JEREMY CORBYN acusou a liderança trabalhista de “denegrir as fundações democráticas do partido” hoje depois que Sir Keir Starmer confirmou que está levando adiante planos para bloquear permanentemente seu predecessor do partido parlamentar.

O ex-secretário do Brexit proporá uma moção em uma reunião do comitê executivo nacional trabalhista na terça-feira, que enfatiza que o parlamentar de Islington North “não será endossado como candidato do Partido Trabalhista nas próximas eleições gerais” – previstas para o próximo ano.

A moção, que deve ser aprovada com o apoio da direita, ocorre depois que Sir Keir, que retirou o comando do partido de Corbyn em 2020, afirmou no mês passado que o Trabalhismo está “agora irreconhecível em relação ao que perdeu em 2019”.

Mas em uma declaração hoje, o deputado trabalhista eleito por Corbyn para a cadeira no norte de Londres em 10 ocasiões consecutivas desde 1983 – acusou o escritório central de minar a democracia interna do partido ao negar aos membros locais o direito de selecioná-lo novamente.

“Keir Starmer quebrou seu compromisso de respeitar os direitos dos membros trabalhistas e denegriu as bases democráticas de nosso partido”, disse ele.

Tenho orgulho de representar uma comunidade que apoia pessoas vulneráveis, se une a trabalhadores em piquetes e luta por mudanças transformadoras.

Este último movimento representa uma liderança cada vez menos disposta a oferecer soluções que atendam à escala das crises que todos nós enfrentamos.

Enquanto o governo mergulha milhões na pobreza e demoniza os refugiados, Keir Starmer concentrou sua oposição naqueles que exigem uma alternativa mais progressista e humana.

O ex-líder também reuniu a esquerda trabalhista, atingida por milhares de expulsões sob Sir Keir, dizendo:

Não vamos a lugar nenhum. Nem nossa determinação de lutar por um mundo melhor.

Corbyn, que liderou o Partido Trabalhista entre 2015 e 2020, está atualmente atuando como deputado independente depois de ter sido suspenso do partido parlamentar por causa de sua resposta a um relatório da Comissão de Igualdade e Direitos Humanos que descobriu que o Partido Trabalhista havia violado a lei de igualdade.

Um porta-voz do grupo de base Momentum “condenou totalmente” a moção de hoje como um “ato venal e ambíguo que divide ainda mais o partido e insulta milhões de pessoas inspiradas pela liderança de Jeremy Corbyn”.

É baseado em uma “razão patética que falha em encobrir a motivação claramente faccional”, acrescentou o grupo.

Keir está fazendo isso porque sabe que Jeremy limparia o chão em qualquer concurso de seleção.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta