(Imagem: Departamento de Saúde e Controle Ambiental da Carolina do Sul)


Comunicado de imprensa
Universidade da Califórnia, São Francisco
31 de maio de 2023

A indústria química tirou uma página do manual do tabaco quando descobriu e suprimiu seu conhecimento sobre os danos à saúde causados ​​pela exposição a PFAS (substâncias per e polifluoroalquil), de acordo com uma análise de documentos anteriormente secretos da indústria pela UC San Francisco (UCSF) pesquisadores.

Um novo artigo publicado em 31 de maio de 2023, em Anais da Saúde Global, examina documentos da DuPont e da 3M, os maiores fabricantes de PFAS. O documento analisa as táticas que a indústria usou para atrasar a conscientização pública sobre a toxicidade do PFAS e, por sua vez, atrasar os regulamentos que regem seu uso. Os PFAS são produtos químicos amplamente utilizados em roupas, utensílios domésticos e produtos alimentícios e são altamente resistentes à decomposição, o que lhes dá o nome de “produtos químicos eternos”. Eles agora são onipresentes nas pessoas e no meio ambiente.

“Esses documentos revelam evidências claras de que a indústria química sabia dos perigos do PFAS e falhou em deixar o público, reguladores e até mesmo seus próprios funcionários conhecerem os riscos”, disse Tracey J. Woodruff, Ph.D., professor e diretor do UCSF Program on Reproductive Health and the Environment (PRHE), ex-cientista sênior e consultor de políticas da Agência de Proteção Ambiental (EPA) e autor sênior do artigo.

Esta é a primeira vez que esses documentos da indústria de PFAS foram analisados ​​por cientistas usando métodos projetados para expor as táticas da indústria do tabaco.

Efeitos adversos conhecidos há décadas

Os documentos secretos da indústria foram descobertos em uma ação movida pelo advogado Robert Bilott, que foi o primeiro a processar a DuPont por contaminação de PFAS e cuja história foi apresentada no filme “Dark Waters”. Bilott deu os documentos, que abrangem 45 anos, de 1961 a 2006, aos produtores do documentário “The Devil We Know”, que os doaram à Biblioteca de Documentos da Indústria Química da UCSF.

“Ter acesso a esses documentos nos permite ver o que os fabricantes sabiam e quando, mas também como as indústrias poluidoras mantêm privadas as informações críticas de saúde pública”, disse a primeira autora Nadia Gaber, MD, Ph.D., que liderou a pesquisa como PRHE companheiro e agora é um residente de medicina de emergência. “Esta pesquisa é importante para informar a política e nos levar a um princípio de precaução, em vez de reacionário, de regulamentação química”.

Pouco se sabia publicamente sobre a toxicidade do PFAS nos primeiros 50 anos de seu uso, afirmaram os autores no artigo “The Devil They Knew: Chemical Documents Analysis of Industry Influence on PFAS Science”, apesar do fato de que “a indústria tinha múltiplas estudos mostrando efeitos adversos à saúde pelo menos 21 anos antes de serem relatados em descobertas públicas”.

O artigo declara: “A DuPont tinha evidências de toxicidade de PFAS a partir de estudos internos com animais e ocupacionais que não publicaram na literatura científica e falhou em relatar suas descobertas à EPA conforme exigido pela TSCA. Esses documentos foram todos marcados como ‘confidenciais’ e, em alguns casos, os executivos do setor são explícitos de que ‘queriam este memorando destruído’”.

Suprimir informações para proteger um produto

O documento documenta uma linha do tempo do que a indústria sabia versus conhecimento público e analisa as estratégias que a indústria química usou para suprimir informações ou proteger seus produtos nocivos. Exemplos incluem:

  • Já em 1961, de acordo com um relatório da empresa, o chefe de toxicologia da Teflon descobriu que os materiais de teflon tinham “a capacidade de aumentar o tamanho do fígado de ratos em doses baixas” e aconselhou que os produtos químicos “sejam manuseados ‘com extremo cuidado’ e que ‘o contato com a pele deve ser estritamente evitado.’”
  • De acordo com um memorando interno de 1970, o Laboratório Haskell, financiado pela DuPont, descobriu que o C8 (um dos milhares de PFAS) é “altamente tóxico quando inalado e moderadamente tóxico quando ingerido”. E em um relatório privado de 1979 para a DuPont, os laboratórios Haskell descobriram que os cães que foram expostos a uma única dose de PFOA “morreram dois dias após a ingestão”.
  • Em 1980, a DuPont e a 3M descobriram que duas das oito funcionárias grávidas que trabalharam na fabricação de C8 deram à luz crianças com defeitos congênitos. A empresa não publicou a descoberta nem contou aos funcionários sobre isso e, no ano seguinte, um memorando interno declarou: “Não sabemos de nenhuma evidência de defeitos congênitos causados ​​por C-8 na DuPont”.

Apesar desses e de outros exemplos, a DuPont garantiu a seus funcionários em 1980 que o C8 “tem uma toxicidade menor, como o sal de mesa”. Referindo-se a relatos de contaminação de águas subterrâneas por PFAS perto de uma das fábricas da DuPont, um comunicado de imprensa de 1991 afirmou: “O C-8 não tem efeitos tóxicos ou prejudiciais à saúde conhecidos em humanos nos níveis de concentração detectados”.

Como a atenção da mídia para a contaminação por PFAS aumentou após ações judiciais em 1998 e 2002, a DuPont enviou um e-mail à EPA perguntando: “Precisamos que a EPA diga rapidamente (como amanhã) o seguinte: que os produtos de consumo vendidos sob a marca Teflon são seguros e até o momento existem não há efeitos para a saúde humana conhecidos por serem causados ​​pelo PFOA.”

Em 2004, a EPA multou a DuPont por não divulgar suas descobertas sobre o PFOA. O acordo de $ 16,45 milhões foi a maior penalidade civil obtida sob os estatutos ambientais dos EUA na época. Mas ainda era apenas uma pequena fração da receita anual de US$ 1 bilhão da DuPont com PFOA e C8 em 2005.

“Como muitos países buscam ações legais e legislativas para reduzir a produção de PFAS, esperamos que eles sejam auxiliados pela linha do tempo das evidências apresentadas neste documento”, disse Woodruff. “Esta linha do tempo revela falhas graves na forma como os EUA atualmente regulam produtos químicos nocivos.”

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta