Caros amigos,

|  Heba Zagout 19842023 Paz em Gaza 2021 |  RM on-line

Heba Zagout (1984—2023), Paz em Gaza, 2021.

Saudações da mesa do Tricontinental: Instituto de Pesquisas Sociais.

Em 4 de Março, o Comissário-Geral da Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras à Palestina (UNRWA), Philippe Lazzarini, apresentou o seu surpreendente relatório sobre a situação em Gaza (Palestina) à Assembleia Geral da ONU. Em apenas 150 dias, disse Lazzarini, as forças israelitas mataram mais de 30 mil palestinianos, quase metade dos quais crianças. Aqueles que sobrevivem continuam a enfrentar os ataques de Israel e são afligidos pelos traumas da guerra. Os quatro cavaleiros do apocalipse descritos no Livro do Apocalipse da Bíblia – Conquista, Guerra, Fome e Morte – estão agora galopando de uma ponta a outra de Gaza.

“A fome está em toda parte”, disse Lazzarini. ‘Uma fome provocada pelo homem está se aproximando’. Poucos dias depois de Lazzarini ter feito a sua avaliação contundente, o Ministério da Saúde de Gaza informou que os níveis de desnutrição infantil na parte norte da faixa são “particularmente extremos”. O Coordenador Humanitário da ONU para a Palestina, Jamie McGoldrick, disse que “a fome atingiu níveis catastróficos” e “as crianças estão a morrer de fome”. No final da primeira semana de Março, pelo menos vinte crianças tinham morrido devido à fome. Entre eles estava Yazan al-Kafarna, de dez anos, de Beit Hanoun (norte de Gaza), que morreu em Rafah (sul de Gaza) no mesmo dia em que Lazzarini discursou na ONU. A imagem do corpo emaciado de Yazan destruiu a consciência já abalada do nosso mundo. História após história feia se acumula ao lado dos escombros produzidos pelos bombardeios israelenses. O Dr. Mohammed Salha, do hospital Al-Awda, onde Yazan morreu, diz que muitas mulheres grávidas que sofrem de desnutrição deram à luz fetos nados-mortos ou necessitaram de operações cesarianas para os remover – sem anestesia.

Um cessar-fogo não está no horizonte. Nem existe qualquer compromisso real para levar ajuda a Gaza, especialmente no norte, onde a fome tem causado maiores danos (em 28 de Fevereiro, o Director Executivo Adjunto do Programa Alimentar Mundial da ONU, Carl Skau, disse ao Conselho de Segurança que existe uma “perspectiva real de fome [in northern Gaza] até Maio, com mais de 500 000 pessoas em risco se a ameaça se concretizar’). Cerca de 155 camiões de ajuda entram em Gaza por dia – bem abaixo da capacidade diária de 500 camiões na passagem – e apenas alguns deles vão para o norte de Gaza. Os soldados israelenses têm sido implacáveis. No dia 29 de Fevereiro, quando camiões de ajuda chegaram à rotunda de Al-Nabulsi (no extremo sudoeste da Cidade de Gaza, no norte de Gaza) e pessoas desesperadas correram para eles, as tropas israelitas abriram fogo e mataram pelo menos 118 civis desarmados. Isso agora é conhecido como Massacre da Farinha. Os lançamentos aéreos de alimentos não são apenas inadequados em volume, mas também resultaram em sofrimento próprio, com alguns pacotes a aterrarem no Mar Mediterrâneo e outros a esmagarem pelo menos cinco pessoas até à morte.

|  Mohammed Sami Qariqa 19992023 da exposição Aeroporto Internacional de Gaza 2022 |  RM on-line|  Mohammed Sami Qariqa 19992023 da exposição Aeroporto Internacional de Gaza 2022 |  RM on-line

Mohammed Sami Qariqa (1999—2023), da exposição ‘Aeroporto Internacional de Gaza’, 2022.

Como que do nada, o Presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou no seu discurso sobre o Estado da União, em 7 de Março, que o seu país construiria um “cais temporário” no sul de Gaza para facilitar a entrada de ajuda através do mar. O contexto desta decisão, que Biden omitiu, é claro: Israel não está a permitir que o mínimo necessário de ajuda humanitária passe através das fronteiras terrestres, Israel destruiu o porto de Gaza em 10 de Outubro, e Israel pulverizou o aeroporto de Gaza em Dahaniya em 2006. Isto a decisão certamente não vem do nada. Também surge no meio da campanha para que os democratas nos EUA votem “descomprometidos” nas primárias em curso para deixar claro que a cumplicidade dos EUA no genocídio terá um impacto negativo no esforço de reeleição de Biden. Embora um pão seja melhor do que nenhum, estes pães chegarão a Gaza manchados de sangue.

Há um vazio no pronunciamento de Biden. Quando a ajuda chegar a este “cais temporário”, como será distribuída? As principais instituições em Gaza capazes de qualquer distribuição em grande escala são a UNRWA – agora sem financiamento pela maioria dos países ocidentais – e o governo palestiniano liderado pelo Hamas – que os países ocidentais se propuseram a destruir. Uma vez que nenhum dos dois será capaz de distribuir ajuda humanitária no terreno (e, como disse Biden, “não haverá tropas dos EUA no terreno”), o que será da ajuda?

A UNRWA tem estado a trabalhar logo após a resolução 302 (IV) da ONU ter sido aprovada em 1949, desde então tem sido a principal organização a fornecer ajuda aos refugiados palestinianos (dos quais havia 750.000 quando a UNRWA iniciou as suas operações e dos quais existem 5,9 milhões hoje). O mandato da UNRWA é preciso: deve garantir o bem-estar dos palestinianos, mas não pode operar para os instalar permanentemente fora das suas casas. Isto porque a resolução 194 da ONU concede aos palestinianos o “direito de regressar” às suas casas de onde foram expulsos pelo Estado israelita. Embora o trabalho principal da UNRWA tenha sido no domínio da educação (dois terços dos seus 30.000 funcionários trabalham nas escolas da UNRWA), é também a organização mais equipada para lidar com a distribuição de ajuda.

O Ocidente permitiu a criação da UNRWA não devido a qualquer preocupação particular com os palestinianos, mas porque – como observou o Departamento de Estado dos EUA em 1949 – as “condições de agitação e desespero proporcionariam um viveiro muito fértil para a implantação do comunismo”. É por isso que o Ocidente forneceu fundos para a UNRWA (embora, desde 1966, isto tenha sido acompanhado de severas restrições). No início de 2024, a maioria dos países ocidentais cortou o seu financiamento à UNRWA com base numa acusação infundada que ligava funcionários da UNRWA ao ataque de 7 de Outubro. Embora tenha sido recentemente revelado que o exército israelita torturou funcionários da UNRWA, nomeadamente através de simulação de simulação e espancamentos, e os forçou a fazer estas confissões, a maioria dos países que cortaram o seu financiamento com base nestes motivos não conseguiram restabelecê-lo (com o excepção do Canadá e da Suécia, que retomaram recentemente o seu financiamento). Entretanto, vários países do Sul Global – liderados pelo Brasil – aumentaram as suas contribuições.

|  Fathi Ghaben 19472024 Raio de Glória nd |  RM on-line|  Fathi Ghaben 19472024 Raio de Glória nd |  RM on-line

Fathi Ghaben (1947-2024), Raio de Glória, sd

Filippo Grandi, o Alto Comissário da ONU para os Refugiados que dirigiu a UNRWA de 2010 a 2014, disse recentemente que se “a UNRWA não tiver permissão para trabalhar, ou for privada de financiamento, dificilmente consigo ver quem possa substituí-la”. [it]’. Nenhum programa de ajuda humanitária aos palestinianos em Gaza é possível a curto prazo sem a plena parceria da UNRWA. Qualquer outra coisa é uma farsa de relações públicas.

Lendo sobre a fome em Gaza, lembrei-me de um poema escrito por Wisława Szymborska (1923-2012) sobre o campo de concentração de Szebnie em Jasło (sul da Polônia), que manteve judeus poloneses, ciganos e prisioneiros de guerra soviéticos de 1941 até o campo. foi libertado pelo Exército Vermelho em setembro de 1944. Violência brutal e horrível foi infligida pelos nazistas em Szebnie, especialmente contra os milhares de judeus que foram mortos lá em execuções em massa. O poema de Szymborska, ‘Starvation Camp Near Jasło’ (1962), não recua diante da miséria que a rodeia, nem da possibilidade de humanidade pela qual ela ansiava.

Anotá-la. Escreva. Com tinta comum
em papel comum: não lhes deram comida,
todos morreram de fome. Todos. Quantos?
É um grande prado. Quanto grama
por cabeça? Escreva: não sei.
A história arredonda os esqueletos a zero.
Mil e um ainda são apenas mil.
Que um parece nunca ter existido:
um feto fictício, um berço vazio,
uma cartilha aberta para ninguém,
ar que ri, chora e cresce,
escadas para um vazio que dá para o jardim,
ninguém ocupa lugar nas fileiras.

|  Majd Arandas 19942023 Minha avó 2022 |  RM on-line|  Majd Arandas 19942023 Minha avó 2022 |  RM on-line

Majd Arandas (1994—2023), Minha Avó, 2022.

Tornou-se carne aqui mesmo, neste prado.
Mas a campina está silenciosa, como uma testemunha que foi comprada.
Ensolarado. Verde. Uma floresta próxima,
com madeira para mastigar, gotas debaixo da casca para beber –
uma vista servida 24 horas por dia,
até ficar cego. Acima, um pássaro
cuja sombra bateu suas asas nutritivas
através de seus lábios. Mandíbulas caídas,
os dentes bateram.

À noite uma foice brilhava no céu
e colheu a escuridão para os pães sonhados.
Mãos voaram de ícones enegrecidos,
cada um segurando um cálice vazio.
Um homem balançou
numa grelha de arame farpado.
Alguns cantaram, com terra na boca. Aquela linda canção
sobre a guerra atingindo você direto no coração.
Escreva como está quieto.
Sim.

As pinturas e fotografias deste boletim informativo foram criadas por artistas palestinos mortos em Gaza durante o genocídio de Israel. Eles morreram, mas devemos viver para contar suas histórias.

Calorosamente,

Vijay


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta