Ecosocialist Bookshelf é uma coluna mensal, hospedada por Ian Angus. Os livros descritos aqui podem ser revistos detalhadamente no futuro. A inclusão de um livro não implica endosso, ou que a C&C concorda com tudo (ou mesmo com qualquer coisa!) que esses livros dizem.


Sai Englert
COLONIALISMO DE COLONOS
Uma introdução
Pluto Press, 2023
Englert destaca as maneiras pelas quais o colonialismo moldou e continua a moldar nossa ordem econômica e política global. Da acumulação voraz de recursos, terra e trabalho, passando pela expropriação e genocídio indígena, até o desenvolvimento do racismo como forma de controle social, o colonialismo dos colonos está profundamente conectado a muitos dos males sociais que continuamos a enfrentar hoje.

Thomas Piketty
HORA DO SOCIALISMO
Despachos de um mundo em chamas, 2016-2021

Editora da Universidade de Yale, 2021
Por mais de trinta anos, o autor best-seller de Capital no século XXI passou do liberalismo para o socialismo. Nesses ensaios, ele defende uma concepção inclusiva e expansiva do socialismo, como contrapeso ao hipercapitalismo que define a ideologia econômica dominante no mundo de hoje. Ele não é marxista, mas sua crítica ao capitalismo é poderosa.

Stephanie Seneff
LEGADO TÓXICO
Como o herbicida glifosato está destruindo nossa saúde e o meio ambiente

Chelsea Verde, 2021 See More
Um cientista de pesquisa sênior do MIT fornece evidências convincentes, com base em estudos revisados ​​por pares, mostrando que o herbicida mais usado no mundo está tendo efeitos devastadores na saúde humana. As empresas de agroquímicos afirmam que é seguro, mas a ciência e os casos jurídicos históricos discordam.

William I. Robinson
O CAPITALISMO GLOBAL PODE DURAR?
Clarity Press, 2022
Uma visão geral da crise do capitalismo e da batalha pelo futuro da humanidade. Com base em 30 anos de estudos e ativismo, Robinson argumenta que, em uma tentativa desesperada de manter seu poder e lucros enquanto a humanidade entra em uma temporada de caos e guerra civil global, nossos governantes construirão um estado policial global para conter a rebelião em massa.

Siddharth Mukherjee
A CANÇÃO DA CÉLULA
Uma Exploração da Medicina e do Novo Humano

Simon & Schuster, 2022
A descoberta das células – e a reformulação do corpo humano como um ecossistema celular – anunciou o nascimento de um novo tipo de medicina baseada na manipulação terapêutica das células. Mukherjee, médico, pesquisador e escritor convincente, conta a história de como os cientistas descobriram as células, começaram a entendê-las e agora estão usando esse conhecimento para criar novas terapias e até mesmo novos seres humanos.

Sophie Bond, Amanda Thomas e Gradon Processados
PARADA DE ÓLEO
Justiça Climática e Esperança
Pluto Press, 2023
A história de como grupos comunitários se mobilizaram contra a exploração de petróleo em alto mar em Aotearoa, Nova Zelândia, como esse movimento foi atacado pelo estado neoliberal e como a solidariedade e a responsabilidade política brilharam através da repressão, levando-nos a um futuro melhor para a justiça climática em todo o mundo globo.

John Lucassen
A HISTÓRIA DO TRABALHO
Uma Nova História da Humanidade
Editora da Universidade de Yale, 2022
Desde a caça-coleção há mais de 700.000 anos até as reuniões de zoom, os humanos sempre trabalharam para fazer o mundo atender às suas necessidades. A ambiciosa história de Lucassen examina o trabalho da humanidade ao longo dos tempos, na China, Índia, África, Américas e Europa, desde camponeses nas primeiras sociedades agrárias até a precária existência dos trabalhadores temporários de hoje.

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta