A Ponte Mackinac é visível de um marcador perto da Linha 5 da Enbridge, na costa norte do Estreito de Mackinac, em Michigan. | Neil Blake / Imprensa de Grand Rapids via AP

LANSING, Michigan – Na sexta-feira, 28 de abril, o Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Questões Indígenas convocou o Canadá e os Estados Unidos para desativar o oleoduto da Linha 5 da Enbridge, que passa sob o Estreito de Mackinac.

Conectando o Lago Michigan e o Lago Huron, os Estreitos são as vias navegáveis ​​curtas entre as Penínsulas Superior e Inferior do estado de Michigan.

No relatório final de sua sessão anual, o UNPFII afirmou que a Linha 5 “coloca em risco[s] os Grandes Lagos” e “representa uma ameaça real e crível aos direitos de pesca protegidos por tratados dos Povos Indígenas nos Estados Unidos e no Canadá”.

A Linha 5 fica logo a oeste da Ponte Mackinac e foi construída em 1953 para transportar petróleo das areias asfálticas na província canadense de Alberta para navios-tanque no Lago Superior.

Um mergulhador inspeciona um dos oleodutos da Linha 5 no fundo do lago no Estreito de Mackinac. | Foto via National Wildlife Federation

Para convencer os moradores locais a aceitar a Linha 5, a empresa enviou vendedores para a região no início dos anos 1950 apresentando o projeto como “essencial para a defesa dos Estados Unidos e de todo o continente norte-americano” em meio à Guerra Fria.

Nas décadas que se seguiram, a Enbridge aumentou continuamente a taxa de fluxo. Em 2013, a corporação estava bombeando 540.000 barris por dia sob o Estreito.

O UNPFII recomenda que o Canadá e os Estados Unidos “desativem a Linha 5”, disse um porta-voz.

O órgão foi criado em 2000 para fornecer assessoria e recomendações sobre questões indígenas ao Conselho Econômico e Social da ONU. A reunião de 28 de abril da UNPFII pode ser visualizada neste link.

“Os Anishinabek são o povo dos Grandes Lagos e nunca antes houve um apelo tão unificado para que os Estados Unidos e o Canadá abandonassem a infraestrutura de combustível fóssil para proteger nossa terra e água”, disse o presidente da comunidade indiana de Bay Mills Ogimaakwe. Whitney Gravelle em um comunicado.

Membros de uma coalizão de líderes anishinaabe e defensores do meio ambiente participaram do fórum para defender o destaque da Linha 5 como uma preocupação indígena e de direitos humanos.

“O oleoduto da Linha 5 da Enbridge já vazou pelo menos 29 vezes, derramando mais de 4,5 milhões [liters] de óleo. Não é uma questão de se, mas quando outra ruptura ocorrerá”, disse Michelle Woodhouse, Gerente do Programa de Água da Defesa Ambiental do Canadá em um comunicado.

Cory Morse / Imprensa de Grand Rapids via AP

“Numa época em que o mundo enfrenta crises de biodiversidade, água doce e clima, é inconcebível para o governo canadense apostar nos Grandes Lagos”, disse Woodhouse.

“O governo do Canadá deve retirar o uso do tratado de oleoduto de 1977 e trabalhar com os governos dos EUA e as Nações Anishinaabeg dos Grandes Lagos para fechar a Linha 5”, disse Woodhouse.

Vários representantes de comunidades indígenas na região dos Grandes Lagos apresentaram recentemente um relatório ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas expressando preocupação com o apoio do Canadá à Linha 5.

Esse relatório (que pode ser lido aqui) foi submetido à consideração da quarta Revisão Periódica Universal do Canadá, na qual o histórico de direitos humanos do Canadá será revisado e examinado por outros estados membros da ONU.

A próxima Revisão Periódica Universal do Canadá está programada para ocorrer de 6 a 17 de novembro de 2023, no Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. No mundo das pessoas, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Brandon Chew


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta