por Lindsay Renick Mayer e Devin Murphy
Re: selvagem4 de outubro de 2023

A destruição do habitat e as doenças são causas bem documentadas do declínio dos anfíbios – entre os animais mais ameaçados do planeta – mas um novo artigo que analisa dados de duas décadas de todo o mundo concluiu que as alterações climáticas estão a emergir como uma das as maiores ameaças para sapos, salamandras e cecílias. O estudo foi publicado hoje na revista científica Natureza.

O estudo, “Declínios contínuos para os anfíbios do mundo face às ameaças emergentes”, baseia-se na segunda avaliação global dos anfíbios, coordenada pela Autoridade da Lista Vermelha de Anfíbios, que é um ramo da Comissão de Sobrevivência das Espécies da União Internacional para a Conservação das Espécies da Natureza. Grupo de especialistas em anfíbios, hospedado e gerenciado por Re:wild.

A avaliação avaliou o risco de extinção de mais de 8.000 espécies de anfíbios de todo o mundo, incluindo 2.286 espécies avaliadas pela primeira vez. Mais de 1.000 especialistas em todo o mundo contribuíram com seus dados e conhecimentos, que descobriram que dois em cada cinco anfíbios estão ameaçados de extinção. Esses dados serão publicados na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.

Entre 2004 e 2022, algumas ameaças críticas levaram mais de 300 anfíbios à extinção, de acordo com o estudo. As alterações climáticas foram a principal ameaça para 39% destas espécies. Espera-se que este número aumente à medida que melhores dados e projecções sobre as respostas das espécies às alterações climáticas se tornem disponíveis. As alterações climáticas são especialmente preocupantes para os anfíbios, em grande parte porque são particularmente sensíveis às mudanças no seu ambiente.

“À medida que os humanos provocam mudanças no clima e nos habitats, os anfíbios tornam-se cativos do clima, incapazes de se deslocarem muito longe para escapar ao aumento da frequência e intensidade do calor extremo, dos incêndios florestais, da seca e dos furacões induzido pelas alterações climáticas”, disse Jennifer Luedtke Swandby. , Re:wild gestor de parcerias de espécies, coordenador da Autoridade da Lista Vermelha do Grupo de Especialistas em Anfíbios da IUCN SSC e um dos principais autores do estudo. “Nosso estudo mostra que não podemos continuar a subestimar esta ameaça. Proteger e restaurar as florestas é fundamental não só para salvaguardar a biodiversidade, mas também para combater as alterações climáticas.”

A destruição e degradação do habitat como resultado da agricultura (incluindo culturas, pecuária como gado e pastoreio de gado, e silvicultura), desenvolvimento de infra-estruturas e outras indústrias ainda é a ameaça mais comum, de acordo com o documento. A destruição e degradação do habitat afectam 93% de todas as espécies de anfíbios ameaçadas. A protecção alargada dos habitats e dos corredores nos locais mais importantes para a biodiversidade continuará a ser crítica.

As doenças causadas pelo fungo quitrídeo – que dizimou espécies de anfíbios na América Latina, na Austrália e nos Estados Unidos – e a sobreexploração também continuam a causar o declínio dos anfíbios. A destruição e degradação do habitat, as doenças e a sobreexploração são ameaças exacerbadas pelos efeitos das alterações climáticas.

O estudo também descobriu que três em cada cinco espécies de salamandras estão ameaçadas de extinção principalmente como resultado da destruição do habitat e das alterações climáticas, tornando as salamandras o grupo de anfíbios mais ameaçado do mundo. A América do Norte abriga a comunidade de salamandras com maior biodiversidade do mundo, incluindo um grupo de salamandras sem pulmões abundantes nas Montanhas Apalaches, no leste dos Estados Unidos. Por causa disso, os conservacionistas estão preocupados com um fungo mortal de salamandra que foi encontrado na Ásia e na Europa, chamado Batrachochytrium salamandrivorans (Bsal), entrando nas Américas.

Bsal ainda não foi detectado nos Estados Unidos, mas como os humanos e outros animais podem introduzir o fungo em novos lugares, pode ser apenas uma questão de tempo até vermos a segunda pandemia global de doença anfíbia”, disse Dede Olson, pesquisador ecologista com o Serviço Florestal do USDA, membro do Grupo de Especialistas em Anfíbios do SSC da IUCN e coautor do artigo.

O Natureza O artigo fornece uma atualização do documento histórico de 2004 que se baseou na primeira avaliação global de anfíbios para a Lista Vermelha da IUCN, que revelou pela primeira vez o desenrolar da crise dos anfíbios e estabeleceu uma base para monitorar tendências e medir o impacto na conservação. De acordo com este novo estudo, quase 41% de todas as espécies de anfíbios avaliadas estão atualmente globalmente ameaçadas, consideradas criticamente ameaçadas, em perigo ou vulneráveis. Isto é comparado com 26,5% dos mamíferos, 21,4% dos répteis e 12,9% das aves.

Quatro espécies de anfíbios foram documentadas como extintas desde 2004 – o sapo arlequim Chiriquí (Atelopus chiriquiensis) da Costa Rica, o sapo diurno de focinho pontiagudo (Taudactylus acutirostris) da Australia, Craugastor millomillon e a salamandra de riacho falso Jalpa (Pseudoeurycea esperada), ambos da Guatemala. Vinte e sete espécies adicionais criticamente ameaçadas são agora consideradas possivelmente extintas, elevando o total para mais de 160 anfíbios criticamente ameaçados que são considerados possivelmente extintos. A avaliação também constatou que 120 espécies melhoraram o seu estatuto na Lista Vermelha desde 1980. Das 63 espécies que melhoraram como resultado directo de acções de conservação, a maioria melhorou devido à protecção e gestão do habitat.

“A própria história da conservação dos anfíbios prova o quão vital é esta informação”, disse Adam Sweidan, presidente e cofundador da Synchronicity Earth. “Se a Lista Vermelha da IUCN tivesse sido atualizada na década de 1970 numa escala semelhante à que é hoje, poderíamos ter rastreado a ampla pandemia da doença dos anfíbios 20 anos antes de devastar as populações de anfíbios. Não é demasiado tarde – temos esta riqueza de informação, temos o Plano de Acção para a Conservação dos Anfíbios, mas os planos e a informação não são suficientes. Precisamos agir. Precisamos agir rápido.”

Os conservacionistas utilizarão as informações deste estudo para ajudar a informar um plano de ação de conservação global, para priorizar ações de conservação a nível global, para procurar recursos adicionais e para influenciar políticas que possam ajudar a reverter a tendência negativa para os anfíbios.

“Os anfíbios estão a desaparecer mais rapidamente do que podemos estudá-los, mas a lista de razões para protegê-los é longa, incluindo o seu papel na medicina, no controlo de pragas, alertando-nos para as condições ambientais e tornando o planeta mais bonito”, disse Kelsey Neam, Re :coordenador de prioridades e métricas de espécies selvagens e um dos principais autores do Natureza papel. “E embora o nosso artigo se concentre nos efeitos das alterações climáticas nos anfíbios, o inverso também é extremamente importante: que a protecção e restauração dos anfíbios é uma solução para a crise climática devido ao seu papel fundamental na manutenção da saúde dos ecossistemas armazenadores de carbono. Como comunidade global, é hora de investir no futuro dos anfíbios, o que é um investimento no futuro do nosso planeta.”


Sumário executivo
ESTADO DOS ANFÍBIOS MUNDIAIS
A Segunda Avaliação Global de Anfíbios

Clique na imagem para baixar o relatório (pdf)

Os anfíbios são incrivelmente diversos, ocorrem em quase todos os habitats e abrangem quase todo o planeta. Muitas espécies têm preferências estreitas de habitat e pequenas distribuições, muitas vezes tornando-as especialmente sensíveis às rápidas mudanças ambientais que ocorrem em todo o mundo. As populações de anfíbios podem fornecer informações valiosas sobre a saúde geral e o equilíbrio ecológico de um ecossistema.

Através da segunda Avaliação Global de Anfíbios (GAA2), mais de uma década de investigação sobre anfíbios realizada por mais de 1.000 especialistas foi compilada para avaliar o risco de extinção de 8.011 espécies em todo o mundo. O GAA2 vem na sequência do primeiro GAA, concluído em 2004, que iluminou a crise de extinção dos anfíbios e estabeleceu uma base para monitorizar tendências e medir o impacto na conservação. Agora, o GAA2 revela que o estado de conservação dos anfíbios do mundo continua a deteriorar-se.

Sabemos agora que 41% dos anfíbios estão globalmente ameaçados de extinção, o que os torna o grupo de vertebrados mais ameaçado. As salamandras estão particularmente em risco, com 3 em cada 5 espécies ameaçadas de extinção. O número de extinções de anfíbios pode chegar a 222, se considerarmos as 37 extinções confirmadas e mais 185 espécies sem nenhuma população sobrevivente conhecida.

A perda de habitat continua a ser a ameaça mais comum aos anfíbios, afectando 93% das espécies ameaçadas. A expansão agrícola continua a ser a principal causa da perda e degradação de habitats, seguida pela colheita de madeira e plantas e pelo desenvolvimento de infra-estruturas. Os anfíbios também estão ameaçados por doenças em muitas partes do mundo. Nas últimas décadas, a quitridiomicose teve um impacto devastador nas populações de anfíbios, e o surgimento de um novo agente patogénico fúngico na Europa que tem como alvo as salamandras levantou receios de outra epizootia. Os efeitos das alterações climáticas estão a emergir como uma ameaça preocupante, uma vez que os anfíbios são particularmente sensíveis às mudanças no seu ambiente.

As espécies de anfíbios não estão distribuídas uniformemente pelo globo. Eles estão predominantemente agrupados em florestas tropicais úmidas montanhosas, bem como em ilhas tropicais. Ilhas com elevado endemismo e extensa perda de habitat, como as das Caraíbas, dominam a lista de 15 países ou territórios com uma percentagem extraordinariamente elevada de espécies ameaçadas. Os Neotrópicos, lar de quase metade dos anfíbios do mundo, são também o reino mais ameaçado, com 48% das espécies em risco de extinção. Outras grandes concentrações de anfíbios ameaçados são encontradas no oeste dos Camarões e no leste da Nigéria, nas montanhas do Arco Oriental da Tanzânia, em Madagáscar, nos Gates Ocidentais da Índia, no Sri Lanka e no centro e sul da China.

A conservação precisa ser massivamente ampliada. Desde 1980, o risco de extinção de 63 espécies foi reduzido devido a intervenções de conservação, provando que a conservação funciona. Devemos aproveitar esta dinâmica e aumentar significativamente o investimento na conservação dos anfíbios se quisermos travar e reverter o declínio. Com base nos resultados do GAA2, este relatório fornece orientações para a conservação, identificando paisagens com números desproporcionalmente elevados de espécies ameaçadas, bem como os géneros de anfíbios mais ameaçados. Destaca também a necessidade de proteger locais de importância mundial para os anfíbios e a necessidade urgente de compreender melhor e encontrar soluções para os problemas que as doenças e as alterações climáticas apresentam. É imperativo que utilizemos agora esta informação para conservar e restaurar eficazmente os anfíbios do mundo.

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta