Em 1 de Maio de 2003, o Presidente George W. Bush declarou absurdamente “Missão Cumprida” no Iraque. Centenas de milhares de pessoas morreriam enquanto a carnificina continuasse anos depois. | PA

Este artigo faz parte do Série do 100º aniversário do People’s World.

Em 20 de Março de 2003, os militares dos Estados Unidos lançaram a invasão do Iraque, iniciando uma guerra de quase uma década que destruiu o Médio Oriente e matou cerca de um milhão de pessoas. Isso veio somar-se à já violenta guerra dos EUA no Afeganistão.

O Presidente George W. Bush aproveitou de forma oportunista os ataques terroristas de 11 de Setembro para defender o seu caso a favor de uma invasão do Iraque. Dado que o governo de Saddam Hussein não teve nada a ver com o 11 de Setembro, a administração Bush inventou a história de que o Iraque possuía “armas de destruição maciça” e planeava utilizá-las.

As inspeções subsequentes após a invasão nunca encontraram tais armas. A guerra foi baseada em uma mentira. Contudo, conseguiu dar aos gigantes energéticos dos EUA acesso aos ricos campos petrolíferos do Iraque.

No período que antecedeu a guerra e nos dias seguintes ao seu lançamento, de Janeiro a Abril de 2003, estima-se que mais de 36 milhões de pessoas em todo o mundo participaram em manifestações anti-guerra, sendo 15 de Fevereiro o dia mais importante. de protestos coordenados de qualquer tipo na história.

A declaração abaixo, emitida pelo Partido Comunista dos EUA no dia da invasão, condena a guerra e soa um alarme sobre os perigos futuros e as tarefas do movimento pela paz. O CPUSA também previu que a guerra iria, em contradição com as esperanças de Bush, na verdade acelerar a crise do imperialismo norte-americano e impulsionar o desenvolvimento de um mundo multipolar. Foi impresso no People’s Weekly World em 22 de março de 2003.

Bush leva os EUA a uma guerra ilegal e desnecessária

Partido Comunista dos EUA

Semanário Popular Mundial, 22 de março de 2003

Com camadas e mais camadas de deturpação, exagero e mentiras descaradas, George W. Bush e o seu gabinete de guerra lançaram imprudentemente a nossa nação numa guerra ilegítima, ilegal e desnecessária.

Os custos e consequências disto serão enormes, para o nosso país e para o mundo.

Muitas vidas serão perdidas. A instabilidade política e o fundamentalismo religioso de direita aumentarão. A Península Coreana ficará mais inflamada. A disseminação de armas nucleares, químicas e biológicas ganhará impulso. As chances de uma reação terrorista aumentarão.

A nível interno, as causalidades imediatas serão o emprego, a educação, os cuidados de saúde, os direitos democráticos e dos imigrantes, a igualdade racial e de género e a verdade. Os soldados que regressam e as suas famílias, tal como os veterinários antes deles, não receberão qualquer ajuda do gangue de direita em Washington.

Com o país a mergulhar na guerra, o movimento pela paz, aos milhões, deve apelar à cessação imediata das hostilidades, à retirada das tropas, ao envio de uma força de manutenção da paz da ONU e de uma equipa de reconstrução para o Iraque, e ao fim dos Iraques. Pois mesmo quando a administração Bush ordena esta guerra, está a planear outras. Irão, Síria e Coreia do Norte são nomes cogitados pelos falcões das galinhas.

As bombas dos EUA caem sobre Bagdá na noite de 20 de março de 2003, sinalizando o início da invasão de Bush. | PA

Mesmo que a guerra seja curta, será incrivelmente mortal. Um mar de sangue será derramado e inúmeras vidas serão perdidas em ambos os lados. Homens, mulheres e crianças morrerão de forma agonizante sem motivo. “Choque e Pavor”, o nome dado à fase inicial do bombardeamento dos EUA, massacrará iraquianos inocentes e destruirá um país que ainda não recuperou da última Guerra do Golfo e da década subsequente de sanções punitivas, que ceifaram a vida de tantos cerca de três quartos de milhão de crianças.

Nesta guerra, tal como noutras guerras, nem os líderes em Washington nem os seus filhos privilegiados derramarão uma gota de sangue nem regressarão a casa em sacos para cadáveres. Esse destino recairá em grande parte sobre os filhos e filhas da nossa classe trabalhadora multirracial e multinacional.

Desde o início, a administração Bush não apresentou qualquer justificação convincente para a guerra. Como cada uma das suas razões para a invasão foi considerada insuficiente no Conselho de Segurança e no tribunal da opinião pública mundial, teve de inventar uma nova lógica. Mas a cada vez ficava vazio e ficava mais isolado. Isto foi ainda mais amplificado pela arrogância da administração Bush e pelas suas formas de intimidação na arena internacional.

E, no entanto, seria um erro ver os erros diplomáticos como a razão desta crise, como alguns meios de comunicação social e o Partido Democrata sugeriram, pois a causa subjacente é o desejo desenfreado da administração de uma mudança de regime e a sua ambição de um império mundial.

Durante o último ano e meio, a administração Bush criou, à vista do público, uma doutrina nova e extremamente perigosa, cujos três pilares são os ataques preventivos, a mudança de regime e o domínio do imperialismo norte-americano durante todo o século XXI. século.

O Afeganistão foi um ensaio geral para esta nova doutrina, mas no Iraque, os decisores políticos da Casa Branca vêem uma oportunidade para fornecer uma lição mais completa: atacar preventivamente um Estado soberano, estabelecer uma base a partir da qual transformar e dominar toda a região, e para demonstrar a superioridade absoluta da máquina militar do Pentágono.

Em suma, com a força do exemplo ou, mais precisamente, com o exemplo da força, a Casa Branca pretende impor um novo conjunto de regras para governar e dominar a comunidade internacional.

Mas é mais fácil falar do que fazer. Para sua surpresa, a administração Bush deparou-se com um movimento de paz mundial sem precedentes que não só a forçou a manobrar, mas também lhe despojou grande parte da sua legitimidade política e moral e a deixou quase sozinha. A contínua oposição mundial à invasão dos EUA irá quase certamente continuar, deixando a administração ainda mais isolada.

Em 15 de fevereiro de 2003, ocorreram os maiores protestos da história em todo o mundo, com a participação de mais de 11 milhões de pessoas.

A um nível, estas novas clivagens na comunidade mundial são uma consequência da crescente oposição a uma guerra travada pelo governo dos EUA que é uma violação do direito internacional, da Carta das Nações Unidas e da opinião pública mundial. Num outro nível, estão intimamente ligados à era pós-Guerra Fria, em que as normas que estruturaram as relações internacionais durante quase meio século e reflectiram uma correlação específica de forças em todo o mundo estão a desmoronar-se e a dar lugar a um novo conjunto de regras e instituições. .

Este processo, que está apenas na sua fase inicial, é palco de lutas turbulentas, tanto no nosso país como a nível internacional.

De um lado estão os sectores mais à direita da classe dominante dos EUA e os seus representantes políticos, que agora controlam todos os três ramos do governo federal, juntamente com uma pequena lista de aliados. Do outro lado está uma ampla coligação, que compreende a maioria da população mundial e governos de diversas origens políticas.

Embora isto vá moldar o cenário político durante muito tempo, neste momento a principal frente da luta é pôr fim ao banho de sangue no Iraque e exigir o repúdio do Congresso à doutrina da prevenção e da mudança de regime.

E a forma de o fazer é chegar a sectores cada vez maiores do povo americano, de forma a levá-los a uma oposição activa à guerra. Alguns apelam à desobediência civil pacífica. Embora esta seja uma táctica apropriada, não pode substituir outras formas de luta de massas que activam milhões de pessoas com mentalidade pacífica e especialmente trabalhadores, minorias raciais e mulheres. No final, a nossa força reside no nosso número e na ampla unidade.

Este é um momento muito perigoso e assustador. Talvez os riscos e riscos sejam maiores do que em qualquer outro momento das nossas vidas. Mas não é hora para desespero. Um movimento nasceu e está marchando no cenário global. E se for nutrido da maneira correta, será conquistada uma paz duradoura.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Especial para o mundo das pessoas


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta