Ecosocialist Bookshelf é uma coluna mensal, hospedada por Ian Angus. Os livros descritos aqui podem ser revistos detalhadamente no futuro. A inclusão de um livro não implica endosso, ou que a C&C concorda com tudo (ou mesmo com qualquer coisa!) que esses livros dizem.


Annie Proulx
FEN, PÂNTANO E PÂNTANO
Uma breve história da destruição das turfeiras e seu papel na crise climática

Simon & Schuster, 2022
A vencedora do Prêmio Pulitzer, Annie Proulx, traz testemunho e pesquisa sobre o papel vitalmente importante que as zonas úmidas desempenham na preservação do meio ambiente – armazenando as emissões de carbono que aceleram as mudanças climáticas. Seu relato abrangente e idiossincrático mostra que pântanos, pântanos, pântanos e estuários marinhos são cruciais para a sobrevivência da Terra e documenta sua destruição sistêmica em busca de lucro.

Rob Wallace
A CULPA DO NOSSO SARS
Covid-19 na era Biden

Imprensa de revisão mensal, 2023
Depois que meio milhão morreu de Covid durante a administração de Trump, Joe Biden prometeu uma correção de curso orientada pela ciência, mas, pouco mais de um ano depois, outro meio milhão de americanos foram mortos pelo vírus. O que aconteceu? O epidemiologista evolutivo Rob Wallace cataloga as falhas do governo Biden em controlar o surto. Ele também mostra que, além de questões de personalidade ou partido político específico, foi um declínio estrutural de décadas associado a colocar os lucros à frente das pessoas que destruiu a saúde pública dos EUA.

Alexandre Antonelli
O UNIVERSO ESCONDIDO
Aventuras na Biodiversidade
Editora da Universidade de Chicago, 2022
Como as mudanças climáticas, a perda de habitat e outras ameaças colocaram quase um quinto de todas as espécies da Terra em risco de extinção nas próximas décadas, uma compreensão mais profunda da biodiversidade nunca foi tão importante. O cientista brasileiro Alexandre Antonelli mostra o que está em jogo na luta para proteger e restaurar a biodiversidade, mas também o que pode e deve ser feito agora para proteger nosso planeta e a nós mesmos no futuro.

Walter Rodney
MARXISMO DECOLONIAL
Ensaios da Revolução Pan-Africana

Verso, 2022
Walter Rodney, autor do brilhante Como a Europa Subdesenvolveu a África, foi uma figura revolucionária perspicaz nos movimentos pan-africanos e socialistas das décadas de 1960 e 1970. Esta é uma coleção valiosa de seus ensaios sobre uma ampla gama de assuntos, mas infelizmente os editores não fornecem informações sobre quando ou onde os ensaios foram publicados pela primeira vez, tornando impossível entender como eles se encaixam no desenvolvimento pessoal de Rodney ou na história do período. .

David Michael Smith
HOLOCAUSTOS SEM FIM
Morte em massa na história do Império dos Estados Unidos

Imprensa de revisão mensal, 2023
O Império dos EUA contou com uma perda de vidas quase inimaginável, desde o seu início até o presente. Smith demonstra que as mortes em massa, longe de serem exceções infelizes a um registro histórico benigno, foram indispensáveis ​​na ascensão do império mais rico e poderoso da história do mundo. Ao mesmo tempo, Smith aponta para uma extraordinária história de resistência de povos indígenas, afrodescendentes, trabalhadores e pessoas de mentalidade democrática em todo o mundo.

Guglielmo Carchedi e Michael Roberts
CAPITALISMO NO SÉCULO XXI
Pelo prisma do valor

Pluto Press, 2023
Dois notáveis ​​economistas marxistas mostram como a lei do valor de Marx explica inúmeras questões em nosso mundo moderno. Tanto nas economias avançadas quanto na periferia, a teoria do valor fornece uma estrutura analítica penetrante por meio da qual podemos abordar tópicos tão variados como trabalho, lucratividade, automação e IA, meio ambiente, natureza e ecologia, o papel da China, imperialismo e Estado.

Ian Angus
A GUERRA CONTRA OS COMUNS
Desapropriação e Resistência na Construção do Capitalismo
(Imprensa de revisão mensal, 2023)

David McNally, autor de Sangue e Dinheiro e monstros do mercadoescreve: “Há muito tempo queria um volume que mostrasse como a destruição dos bens comuns abriu caminho para o capitalismo e a crise ambiental. Graças a Ian Angus, agora temos esse livro. A Guerra Contra os Comuns é um relato contundente e altamente acessível do que aflige nosso mundo e como podemos consertá-lo. Com base em um profundo conhecimento histórico, Angus demonstra que a luta pela reconstrução dos bens comuns é essencial para um mundo de justiça e sustentabilidade. Este é um livro para todos os que procuram verdadeiramente mudar o mundo.”

A Guerra Contra os Comuns pode ser encomendado agora na maioria das livrarias e diretamente na Monthly Review Press

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta