Integrantes da Guarda Indígena Shipibo-Konibo-Xetebo

por Olívia Rosane
sonhos comuns5 de maio de 2023

O povo Shipibo-Konibo-Xetebo da Amazônia peruana está se organizando para proteger suas florestas e águas ancestrais da pesca ilegal, extração de madeira e cultivo de coca em meio a esforços de conservação e desenvolvimento do governo e de organizações sem fins lucrativos internacionais que, segundo eles, são ineficazes na melhor das hipóteses e ativamente prejudicial aos modos de vida indígenas, na pior das hipóteses.

Mais de 300 membros da comunidade participam da La Guardia Indigena – ou a Guarda Indígena – que trabalha em cerca de 25 bases na região de Ucayali, no Peru, para proteger cerca de 8 milhões de hectares.

“Temos resistido e continuamos a resistir geração após geração porque esta terra é a nossa vida”, disse Lizardo Cauper Pezo, presidente do Conselho Shipibo-Konibo-Xetebo, a repórteres no Fórum Virtual de Imprensa Camponesa e Indígena em 27 de abril.

A Amazônia peruana é um dos lugares de maior biodiversidade da Terra, mas, como grande parte do restante da floresta tropical, está sob ameaça. Além do desmatamento total, uma ameaça é o cultivo ilegal de coca, que leva ao desmatamento para o plantio e à poluição do ar quando é queimada durante o processamento. Outra é a pesca ilegal em corpos d’água como o Lago Imiría. Quinze por cento dos mais de 20.000 hectares de floresta na comunidade Flor de Ucayali foram cortados ou queimados.

Para combater essa ameaça, o guarda patrulha a área portando suas armas ancestrais.

“É isso que representa nossa força, nosso espírito e também representa nossos ancestrais”, disse o presidente da Guarda Indígena, Marco Tulio, a repórteres.

No entanto, o guarda não ameaça ou procura prejudicar pescadores, madeireiros ou traficantes de drogas. Em vez disso, eles tentam falar com eles e explicar que a terra pertence ao povo Shipibo-Konibo-Xetebo. Se os pescadores retornarem pela segunda vez, o guarda pode destruir seus equipamentos. No total, o guarda já confrontou os pescadores 45 vezes.

Às vezes, os próprios pescadores ou madeireiros estão armados e ameaçam a Guarda Indígena. O guarda agirá em legítima defesa e também explicará às autoridades seu direito de fazê-lo.

“Não ameaçamos, só precisamos cuidar da floresta, porque a floresta é de todos”, disse Tulio. “Sem a floresta, o mundo seria um caos.”

Este trabalho – como a defesa de terra em todos os lugares – não é isento de riscos significativos. O mais recente relatório anual da Global Witness descobriu que dois defensores ambientais foram mortos a cada dois dias nos últimos 10 anos. Durante 2021, 40% dos assassinatos foram direcionados a ativistas indígenas, apesar de representarem apenas 5% da população global.

Tulio disse a repórteres que uma semana antes de falar no fórum, ele recebeu uma ameaça de morte dizendo que ele tinha apenas alguns dias de vida.

A violência ocorre apesar do fato de que a área é tecnicamente protegida como a área de conservação regional do Lago Imiría, ou ACR, desde 2010. De fato, muitos indígenas se opõem à ACR, que dizem ter sido estabelecida sem o consentimento total da comunidade, segundo a uma investigação publicada por Grist mês passado.

Os Shipibo Konibo-Xetebo afirmam que o governo permite que caçadores furtivos, plantadores de coca e madeireiros entrem na área enquanto concentra seus esforços de fiscalização nos povos indígenas que pescam e vendem peixes para sobreviver.

“De que tipo de proteção e conservação estamos falando?” Pezo perguntou retoricamente no fórum de imprensa.

Por exemplo, uma mulher Shipibo-Konibo-Xetebo chamada Sorayda Cruz Vesada foi presa e multada no equivalente a $ 400 em 2016 por tentar vender um grande peixe amazônico chamado paiche para pagar o material escolar de sua filha, Grist relatado.

As coisas chegaram ao auge em 2020, quando a comunidade Shipibo-Konibo-Xetebo soube dos planos entre o ACR, o Departamento de Pesca de Ucayali e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) para abrir o Lago Imiría à pesca comercial. Foi essa notícia que levou os Shipibo-Konibo-Xetebo a reformar sua Guarda Indígena, bem como a ocupar um posto de guarda do parque em Junín Pablo em julho de 2022. Essa ocupação foi formalizada em agosto enquanto a comunidade aguarda uma resposta do governo nacional do Peru. com uma proposta de exclusão de suas terras do parque para que eles mesmos administrem.

Tulio disse que o povo queria viver e trabalhar livremente sem que o governo prejudicasse sua floresta ou se inserisse em seu modo de vida.

“As florestas, os rios, as águas, são o nosso mercado”, disse ele no fórum.

A ocupação em julho conseguiu expulsar da área a empresa Pro Bosques, apoiada pela USAID, mas a ameaça do projeto persiste e o status da área protegida permanece incerto. Tulio acredita que o governo regional – ou seus apoiadores – está por trás das ameaças de morte contra ele. O presidente do Governo Autônomo do Povo Shipibo-Konibo-Xetebo compartilhou as preocupações da comunidade com o Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Questões Indígenas em Nova York em 19 de abril.

A luta dos Shipibo-Konibo-Xetebo ocorre em um momento crucial tanto para a conservação quanto para os direitos indígenas. Como os líderes mundiais prometeram em Montreal em dezembro passado proteger 30% da terra e da água até 2030, há um reconhecimento crescente na comunidade científica e internacional de que os povos indígenas são os melhores protetores de suas terras. Seus 5% da população protegem 80% da biodiversidade restante da Terra, e um estudo de 2022 descobriu que proteger as terras indígenas poderia ajudar quatro países latino-americanos – incluindo o Peru – a atingir suas metas climáticas.

No entanto, o crescente negócio de compensação de carbono está levantando novas preocupações sobre estratégias de conservação que funcionam excluindo essas mesmas comunidades de suas florestas, como uma exposição de janeiro do principal padrão de crédito de carbono que Verra relatou aconteceu em Alto Mayo, Peru.

Resta saber se a meta de 30% será alcançada reconhecendo os direitos e o papel das comunidades indígenas ou repetindo a mentalidade de conservação da fortaleza colonial do passado. Embora o acordo estabeleça que os direitos indígenas devem ser considerados em sua implementação, ele não permite que os territórios indígenas sejam contabilizados para a meta, como a Survival International apontou na época.

“O que vimos em Montreal é uma evidência de que não podemos confiar na indústria da conservação, nos negócios e nos países poderosos para fazer a coisa certa”, disse Fiore Longo, oficial de pesquisa e defesa da Survival, em um comunicado. “Vamos continuar lutando pelo respeito e reconhecimento dos direitos territoriais indígenas. Quem se preocupa com a biodiversidade deveria fazer a mesma coisa.”

Enquanto isso, o Shipibo Konibo Xetebo tem uma mensagem para as pessoas e organizações sem fins lucrativos dos EUA

“Você precisa parar de apoiar as coisas que exploram nossos direitos, ou que apóiam essas diferentes atividades e projetos que atropelam nossos direitos e modos de vida como povos indígenas”, disse Pezo.

republicado de sonhos comunssob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 3.0).

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta