Centenas de equipes de resgate procuraram na segunda-feira por sobreviventes de deslizamentos de terra e inundações que mataram pelo menos 44 pessoas ao longo da costa do estado de São Paulo, no sul do Brasil, após uma forte chuva no fim de semana.

A mais atingida foi a cidade de São Sebastião, no estado de São Paulo, onde pelo menos 35 pessoas morreram. Na vizinha Ubatuba, uma menina de sete anos foi morta. O desastre, em uma área famosa por praias ladeadas por montanhas, provocou cancelamentos em muitas cidades das festividades do Carnaval, agora em pleno andamento em outras partes do país.

O governador Tarcisio de Freitas disse à rede de televisão Globo que 40 pessoas estavam desaparecidas. Quase 800 pessoas ficaram desabrigadas e 1.730 pessoas foram deslocadas, disse o governo do estado de São Paulo em um comunicado.

Imagens de TV mostraram casas inundadas com apenas seus telhados visíveis. Os moradores usaram pequenos barcos para transportar itens e pessoas para posições elevadas.

As forças armadas se juntaram aos esforços de busca e resgate, agravados pelo acesso precário a muitas áreas depois que deslizamentos de terra bloquearam as estradas sinuosas nas terras altas da região e inundações destruíram pedaços de calçada em áreas baixas e à beira-mar.

(Al Jazeera)

“Nossas equipes de resgate não estão conseguindo chegar a vários locais. É uma situação caótica”, disse o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, nas redes sociais na noite de domingo.

Augusto disse que cerca de 50 casas desabaram na cidade devido aos deslizamentos de terra. Ele postou vários vídeos de destruição e esforços de busca, incluindo um de um bebê sendo resgatado por moradores enfileirados em uma rua inundada.

A precipitação em São Sebastião ultrapassou 600 mm (23,6 polegadas) em 24 horas no fim de semana, entre as maiores chuvas desse tipo em um período tão curto no Brasil.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pediu que as pessoas que vivem nas áreas de encosta sejam realocadas para regiões mais seguras. “De vez em quando a natureza nos surpreende, mas também muitas vezes desafiamos a natureza”, disse Lula em declarações a repórteres em São Sebastião.

De Freitas declarou estado de emergência para as cidades mais atingidas, incluindo São Sebastião, Ubatuba, Ilhabela e Bertioga, o que permite a alocação acelerada de fundos para socorro. Na segunda-feira, o governador também declarou três dias de luto oficial em todo o estado de São Paulo.

As fortes chuvas afetaram os serviços de água, eletricidade e telefonia, segundo nota do governo do estado, que divulgou no Twitter um vídeo que mostra 30 mil litros de água sendo transportados para São Sebastião. Também foram enviados kits de higiene, cobertores, sacos de dormir, colchões e suprimentos médicos.

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disse no Twitter que especialistas estão analisando os planos de reconstrução. “Nos próximos dias, vamos trabalhar na reconstrução de pontes, prédios públicos, conjuntos habitacionais e toda a infraestrutura pública afetada”, disse Góes.

Fonte: www.aljazeera.com

Deixe uma resposta