Máscaras faciais representando o presidente russo Vladimir Putin, à direita, e Yevgeny Prigozhin, proprietário da empresa militar mercenária Wagner Group, são exibidas, entre outras, à venda em uma loja de souvenirs em São Petersburgo, Rússia, em 4 de junho de 2023. Prigozhin lançou uma rebelião armada visava derrubar o ministro da Defesa da Rússia, mas sua tentativa de golpe terminou quase tão inesperadamente quanto começou. | PA

Os exércitos em guerra na Rússia, embora tenham recuado por enquanto, são perigosos para todos nós, visto que é um país com talvez metade das armas nucleares do mundo. Qualquer analista sóbrio da situação diria que este é precisamente o momento errado para pedir que mais armas sejam enviadas para alimentar ainda mais o fogo que já assola a Ucrânia.

No entanto, é exatamente isso que muitos funcionários dos EUA, juntamente com os principais líderes militares da OTAN, estão sugerindo. Durante todo o domingo, os locutores da TV a cabo – entre eles generais antigos e atuais e as principais figuras militares da OTAN, que se prepara para uma cúpula na próxima semana – pediram para aproveitar este momento de aparente fraqueza de Putin. Eles pediram para despejar na Ucrânia todos os mísseis e aviões de guerra que ela deseja, a fim de tirar vantagem da alegada fragilidade da Rússia.

Quando um analista da MSNBC sugeriu que este pode não ser o melhor momento para inflamar as tensões com mais armas, o ex-embaixador dos EUA na Ucrânia, William Taylor, respondeu energicamente: “Não, não, não. Envie tudo e dê a eles [the Ukrainians] o que eles precisam para entrar e atacar a Crimeia”. O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, também sugeriu que poderia ser o momento certo para a Ucrânia reverter a “anexação ilegal da Crimeia” pela Rússia.

Com destino a Moscou: Membros do Grupo Wagner sentam-se em cima de um tanque em uma rua em Rostov-on-Don, Rússia, em 24 de junho de 2023, a caminho da capital russa. | PA

A última crise na Rússia começou na sexta-feira, quando o chefe mercenário Yevgeny Prigozhin – cujas tropas privadas do Grupo Wagner suportaram o peso dos combates na cidade ucraniana de Bahkmut – iniciou uma marcha em território russo, rumo a Moscou.

Prigozhin se enfureceu com o que disse serem ataques às suas tropas pelas forças regulares do exército russo. Ele disse que seu levante armado visava forçar a renúncia do ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu. Ele também declarou que os principais generais do Ministério da Defesa eram os culpados por incitar Putin a iniciar a guerra em primeiro lugar.

Então, quase tão repentinamente quanto o golpe de Prigozhin começou, ele fracassou – deixando alguns na mídia corporativa desapontados. A cerca de 120 milhas de Moscou, seu exército de 25.000 homens interrompeu seu avanço e, após um acordo misterioso que fechou com Putin, Prigozhin desapareceu de cena, dizendo que estava indo para a Bielo-Rússia. Relatos não confirmados o colocaram em um hotel de Minsk na noite de domingo.

A mídia informou que o acordo foi intermediado por Alexander Lukashenko, presidente da Bielo-Rússia, que, até agora, nunca impressionou tanto os observadores quanto um diplomata. É igualmente provável que o próprio Putin tenha fechado o acordo, com seu aliado na Bielo-Rússia desempenhando o papel que lhe foi atribuído.

Putin também desapareceu da vista do público após o acordo. Antes de fazer um acordo com Prigozhin, no entanto, o presidente russo acusou seu mercenário de “motim” e “traição”. Ele comparou falsamente a tentativa de golpe de Prigozhin com a Revolução Russa de 1917, que derrubou o czar e substituiu o Império Russo por um estado socialista. Um motim de um mercenário militar capitalista não é de forma alguma comparável àquela revolução democrática, que foi liderada por trabalhadores e camponeses.

Com o acordo entre Putin e Prigozhin – quaisquer que sejam seus termos – o derramamento de sangue nas ruas de Moscou foi evitado por enquanto, e o povo russo em geral deu um suspiro de alívio.

No domingo, enquanto a mídia ocidental retratava o levante como a “maior crise na Rússia desde… 1917”, a vida em Moscou continuou normalmente. Os bloqueios e fechamentos de estradas do dia anterior haviam desaparecido, as posições de metralhadoras do exército foram desmanteladas e o prefeito anunciou o fim do “regime de contraterrorismo” que havia declarado em preparação para a chegada antecipada de Prigozhin.

Alguns não conseguiram deixar de insistir na continuação da crise, no entanto. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, descreveu os eventos do fim de semana como “extraordinários” e lembrou que 16 meses atrás as forças russas estavam prestes a tomar a capital da Ucrânia, mas agora Putin tinha que defender Moscou das forças lideradas por seu antigo protegido.

“Acho que vimos mais rachaduras surgindo na fachada russa”, disse Blinken no Meet the Press da NBC. “É muito cedo para dizer exatamente para onde eles vão e quando chegam lá, mas certamente temos todo tipo de novas questões que Putin terá de abordar nas próximas semanas e meses.”

Um momento interessante em toda a crise do golpe de Prigozhin foi a notável semelhança dos apelos feitos às tropas russas pelo mercenário e pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Durante sua marcha para Moscou, Prigozhin disse aos soldados russos no rádio, televisão e mídia social que seus próprios generais os estavam usando como bucha de canhão e não lhes enviando nenhuma munição ou comida de que precisavam para lutar. Zelensky, que nasceu no leste da Ucrânia e é de origem russa, falou aos mesmos soldados em sua língua russa nativa a partir de um roteiro quase idêntico ao discurso que Prigozhin havia proferido pouco tempo antes.

É difícil neste momento saber todos os detalhes da rebelião e o que realmente a motivou. Alguns especulam que a exigência de Putin de que empresas mercenárias assinem contratos com o Ministério da Defesa até 1º de julho levou Prigozhin a tomar medidas para salvar seu exército privado de ser absorvido pelos militares russos. Outros dizem que ele esperava tirar proveito do moral de guerra supostamente baixo entre as tropas russas e o público para realmente tomar o poder.

Independentemente disso, a tentativa de golpe não gerou muita simpatia dentro do aparato do estado russo, já que os Serviços Federais de Segurança (FSB) pediram imediatamente a prisão de Prigozhin.

Velhos amigos: Yevgeny Prigozhin, no topo, serve comida para o então primeiro-ministro russo Vladimir Putin no restaurante Prigozhin nos arredores de Moscou, Rússia, em 11 de novembro de 2011. Antes de se tornar um mercenário militar, Prigozhin era um aliado corporativo de Putin que dirigia fábricas de alimentos, restaurantes e uma série de outros negócios. | PA

O pano de fundo completo da situação só ficará mais claro com o tempo, mas algumas coisas já são aparentes. O bando de Prigozhin marchou centenas de quilômetros pelo território russo, passando por muitas cidades e vilas. Ele não obteve muito apoio nem oposição ao longo do caminho.

Ele pegou algumas multidões animadas em Rostov-on-Don, com muitos correndo para apertar sua mão. Zelensky disse que a recepção “expôs a fraqueza do regime de Putin”, e alguns meios de comunicação ocidentais disseram que a cena “aproveitou o medo de Putin de uma revolta popular”.

O que poucos relataram, porém, foi que Rostov é o lar de uma grande população ucraniana de língua russa, muitos dos quais fugiram da Ucrânia em meio à violência anti-russa alimentada por forças de direita e tropas do governo ucraniano de 2014 até o início da invasão russa. ano passado. Muitos deles viram Prigozhin como um herói na luta contra seu inimigo, o exército ucraniano, nas cidades de onde vieram. Poucos ainda sabiam de sua rebelião no Grupo Wagner.

Um homem em Rostov, Sergei, disse à Associated Press no domingo que estava feliz que a tensão acabou e disse que os soldados de Wagner costumavam ser heróis para ele, mas não agora. Até mesmo o ex-diretor da CIA, general David Petraeus, admitiu: “Esta rebelião, embora tenha recebido alguns aplausos ao longo do caminho, não parecia estar gerando o tipo de apoio que ele esperava. [Prigozhin] esperava que sim.”

Nesta fase inicial, é claro que é impossível saber se houve algum envolvimento direto dos EUA ou da CIA na crise. Biden negou vigorosamente tal possibilidade na manhã de segunda-feira, dizendo: “Não tivemos nada a ver com isso”.

O que se sabe, no entanto, é que a inteligência dos EUA sabia dos planos de Prigozhin para a rebelião pelo menos uma semana antes de acontecer. Fontes anônimas confirmaram que a inteligência dos EUA o viu reunindo suas tropas para uma partida, com suas armas apontadas para a Rússia. Ao contrário da transmissão dos planos de Putin para invadir a Ucrânia no ano passado, o relato de conhecimento prévio sobre o levante armado de Prigozhin foi nulo.

Há indícios de que diplomatas americanos têm usado a crise para tentar pressionar Arábia Saudita, Turquia e China a mudarem sua posição de neutralidade em relação à guerra e condenarem a Rússia. Esperava-se que, com Putin parecendo enfraquecido, alguns dos que defendiam o cessar-fogo e as negociações pudessem mudar de posição. Esse esforço falhou, com cada um desses países mantendo suas posições neutras; A China, em particular, foi mais longe, dizendo que manterá sua amizade com a Rússia.

Também não está claro se a economia da Rússia foi particularmente enfraquecida, apesar das afirmações em contrário. Embora a expansão da OTAN para o leste claramente tenha ajudado a gerar o caos dentro da Rússia que pretendia fomentar, as políticas de sanções contra Moscou, em geral, não foram bem-sucedidas. Apesar das sanções, a economia russa continua a funcionar e o rublo voltou a subir para onde estava antes das sanções. Além disso, a Rússia conseguiu que a China e a Índia aumentassem drasticamente suas compras de petróleo russo.

A única área em que as sanções foram eficazes, no entanto, é tornar muito mais difícil para a Rússia substituir suas armas e aeronaves usadas ou destruídas. Esta é uma das principais razões pelas quais os EUA pressionam tanto a China para não fornecer equipamento militar à Rússia.

Zelensky afirmou que a crise de Prigozhin mostra que a Rússia está prestes a entrar em colapso. Essa retórica faz parte de seu esforço para pressionar os governos ocidentais a enviar mais armas para a Ucrânia, mas provavelmente é mais uma ilusão do que uma análise objetiva.

As pessoas gritam e agitam uma bandeira do Grupo Wagner antes da partida dos mercenários para Moscou, em 24 de junho de 2023. Parecia que muitos daqueles que aplaudiam seus heróis ainda não sabiam que uma rebelião armada estava em andamento. | PA

O avanço relativamente sem oposição e rápido de Prigozhin em direção à capital russa, no entanto, levanta questões sobre as vulnerabilidades das forças de segurança russas. Foi relatado que seus mercenários derrubaram vários helicópteros da Força Aérea Russa e um avião de comunicações militar. A tentativa de golpe também resultou na remoção de alguns dos combatentes mais eficazes do Kremlin do campo de batalha: tanto as forças do Grupo Wagner quanto os mercenários chechenos enviados para detê-los.

Para aqueles que querem intensificar a guerra na Ucrânia, o momento atual está sendo alardeado como uma oportunidade – e alguns estão aproveitando essa chance. Já na manhã de segunda-feira, a União Europeia anunciou que estava aumentando seu fundo de ajuda militar à Ucrânia em mais US$ 3,8 bilhões (3,5 bilhões de euros), elevando seu total para mais de US$ 13 bilhões (12 bilhões de euros). Isso se soma aos bilhões em armas já enviadas pela UE, juntamente com as quantias ainda maiores desembolsadas pelos EUA.

Injetar mais armamento neste conflito e tentar arquitetar a desestabilização de uma Rússia com armas nucleares pode ter repercussões muito além de apenas ajudar a Ucrânia a vencer a guerra – repercussões horríveis demais para serem contempladas. O que este momento realmente exige são negociações para acabar com esta guerra por meio de um cessar-fogo imediato e negociações – pelo bem do povo da Ucrânia, da Rússia e do mundo inteiro.

Como acontece com todos os artigos de opinião publicados pela People’s World, este artigo reflete as opiniões de seus autores.

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. No mundo das pessoas, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje. Obrigado!


CONTRIBUINTE

John Wojcik

CJ Atkins


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta