Despojado de peças: o jornalismo americano à beira do abismo é a história de um fundo de hedge secreto que está saqueando o que resta dos jornais americanos e dos jornalistas que estão reagindo.

Este filme faz sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Santa Fé no sábado, 21 de outubro de 2023, com mais estreias regionais no Festival de Cinema da Associação das Nações Unidas em Palo Alto, Double Exposure em Washington DC e St. Festival Internacional de Cinema. E mais a seguir!

Dirigido por: Rick Goldsmith
Produzido por: Rick Goldsmith e Lauren Kawana

A HISTÓRIA

Em 2011, um fundo de cobertura de Wall Street, Alden Global Capital, começou a comprar cadeias de jornais em todo o país. Alden encontrou uma maneira de lucrar com indústrias em dificuldades, mas os efeitos sobre o jornalismo dos jornais foram desastrosos.

Em 2015, a repórter Julie Reynolds começou a investigar este fundo de hedge que comprou o seu próprio diário de cidade pequena, juntamente com mais de 100 outros jornais em todo o país. Ela expôs como estes autodenominados “capitalistas abutres” despojariam os jornais dos seus bens imóveis, destruiriam as suas redações e fugiriam com os lucros. Os relatórios de Reynolds alcançaram O Denver Post Chuck Plunkett, cujo editorial subsequente criticando Alden desencadearia a “Rebelião de Denver”.

Muito tem sido escrito sobre o declínio vertiginoso do jornalismo local. Nosso filme vai um passo além: “Sim, o jornalismo está em crise, mas o que estamos fazendo a respeito?”

Despojado de peças entrelaça três histórias: 1) Um retrato prático do jornalismo investigativo, enquanto Reynolds revela camadas do engano e da especulação cruel de Alden; 2) Os danos que a propriedade de jornais por fundos de hedge – sem experiência nem interesse em jornalismo – inflige a centenas de comunidades em todo o país; e 3) a batalha de David e Golias travada por um punhado de jornalistas – no Colorado, na Califórnia, em Chicago e noutros locais – para evitar a destruição dos seus jornais, para educar o público sobre o que está em jogo e para criar novos veículos para preservar e melhorar a vitalidade do jornalismo local.

A nossa é uma história de advertência: O que se perde quando bilionários sem experiência nem interesse numa missão cívica, que só estão preocupados em lucrar, assumem o controlo das nossas organizações noticiosas mais influentes? Que novos modelos de recolha e divulgação de notícias são promissores para a nossa era cada vez mais digital? O que o público pode fazer para preservar e apoiar um jornalismo vibrante? Despojado de peças aborda essas questões e muito mais. “A democracia morre nas trevas” e os riscos não poderiam ser maiores.

Por que esse filme agora? Por que nós?

Estamos vivendo uma época em que o jornalismo está enfrentando dificuldades. O modelo de negócios dos jornais – que ainda é, de longe, a maior fonte de notícias, mesmo nesta era digital – está vacilando, devido a muitas coisas, incluindo a perda de publicidade para o Facebook e o Google, a mudança na forma como as pessoas procuram notícias, e outros desafios apresentados pela era digital. Mas, sem que muitos saibam, a culpa também é da ganância capitalista. Este é o coração da nossa história.

Quando a Alden Global Capital e os seus fundadores, Randall Smith e Heath Freeman, começaram a devorar jornais em 2011, o seu modelo de lucro e as suas intenções eram em grande parte desconhecidos, mesmo para os jornalistas que trabalhavam nos seus jornais. Agora, em grande parte devido às reportagens e aos acontecimentos abordados no nosso documentário, Alden é amplamente visto e rotulado como “o destruidor de jornais”.

Alden continua sua marcha para engolir jornais. Desde a Rebelião de Denver de 2018, nossa equipe de cinema tem acompanhado as tentativas contínuas de Alden de aquisição de toda a rede Gannett (EUA hoje e outros), The Tribune Company e (atualmente) Lee Enterprises.

A exposição dos jornalistas, o activismo do seu sindicato The NewsGuild e a crescente oposição pública frustraram por vezes as tentativas da Alden Global. Mas algumas tentativas de aquisição tiveram sucesso, como aconteceu no ano passado com a The Tribune Company e o seu carro-chefe O Chicago Tribuna. Quem vencerá estas batalhas: os “capitalistas abutres” de Wall Street que lucram com a destruição dos jornais, ou aqueles que se preocupam com a saúde das suas comunidades e com o direito das pessoas a saber?

O jornalismo é muito importante, especialmente hoje. Ele conecta e une comunidades. Na melhor das hipóteses, conforta os aflitos, aflige os confortáveis ​​e diz a verdade ao poder. Quando robusto, é a força vital da democracia.

Os jornalistas são os nossos heróis do dia a dia: expõem segredos, descobrem abusos e dão-nos uma melhor compreensão das nossas comunidades, culturas, política e mundo. O jornalismo vigoroso é essencial para nossas vidas. Vamos ajudar a salvá-lo.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta