Ecosocialist Bookshelf é uma coluna mensal, hospedada por Ian Angus. Os livros descritos aqui podem ser revistos detalhadamente no futuro. A inclusão de um livro não implica endosso, ou que a C&C concorda com tudo (ou mesmo com qualquer coisa!) que esses livros dizem.


Seis novos livros

Adrienne Buller
O VALOR DE UMA BALEIA
Sobre as ilusões do capitalismo verde
Manchester University Press, 2022
Uma crítica contundente e perspicaz que examina os vieses fatais que moldaram a resposta de nossas instituições governamentais ao colapso climático e ambiental. Buller mostra o que há de errado com a precificação do carbono, o ‘crescimento verde’ e a mercantilização da natureza, expondo a lógica autodestrutiva das ‘soluções’ baseadas na criação de novas oportunidades de lucro.

David Camfield
FUTURO EM FOGO
Capitalismo e a política da mudança climática

PM Press & Fernwood Books, 2022
Somente movimentos sociais de massa disruptivos podem forçar os governos a fazer as mudanças de que precisamos. Camfield argumenta que vale a pena lutar por um planeta devastado e que, em última análise, a única solução para a crise ecológica criada pelo capitalismo é uma transição para o ecossocialismo.

Beatrice Adler-Bolton e Artie Square
SAÚDE COMUNISMO
Verso, 2022
Os ativistas de deficiência e saúde Adler-Bolton e Vierkant defendem uma nova política radical de solidariedade construída com base no entendimento de que não devemos basear o valor da vida humana na disposição ou capacidade de ser produtivo dentro da economia política atual.

Elena Conis
COMO VENDER UM VENENO
A ascensão, queda e retorno tóxico do DDT
Livros em Negrito, 2022
A história de um veneno infame que deixou corpos tóxicos e dizimou a vida selvagem em seu rastro – e agora está de volta! Conis segue o DDT das fazendas, fábricas e enclaves suburbanos do pós-guerra até os andares do Congresso, onde os barões da indústria e os fundos de cérebros da Madison Avenue estão vendendo a ideia de que um pouco de veneno em nossa comida e corpo não é motivo de preocupação.

Jennifer Raff
ORIGEM
Uma história genética das Américas

Doze Livros, 2022
Estudos de genomas completos estão fornecendo novos insights sobre quem foram os primeiros povos das Américas, como e por que fizeram a travessia, como se dispersaram para o sul e como viveram. Uma visão geral dessas novas histórias nas Américas do Norte e do Sul e um vislumbre de como as ferramentas da genética revelam detalhes sobre a história e a evolução humana.

carpinteiro de sumner
FORMAS INFINITAS
A vida secreta das vespas
Harper Collins, 2022
Todos se preocupam com o colapso das populações de abelhas. Mas e suas primas, as tão difamadas vespas? As vespas são 100 milhões de anos mais velhas que as abelhas; há dez vezes mais espécies de vespas do que abelhas. Como predadores e polinizadores, eles mantêm o equilíbrio ecológico do planeta sob controle. Um mundo sem vespas seria tão devastado ecologicamente quanto um mundo sem abelhas, besouros ou borboletas.


Seis ensaios recentes

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta