Anita Waters / Mundo das Pessoas

HAVANA – Ao longo de sua vida, o revolucionário cubano Fidel Castro rejeitou qualquer exibição pública de si mesmo como o centro de um culto à personalidade. Ele declarou que não queria estátuas, nem monumentos.

Entre as várias camisetas de Che Guevara disponíveis nos mercados turísticos de Cuba, nenhuma retrata Fidel. Após sua morte em 2016, as autoridades se depararam com a questão de como homenagear Fidel e garantir que suas ideias e contribuições fossem compreendidas pelas novas gerações, respeitando seus desejos.

Sob a direção do falecido historiador cubano Eusebio Leal, que supervisionou a restauração de tantas praças da velha Havana, uma mansão decadente na Avenida Paseo, no bairro do Vedado, foi transformada no enorme Centro Fidel Castro Ruz. Ele agora exibe jardins espaçosos com mais de 10.000 plantações, madeira meticulosamente restaurada e vitrais do período art déco.

Este complexo anteriormente em ruínas é agora propriedade do povo, mas já foi propriedade de um rico barão do tabaco. Como o Museo de la Revolución, que fica no opulento palácio presidencial, a história revolucionária que é contada aqui contrasta com as relíquias circundantes da classe dominante de outra época.

Courtesy of Centro Fidel Castro Ruz

As salas do Centro são dedicadas às conquistas da Revolução Cubana, aos detalhes da vida de Fidel e às vitórias militares da longa luta que finalmente libertou Cuba do imperialismo estrangeiro e da ditadura de Batista em 1959. Há áreas especiais para crianças de todas as idades , e apresentações de alta tecnologia que qualquer jovem jogador irá apreciar. O Centro também é uma biblioteca e instituição de pesquisa, com uma lista de estudiosos que estudam aspectos da história e da sociedade cubana.

Fidel Castro doou todos os presentes que recebeu de líderes mundiais ao longo dos anos para museus e outros locais públicos em Cuba. A primeira sala que se encontra no Centro exibe muitos desses presentes, medalhas e homenagens que lhe foram dados por vários governos e movimentos de libertação nacional ao longo de muitas décadas, assim como os documentos de adesão de Fidel ao Partido Comunista.

Desde a juventude e ao longo de sua vida, Castro evocou a memória de José Martí, o herói cubano das Guerras da Independência, morto em batalha contra os espanhóis em 1896. Em seu discurso no julgamento após o ataque ao Quartel Moncada, Fidel invocou repetidamente a memória de José Martí, a quem chamou de “Apóstolo da História de Cuba”.

As conexões entre esses dois heróis da Cuba revolucionária são reproduzidas aqui em uma exibição digital que vai de Fidel a Martí e vice-versa. Outra mostra mostra uma cópia das obras reunidas de Martí, com notas marginais feitas por Fidel quando era prisioneiro na Ilha de Pinheiros.

Anita Waters / Mundo das Pessoas

Fidel teria apreciado profundamente a sala retratando “El Problema de la Tierra”, porque mostra como os esforços coletivos da revolução fizeram uma diferença real na vida cotidiana das pessoas. Para cada um dos vários problemas importantes enfrentados por Cuba na década de 1950, como distribuição de terras ou questões relacionadas à indústria e à educação, a situação antes da revolução é retratada ao lado das leis e políticas implementadas pelo novo governo para resolver esse problema.

Displays digitais oferecem a chance de ver os discursos de Fidel ao longo dos anos e explorar as lutas ao redor do mundo nas quais os cubanos participaram. O Centro oferece um vídeo contando a derrota cubana dos mercenários patrocinados pelos Estados Unidos que invadiram em abril de 1961 a Playa Girón, também conhecida como Baía dos Porcos. (Pessoalmente, prefiro “Muerte al Invasor!” de Tomás Gutiérrez Alea e Santiago Álvarez, que apresenta imagens incríveis dos eventos reais.)

Courtesy of Centro Fidel Castro Ruz

Os jardins incluem instalações que simbolizam diferentes fases da revolução, como a formação rochosa e a cachoeira, reminiscentes da ecorregião florestal de Sierra Maestra, de onde os revolucionários lançaram suas campanhas. O jipe ​​de Fidel também está em exibição.

Se você está planejando uma viagem a Havana, certifique-se de organizar com antecedência um passeio (gratuito) pelo Centro Fidel Castro Ruz. Embora tenha sido inaugurado no final de 2021, as atuais restrições de viagem à pandemia do COVID-19 impediram que muitos turistas internacionais e amigos de Cuba visitassem Cuba ainda.

Quando visitamos em janeiro, não havíamos agendado um passeio, mas a equipe foi muito receptiva e tivemos um passeio guiado por um docente muito experiente que fala inglês, mostrado abaixo com um modelo do vovóo iate que transportou Fidel e os outros revolucionários de volta a Cuba para lançar sua luta revolucionária em 1956.

Se você não puder ir pessoalmente ao museu, pode explorar o site do Centro, que inclui imagens da linha do tempo da vida de Fidel Castro. Você também pode encontrar mais informações na página EcuRed do museu.

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. Antes de ir, por favor, apoie o grande jornalismo da classe trabalhadora e pró-pessoas doando para o People’s World.

Não somos neutros. Nossa missão é ser a voz da verdade, da democracia, do meio ambiente e do socialismo. Acreditamos nas pessoas antes dos lucros. Então, tomamos partido. Seu!

Somos parte da mídia pró-democracia que contesta o vasto ecossistema de propaganda da mídia de direita, fazendo lavagem cerebral em dezenas de milhões e colocando a democracia em risco.

Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. No People’s World, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos.

Mas precisamos da sua ajuda. É preciso dinheiro – muito dinheiro – para produzir e cobrir histórias exclusivas que você vê em nossas páginas. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler o People’s World e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje.


CONTRIBUINTE

Anita Águas


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta