que a consciência de classe aumenta na classe trabalhadora, a classe capitalista se sentirá mais e mais ameaçada. Não está fora do âmbito das possibilidades que o Estado e as instituições capitalistas tornem ainda mais difícil para os socialistas o acesso a várias formas de capital, incluindo o capital “fiat”. Tendo isto em mente, precisamos ter uma estratégia resiliente a este tipo de ataque. Isso significa que quando isso acontece, é necessário que haja um ecossistema que já exista usando uma moeda digital que não possa ser adulterada pelo Estado ou pelos capitalistas. Um dia, instituições financeiras como bancos e PayPal poderiam dizer não à prestação de serviços a todos os conteúdos de esquerda e a Chapo Trap House não teria acesso a seus mais de 100.000 dólares por mês em Patreon.
Eu não sou o primeiro esquerdista a dizer isto. Enric Duran é um ativista anticapitalista catalão que tirou centenas de milhares de dólares em empréstimos de bancos espanhóis que ele nunca pagou para construir o FairCoin e o ecossistema ao seu redor. FairCoin é uma moeda criptográfica originalmente baseada no Bitcoin que eles mudaram para usar muito pouca energia como transferência de valor dentro do ecossistema FairCoop.

Deus abençoe Enric Duran

A Organização Autônoma Descentralizada (DAO)

Na Parte 2 discutimos um pouco sobre contratos inteligentes, que são contratos escritos em uma cadeia de bloqueio em código de computador. Ele pode tomar muitos tipos de ações com base em alguns critérios pré-definidos. Isto é interessante para a esquerda por causa da imutabilidade da cadeia de bloqueio e pode oferecer interações sem confiança entre as partes que podem dar certas proteções a seus participantes. Se levarmos este conceito um passo adiante, vemos que agora não é muito difícil dizer que é possível criar estruturas organizacionais inteiras na cadeia de bloqueios que não são de propriedade de uma única pessoa ou entidade. Ou em linguagem socialista, ele cria uma avenida para codificar organizações onde os trabalhadores possuem os meios de produção removendo os intermediários capitalistas.
As Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs) são geralmente uma ou um conjunto de contratos inteligentes em uma cadeia de bloqueios que interagem entre si para representar uma organização. Essa organização poderia ser uma empresa, uma cooperativa, um partido político, um fundo social ou apenas um grupo de amigos, não há realmente um limite claro para o tipo de colaboração P2P que poderia ser feita com uma linguagem Turing-completa. O que torna os DAOs especiais especialmente para os socialistas é que podemos criar uma organização com princípios esquerdistas codificados baseados na inclusão e na democracia.

Exemplo de DAO socialista: Cooperativas de Plataforma

Cooperativas são empresas onde os meios de produção para o negócio são de propriedade dos trabalhadores. Elas são consideradas parte da economia social e devem ser vistas como “Laboratórios da Democracia” ou mini-Socialismo na prática. As cooperativas podem ter uma ampla gama de estruturas de governança que elucidam a falta de democracia em um espaço de trabalho corporativo normal. Mas, além de serem legais para os nerds em estruturas econômicas alternativas, elas também são mais resistentes durante as crises econômicas, boas na construção da riqueza comunitária e a maioria delas seguem os 7 Princípios da Aliança Cooperativa Internacional.
As cooperativas de plataforma são cooperativas que são facilitadas através da Internet. Pense em todos os sites e aplicações tecnológicas populares como AirBnB, Uber, Deliveroo, Facebook, etc., exceto que seus meios de produção são propriedade dos proletários que lá trabalham e decidem coletivamente o que fazer com os recursos. As cooperativas de plataformas não são fáceis de serem escaladas. É difícil crescer em tamanho e, ao mesmo tempo, respeitar as estruturas de governança. Como trabalhador-proprietário de uma cooperativa de plataforma localizada em outro lugar do mundo, você também precisa confiar que aquela que tem acesso ao dinheiro também está passando pelo que foi democraticamente decidido.
Aplicações construídas em cima da cadeia de bloqueio podem facilmente facilitar as estruturas de governança democrática. Na maioria das redes públicas de blockchain não existe uma hierarquia enraizada (olá Anarquistas), tornando-a uma boa plataforma para a criação da DemTech (palavra chique para tecnologia que melhora a democracia). Isto faz com que, se a maioria dos membros votasse para pagar a si mesma um salário vivo, isto seria automaticamente decretado através do código e tornado realidade através da rede de cadeias de bloqueios dentro dos parâmetros da plataforma cooperativa.

É como Uber, mas não gerido por merdosos

Uma questão para a governança cooperativa é a participação. s vezes é difícil para todos os membros participar do processo democrático e votar em tudo por causa de outros compromissos fora do trabalho. Isto é particularmente mais difícil com um grupo maior quando se precisa coordenar com mais calendários. A Blockchain é a plataforma sem confiança para que os proprietários dos funcionários votem diretamente sobre tópicos importantes através de seu telefone ou computador, com pouco risco de invasão de votos.

Exemplo Socialista DAO: Organização Ativista

Outro exemplo para aqueles que preferem iniciativas políticas poderia ser um fundo para uma organização política cuja propriedade está com todos os membros. Contratos inteligentes poderiam permitir que cada membro tivesse uma palavra a dizer sobre a governança dos fundos mantidos em moeda criptográfica. Este tipo de estrutura organizacional digital estabelece um caminho para as organizações escalarem e, ao mesmo tempo, manterem as normas democráticas. Além disso, um governo fascista não seria capaz de cortar o acesso de um grupo de esquerda ao capital. Semelhante a como o Wikileaks foi capaz de continuar recebendo doações em bitcoin mesmo depois que o governo dos EUA pressionou os processadores de pagamentos a bloquearem os pagamentos ao Wikileaks.

Governo fascista: Eu poderia ter me safado se não fossem aquelas correntes de bloqueio intrometidas.

O que eu quero deixar claro é que a cadeia de bloqueio provavelmente não será a coisa que vai provocar uma revolução proletária para criar um Comunismo Espacial Gay de Luxo Totalmente Automatizado. Entretanto, dependendo de como o utilizamos, ele pode ajudar com o objetivo de curto prazo da esquerda de minar as instituições capitalistas e, ao mesmo tempo, de cultivar um modo de produção alternativo mais equitativo.
Isto conclui a última parte da série Blockchain 101 para Socialistas. Entretanto, isto não é o fim, na verdade, é apenas o começo. Embora tenhamos coberto muito na série, só agora começamos a coçar o serviço do que a Blockchain pode trazer à Esquerda como poderíamos fazer isso. Seguindo em frente, tentarei publicar meu melhor conteúdo todos os domingos para ensinar mais sobre a Blockchain e explicar minhas posições a partir de uma perspectiva de esquerda.

Deixe uma resposta