Equipes de emergência removem os escombros depois que um foguete russo atingiu um prédio de vários andares, deixando muitas pessoas sob os escombros na cidade de Dnipro, no sudeste da Ucrânia, sábado, 14 de janeiro de 2023 | PA

A seguir, um editorial reimpresso do Morning Star, o jornal socialista diário do Reino Unido:

A OTAN está pressionando ainda mais a escalada da guerra na Ucrânia – com a Alemanha enfrentando imensa pressão dos Estados Unidos para enviar tanques para lutar contra a Rússia.

O chanceler Olaf Scholz hesita. Ele faz isso em parte por causa das conotações históricas – os panzers rolando para o leste contra a Rússia são uma reminiscência sombria da invasão genocida de Hitler na União Soviética.

Mas outros fatores estão em jogo. Como o parlamentar do Die Linke (Partido de Esquerda da Alemanha), Sevim Dagdelen, explicou no Morning Star na semana passada, a insistência de Washington de que a Alemanha envie tanques não é explicada apenas pelo desejo de aumentar a proeza militar ucraniana. Se fosse, os EUA – com de longe o maior complexo militar-industrial da Terra – poderiam simplesmente enviar seus próprios tanques.

Para os Estados Unidos, a invasão da Ucrânia pela Rússia rendeu dividendos importantes. Pode até ter antecipado isso. As advertências dos EUA de que a Rússia provavelmente atacaria a Ucrânia não foram acompanhadas por nenhum esforço para impedi-lo de fazê-lo – na verdade, rejeitou desdenhosamente as propostas russas de desescalada, como a retirada de armas nucleares da Europa.

A OTAN está se expandindo, seus estados membros estão gastando mais em armas e mais de suas unidades militares estão agora organizadas na OTAN e, portanto, em estruturas de comando controladas pelos EUA. Isso ajuda os EUA a se concentrarem em seu principal rival, a China.

Mas também ajuda a diminuir outro concorrente econômico – a própria Alemanha. Décadas de cooperação econômica com a Rússia chegaram ao fim, apesar de um impacto catastrófico na manufatura alemã.

O oleoduto Nord Stream 2 da Rússia para a Alemanha, há muito contestado pelos EUA, foi misteriosamente explodido. A ameaça de um bloco comercial eurasiano coerente com a Alemanha e a China em cada ponta foi afastada.

Os EUA estão determinados a que não haja reaproximação entre Berlim e Moscou. A Europa deve estar completamente envolvida na guerra da Ucrânia para garantir isso.

Mas os riscos assumidos pelos países europeus em nome da classe dominante dos EUA são extremos. Eles estão se aproximando de uma guerra direta com a Rússia.

Vozes na imprensa britânica – Simon Tisdall no Observer, por exemplo – até defendem tal guerra. No entanto, a possibilidade de se tornar nuclear e reduzir a Europa a um deserto radioativo é óbvia.

Boris Johnson descarta as ameaças russas de usar armas nucleares. Os mesmos falcões de guerra que afirmam que Vladimir Putin é louco demais para negociar, afirmam simultaneamente que ele será racional quando se trata de uma guerra nuclear. Talvez, mas é um risco tolo de se correr.

Dado o consenso interpartidário na Grã-Bretanha sobre a escalada da guerra, o apelo do Stop the War para construir um movimento de paz maior e mais alto deve ser uma prioridade urgente.

Isso não significa desculpar a guerra da Rússia. Uma guerra pode ter sido provocada – o medo da Rússia de uma expansão da OTAN é bastante real – enquanto permanece injustificada: as alegações de que é defensiva são desmentidas pela retórica imperial de Putin e pela anexação de vastas áreas da Ucrânia, e o bombardeio brutal de seus exércitos contra a infraestrutura civil é tão selvagem como a destruição de Belgrado pela OTAN em 1999.

Mas a conferência acertou em colocar isso em seu contexto mais amplo: um mundo em que as tensões estão aumentando tanto com a Rússia quanto com a China por causa da busca dos EUA para permanecerem no comando. Com a provocação deliberada da China por meio de desdobramentos navais americanos-britânicos ao longo de suas costas, a Ucrânia pode ser o primeiro campo de batalha de uma terceira guerra mundial.

Não haveria vencedores em tal guerra. Na melhor das hipóteses, a destruição e a perda de vidas seriam imensas; em um pior, mas não impensável, poderia significar o fim da civilização humana.

Que loucura total que nosso governo esteja preparado para arriscar isso. Que vergonha é o Partido Trabalhista.

O movimento pela paz é a voz da razão. A guerra na Ucrânia deve terminar antes que se espalhe. Isso significa aumentar a pressão por negociações de paz desde o início.


CONTRIBUINTE

Estrela da Manhã


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta