O ex-presidente de direita é acusado de espalhar falsas alegações sobre o sistema eleitoral do Brasil.

O futuro político do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, está incerto com o início de um julgamento no qual ele é acusado de espalhar desconfiança no processo eleitoral do país.

O julgamento, que começou na capital Brasília na quinta-feira, pode resultar na proibição de Bolsonaro de exercer cargos públicos por até oito anos se for considerado culpado.

A correspondente da Al Jazeera, Monica Yanakiew, disse que os promotores estão apresentando evidências de que Bolsonaro transmitiu uma reunião “no meio de uma campanha” para questionar a legitimidade da eleição.

“Foi transmitido pela televisão nacional. Saiu em todas as redes sociais: Milhares de pessoas ouviram que ele estava na verdade afirmando que o sistema – o sistema de votação – pode ser fraudado, os resultados das eleições podem ser fraudulentos”, explicou Yanakiew ao vivo de Brasília na quinta-feira.

“E ele não apresentou absolutamente nenhuma evidência para apoiar isso, então eles o estão acusando de espalhar notícias falsas.”

O resultado do julgamento pode ter um impacto considerável na política brasileira, tornando o político conservador mais conhecido do país inelegível para a reeleição.

Bolsonaro e seus apoiadores caracterizaram o esforço como politicamente motivado. Em comentários em seu canal no YouTube na quinta-feira, Bolsonaro disse que queria permanecer “100% ativo” na política e chamou o julgamento de “uma afronta”.

Seu advogado prometeu recorrer ao Supremo Tribunal Federal se Bolsonaro for condenado no caso.

Os críticos apontaram que o ex-presidente há muito abraça a retórica antidemocrática e tenta minar o apoio a eleições livres, fazendo persistentes afirmações falsas sobre o sistema eleitoral do país.

Essas declarações alimentaram protestos contra a derrota de Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022. Bolsonaro foi derrotado por pouco pelo atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno de outubro, um resultado que alguns de seus apoiadores se recusaram a aceitar.

Quando Lula assumiu em janeiro, uma multidão de apoiadores de Bolsonaro invadiu prédios do governo na capital do país em uma tentativa malfadada de estimular um golpe militar.

Lula acusou Bolsonaro de planejar a tentativa de golpe, e um relatório recente da Polícia Federal do Brasil sugere que um dos assessores de Bolsonaro estava envolvido em esforços para estabelecer as bases para remover Lula do poder.

Bolsonaro, que nunca concedeu oficialmente a corrida, manteve sua inocência.

Ele enfrenta investigações sobre seu suposto envolvimento nos esforços para anular a eleição, bem como alegações de que tentou receber milhões de dólares ilegalmente em joias da Arábia Saudita.

O julgamento de quinta-feira avalia um caso apresentado pelo Partido Trabalhista Democrático do país, especificamente sobre a reunião que Bolsonaro transmitiu e as alegações de fraude eleitoral que o ex-presidente fez enquanto foi ao ar.

A reunião, realizada com os embaixadores estrangeiros, ocorreu no dia 18 de julho.

A primeira sessão do tribunal começou com o juiz Benedito Gonçalves lendo seu relatório sobre o caso. O julgamento está sendo supervisionado por um painel de juízes selecionados dos dois tribunais superiores do Brasil, o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça, bem como dois nomeados.

“As evidências contra ele são muito robustas”, disse Rodrigo Prando, professor de ciências políticas da Universidade Mackenzie, em São Paulo, à Associated Press. “Bolsonaro fala em transmissões ao vivo, no Twitter. Nunca vi ninguém fornecer tanto material contra si mesmo como Bolsonaro.

No entanto, mesmo que Bolsonaro seja impedido de concorrer à presidência, o movimento conservador do Brasil demonstrou que provavelmente continuará como uma formidável força política com ou sem ele.

Nas eleições mais recentes, Bolsonaro perdeu para Lula, mas seu Partido Liberal, de direita, tornou-se o maior em ambas as casas do Congresso brasileiro.

Fonte: www.aljazeera.com

Deixe uma resposta