Uma zona desmilitarizada entre 100 e 120 quilômetros de largura (62 a 75 milhas) deve ser estabelecida no território da fronteira russa com a Ucrânia como parte de qualquer acordo pós-guerra, disse um assessor do gabinete presidencial da Ucrânia.

Mykhailo Podolyak, assessor do chefe do Gabinete do Presidente da Ucrânia, disse que a zona desmilitarizada deveria cobrir as regiões russas de Belgorod, Bryansk, Kursk e Rostov para proteger os territórios adjacentes na Ucrânia.

“Para garantir a segurança real dos residentes das regiões de Kharkiv, Chernihiv, Sumy, Zaporizhzhia, Luhansk e Donetsk e protegê-los de bombardeios, será necessário introduzir uma zona de desmilitarização de 100 a 120 km”, escreveu Podolyak em um tweet na segunda-feira.

Tal zona, que não pode ser usada ou ocupada por forças militares, provavelmente exigiria “um contingente de controle internacional obrigatório no primeiro estágio”, disse Podolyak.

Uma zona desmilitarizada deve ser um “tema chave” de um acordo pós-guerra, disse o assessor presidencial, que tem 1,2 milhão de seguidores no Twitter, acrescentando que tal amortecedor “impediria a recorrência de agressões no futuro”.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha diz que existem regras detalhadas para a criação e reconhecimento de zonas desmilitarizadas e o conceito não está muito distante de zonas hospitalares e outras áreas consideradas neutras durante os conflitos.

Um assessor do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, também disse na segunda-feira que a Ucrânia não tem interesse em nenhum cessar-fogo que garanta ganhos territoriais russos.

O principal conselheiro diplomático, Ihor Zhovkva, também se opôs às iniciativas internacionais de paz da China, Brasil, Vaticano e África do Sul, dizendo que o tempo para mediação com Moscou havia passado.

“Neste período de guerra aberta, não precisamos de mediadores. É tarde demais para mediação”, disse ele. “Não pode haver um plano de paz brasileiro, um plano de paz chinês, um plano de paz sul-africano quando se fala em guerra na Ucrânia”, disse Zhovkva em entrevista à agência de notícias Reuters.

A Rússia disse que está aberta a negociações de paz com Kiev, que pararam alguns meses após a invasão. Mas Moscou também insiste que quaisquer negociações sejam baseadas em “novas realidades”, o que significa o reconhecimento da anexação de cinco províncias ucranianas que controla total ou parcialmente – uma condição que Kiev não aceitará.

A China divulgou uma visão de paz de 12 pontos, que pede um cessar-fogo, mas não condena a invasão ou obriga a Rússia a se retirar dos territórios ocupados.

Pequim, que tem laços estreitos com a liderança da Rússia, enviou o principal enviado Li Hui a Kiev e Moscou neste mês para encorajar negociações de paz.

Zhovkva disse que o enviado foi informado em detalhes sobre a situação no campo de batalha, na usina nuclear de Zaporizhzhia, na rede elétrica e na transferência de crianças ucranianas para a Rússia, que Kiev diz ser um crime de guerra russo.

“Ele ouviu com muita atenção. Não houve resposta imediata… veremos. A China é um país sábio, que entende seu papel nos assuntos internacionais”, disse Zhovkva.

O Instituto para o Estudo da Guerra, um think tank com sede em Washington, DC, disse na segunda-feira que o Ministério das Relações Exteriores da China negou uma reportagem do jornal Wall Street Journal de que o representante especial da China para assuntos da Eurásia havia instado autoridades europeias a tentar acabar com a guerra. guerra na Ucrânia antes que ela aumentasse ou considere reconhecer o território anexado pela Rússia na Ucrânia.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, negou o relatório, acrescentando que a Ucrânia está agora em um “momento crítico” e a China continuará a trabalhar com todas as partes para resolver a crise, informou o instituto.

Fonte: www.aljazeera.com

Deixe uma resposta