Na sexta-feira, a Casa Branca anunciou a escalada mais imprudente e perigosa de seu envolvimento na guerra com a Rússia até o momento, que decidiu treinar pilotos ucranianos para pilotar caças F-16 fabricados nos EUA e enviar os aviões com capacidade nuclear para O campo de batalha.

O conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse a repórteres na cúpula do G7 no Japão que Biden “informou seus colegas do G7 que os Estados Unidos apoiarão um esforço conjunto para treinar pilotos ucranianos em caças de quarta geração, incluindo F-16”. Ele acrescentou que os EUA “trabalharão com nossos aliados para determinar quando os aviões serão entregues, quem os entregará e quantos”.

Enfrentando uma série de grandes reveses militares para suas forças na Ucrânia, os Estados Unidos estão expandindo maciçamente seu envolvimento direto na guerra, com consequências potencialmente catastróficas para toda a humanidade.

Embora lançado pela primeira vez décadas atrás, o F-16 foi continuamente atualizado e continua sendo um dos sistemas de armas mais capazes, complexos e mortais do mundo. Com um alcance de mais de 500 milhas, é capaz de colocar em campo o Joint Air-to-Surface Standoff Missile, com um alcance de até 1.200 milhas. Essas armas ameaçam Moscou e São Petersburgo.

Em março passado, o Pentágono rejeitou um plano de enviar MiG-29 semi-obsoletos da era soviética para a Ucrânia, porque “pode ser confundido com uma escalada e pode resultar em uma reação russa significativa que pode aumentar as perspectivas de uma escalada militar com a OTAN”.

O fato de que essas palavras são muito mais aplicáveis ​​à decisão de enviar F-16 aponta para o grau em que a guerra na Ucrânia está saindo de controle.

Em um grau ainda maior do que o tanque de batalha M1 Abrams, o envio de caças F-16 para a Ucrânia envolveria a implantação de infraestrutura logística e linhas de abastecimento para a Ucrânia a partir dos países da OTAN, provavelmente incluindo a implantação de empreiteiros civis americanos para ajudar a manter esses sofisticados sistemas.

O F-16 é o carro-chefe do programa de “compartilhamento nuclear” dos Estados Unidos. No caso de uma guerra nuclear em grande escala, as bombas atômicas baseadas na Turquia, Alemanha e Polônia, lançadas por caças F-16, estariam entre as primeiras a explodir.

O anúncio de que a OTAN enviaria caças F-16 para a Ucrânia ocorre em flagrante desafio às múltiplas promessas explícitas feitas pelo governo Biden ao público, com o objetivo de tranquilizar a população de que estava tentando evitar uma escalada de uma guerra em grande escala com Rússia com armas nucleares.

Em março de 2022, Biden afirmou,

a ideia de que vamos enviar equipamento ofensivo e ter aviões, tanques e trens com pilotos e tripulações americanos, apenas entenda – e não se engane, não importa o que todos digam – isso é chamado de Terceira Guerra Mundial .

Em maio, Biden disse:

Não estaremos diretamente envolvidos neste conflito, seja enviando tropas americanas para lutar na Ucrânia ou atacando as forças russas. Não estamos encorajando ou permitindo que a Ucrânia ataque além de suas fronteiras.

Um por um, Biden cruzou cada uma das “linhas vermelhas” que estabeleceu para limitar o envolvimento de seu governo na guerra.

Em janeiro, o governo Biden anunciou que enviaria dezenas dos principais tanques de batalha M1 Abrams para a Ucrânia, juntamente com centenas de outros tanques principais de países da OTAN.

Em abril, documentos vazados revelaram que 97 tropas de operações especiais da OTAN estão posicionadas na Ucrânia, ao lado de 71 militares americanos em serviço ativo. Essas tropas, segundo matéria publicada esta semana no jornal Wall Street Journalestão “operando muito perto das linhas de frente” e são uma “influência orientadora na atividade das forças especiais ucranianas”.

A Ucrânia recebeu autorização dos EUA em particular para realizar ataques dentro da própria Rússia e, em fevereiro, a subsecretária de Estado para Assuntos Políticos dos EUA, Victoria Nuland, endossou publicamente os ataques ucranianos dentro da Crimeia. “Esses são alvos legítimos”, disse Nuland.

A Ucrânia está atingindo-os. Estamos apoiando isso.

Agora, com o envio de caças F-16, os Estados Unidos cruzaram a última dessas autoproclamadas linhas vermelhas.

Mas a guerra não conta com o apoio da população. Apenas um em cada cinco americanos aprova a expansão do envolvimento dos EUA na guerra, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Maryland.

É por esse motivo que o governo Biden mentiu sistematicamente sobre seus planos de intensificar a guerra e procurou disfarçar suas medidas de escalada há muito planejadas como respostas improvisadas à “pressão” pública de seus aliados da OTAN e membros do Congresso.

Essa foi a narrativa apresentada repetidas vezes na mídia americana. “Por mais de um ano, colocar os F-16 nos céus da Ucrânia para uso contra a Rússia tem sido o santo graal de Kiev… De repente, o presidente Biden disse que sim”, escreveu o jornal. Washington Post.

A reviravolta, segundo autoridades americanas, europeias e ucranianas, é resultado de uma pressão constante de aliados, do Congresso e do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que acaba de concluir visitas às capitais europeias.

Essa narrativa tem apenas uma ruga, a saber, o fato de os EUA trabalharem em planos para enviar caças F-16 desde pelo menos julho de 2022. Naquele mês, John Kirby, coordenador do Conselho de Segurança Nacional para comunicações estratégicas, confirmou que o Pentágono está discutindo “o fornecimento de aeronaves de caça aos ucranianos”, e o general da Força Aérea Charles Q. Brown Jr. afirmou que “as discussões estão em andamento” para enviar caças dos EUA-OTAN para a Ucrânia.

O anúncio da Casa Branca de que enviaria caças F-16 para a Ucrânia, sob pressão de uma série de derrotas militares, prepara o terreno para uma nova escalada da guerra, ameaçando um conflito em grande escala entre os países com os maiores dois maiores arsenais nucleares.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta