Fonte: Wikimedia Commons


Ecosocialist Bookshelf é uma coluna mensal, hospedada por Ian Angus. Os livros descritos aqui podem ser revistos detalhadamente no futuro. A inclusão de um livro não implica endosso, ou que a C&C concorda com tudo (ou mesmo com qualquer coisa!) que esses livros dizem.


Alex Callinicos
A NOVA ERA DA CATÁSTROFE
livros de política
O mundo enfrenta uma crise multidimensional, abraçando a crescente destruição da natureza e a degradação do trabalho, uma economia mundial estagnada desde a crise financeira global e conflitos interimperialistas crescentes. O sistema capitalista está atingindo os amortecedores e nos lançando para o colapso social. Múltiplas falhas no sistema provocarão ainda mais movimentos de massa que podem desafiar uma miríade de formas de opressão e abrir caminho para um mundo justo e sustentável.

Bartow J. Elmore
SEMEAR DINHEIRO
O Passado da Monsanto e o Nosso Futuro Alimentar

WW Norton
Elmore traça a evolução da Monsanto de uma pequena startup química em St. Louis para uma potência global do agronegócio. A Monsanto usou os lucros derivados de produtos tóxicos, incluindo DDT, PCBs e Agente Laranja, para construir um império agrícola baseado na engenharia genética e em alguns dos venenos mais poderosos já produzidos.

Jonathan Kennedy
PATOGÊNESE
Uma História do Mundo em Oito Pragas

Casa Aleatória Pinguim
Baseando-se nas pesquisas mais recentes em áreas que vão da genética e antropologia à arqueologia e economia, Kennedy nos leva por sessenta mil anos de história, explorando oito grandes surtos de doenças infecciosas, argumentando que não é a força humana, mas o humilde micróbio que vence guerras e derruba impérios.

Bruce Clark & ​​​​Sebastien Dutreuil, editores
ESCREVER GAIA
A correspondência científica de James Lovelock e Lynn Margulis

Cambridge University Press
Nas décadas de 1970 e 1980, James Lovelock escreveu vários livros best-sellers para promover sua visão de que a Terra é um sistema autorregulado no qual a própria vida mantém condições favoráveis ​​à vida. A controversa “Hipótese de Gaia” foi desenvolvida em conjunto com a bióloga Lynn Margulis, que acabou rejeitando o argumento de Lovelock. Este livro bem documentado traça sua colaboração de décadas por meio de mais de 300 cartas.

Tsenay Serequeberhan, editor
VOLTAR À FONTE
Textos Selecionados de Amilcar Cabral

Imprensa de Revisão Mensal
Revisado e Ampliado. Lutador pela liberdade pan-africano e teórico anti-imperialista Amilcar Cabral liderou a luta pela independência da Guiné-Bissau de 1956 até seu assassinato por um agente português em 1973. Publicada pela primeira vez em 1973, esta nova edição foi expandida para incluir textos importantes de Revolução na Guiné para Nosso povo são nossas montanhasjuntamente com discursos feitos nos últimos anos de sua vida.

Gregory Claeys
UTOPIANISMO PARA UM PLANETA MORRENDO
A vida após o consumismo
Editora da Universidade de Princeton
Claeys examina as maneiras pelas quais o pensamento utópico, desde suas origens na antiga Esparta e ideias da Era de Ouro até os pensadores de hoje, pode oferecer orientação moral e imaginativa diante da catástrofe. A tradição utópica, que tem criticado o consumo conspícuo e a indulgência luxuosa, pode iluminar o caminho para uma sociedade que enfatize a igualdade, a sociabilidade e a sustentabilidade. Ele oferece um programa radical que combina ideias da teoria da sociabilidade com propostas para abandonar os combustíveis fósseis e deixar de depender de commodities insustentáveis.

Vovô Krenak
A VIDA NÃO É ÚTIL
livros de política
O ativista indígena brasileiro Aiton Krenak desafia as ideias de ordem, progresso, desenvolvimento, consumismo e capitalismo que dominaram toda a nossa existência. Ele argumenta que a vida não é ‘útil’ e ‘civilização’ não é destino. Após a pandemia, temos a oportunidade de criar mudanças profundas e significativas na maneira como vivemos.

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta