Ecosocialist Bookshelf é um artigo mensal sobre Clima e Capitalismo, organizado por Ian Angus. Os livros descritos aqui podem ser revistos detalhadamente no futuro. A inclusão de um livro não implica endosso, ou que a C&C concorda com tudo (ou mesmo com qualquer coisa!) que esses livros dizem.


Mark Williams e Jan Zalasiewicz
O OÁSIS CÓSMICO
A Notável História da Biosfera da Terra
Oxford University Press, 2022
Um relato popular e não técnico da origem, história e estado atual da vida na Terra. Os autores, que desempenharam papéis importantes na definição do Antropoceno, mostram como os padrões de diversidade na superfície do planeta evoluíram e como a atividade humana está degradando a biodiversidade e o espaço em que a vida pode existir.

David P. Thomas e Veldon Coburn, editores
CAPITALISMO E ESTRAGAMENTO
Canadá corporativo em casa e no exterior
Editora Fernwood, 2022
Uma análise rigorosa do papel da atividade corporativa canadense nos processos de desapropriação, incluindo uma ampla gama de estudos de caso que destacam o papel das corporações canadenses na produção, aprofundamento e exacerbação das condições de desapropriação tanto em casa quanto no exterior.

Ed Young
UM MUNDO IMENSO
Como os sentidos dos animais revelam os reinos ocultos ao nosso redor
Alfred A. Knopf. 2022
A Terra está repleta de imagens e texturas, sons e vibrações, cheiros e sabores, campos elétricos, magnéticos e gravitacionais, mas cada ser vivo, incluindo os humanos, pode sentir apenas uma pequena fração dessa realidade. Explorar como animais, peixes e insetos experimentam seus arredores fornece visões dramaticamente diferentes do mundo que compartilhamos.

Robert Gottlieb
POLÍTICA CENTRADA NA PREOCUPAÇÃO
Da casa para o planeta
Imprensa do MIT, 2022
O cuidado, argumenta Gottlieb, deve ser universal – seja assistência médica para todos, cuidado com a terra, cuidado no trabalho ou cuidado com a casa, compartilhado igualmente por homens e mulheres. Urgindo reformas estratégicas e estruturais que impliquem mudanças radicais e revolucionárias, ele propõe uma política prática e utópica da vida cotidiana.

Carolyn J. Eichner
A COMUNA DE PARIS
Uma breve história
Rutgers University Press, 2022
Em 18 de março de 1871, as mulheres parisienses impediram que o exército retirasse a artilharia de seu bairro operário. Ordenados a atirar, as tropas se viraram e prenderam seus líderes. Assim começou a Comuna de Paris, a guerra civil revolucionária da França que abalou o século XIX e moldou o século XX. O breve relato de Eichner é uma excelente introdução aos eventos que Marx saudou como a primeira revolução da classe trabalhadora.

Max Siollun
O QUE A INGLATERRA FEZ COM A NIGÉRIA
Uma Breve História de Conquista e Regra
Hurst & Company, 2021 See More
A maioria dos relatos sobre a colonização da Nigéria a apresenta como uma nobre missão civilizadora que acabou com a superstição bárbara e a liderança tribal corrupta. Siollun destrói a mitologia imperial, mostrando como a identidade étnica e religiosa foi cinicamente explorada para manter o controle, enquanto a remodelação vigorosa de práticas legais e sociais de longa data alterou permanentemente a cultura e a política interna das comunidades indígenas.

Holly Jean Buck
ACABANDO COM OS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Por que Net Zero não é suficiente
Versos Livros, 2021 See More
A indústria de combustíveis fósseis deve chegar ao fim, mas não partirá voluntariamente. Buck argumenta que as coalizões rural-urbanas podem construir o poder político necessário para nacionalizar a indústria de combustíveis fósseis e implantar tecnologias de geoengenharia para extrair carbono da atmosfera.

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta