A fumaça espessa sobre Pittsburgh estava tão forte esta semana que era quase impossível tirar uma foto do horizonte da cidade. | PA

A fumaça que se espalha pelos Estados Unidos a partir dos incêndios florestais no Canadá está atingindo mais duramente as comunidades pobres e minoritárias, disseram as autoridades nesta semana. As comunidades pobres já são mais propensas a viver perto de plantas poluentes e têm taxas mais altas de asma.

A situação dessas comunidades agora está piorando, pois grandes áreas dos EUA, de Minnesota a Nova York, estão envoltas em fumaça do Canadá.

Detroit, uma cidade majoritariamente negra com uma taxa de pobreza de cerca de 30%, teve uma das piores qualidades do ar nos Estados Unidos nesta semana, levando a Agência de Proteção Ambiental (EPA) a alertar que “todos deveriam ficar em casa”.

“Quanto mais você respira, você está inalando, literalmente, fogo, fumaça de acampamento, em seus pulmões”, disse Darren Riley, que foi diagnosticado com asma em 2018, alguns anos depois de chegar a Detroit. “Muitas comunidades enfrentam isso com muita frequência”, disse Riley, que é negro.

“E embora essa fumaça de incêndio florestal permita, infelizmente, que muitas pessoas sintam esse fardo, esse é um fardo que as comunidades enfrentam há muito tempo dia após dia.”

O site AirNow.gov da EPA mostrou que cidades como Chicago, Detroit, Indianápolis e Cleveland, Ohio, tinham “ar muito insalubre” no meio da semana.

Um círculo mais amplo de ar insalubre se espalhou por Pittsburgh, St Louis e Louisville, Kentucky.

No início deste mês, a fumaça dos incêndios florestais cobriu a costa leste dos EUA por dias.

Outra rodada de fumaça dos incêndios florestais estava se movendo pelo oeste da Pensilvânia e centro de Nova York e se dirigia para o meio do Atlântico, disse o meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia, Byran Jackson.

O lado sudoeste de Detroit abriga várias refinarias e fábricas em expansão. É uma das partes mais pobres da cidade.

De acordo com um relatório de 2022 da American Lung Association, a poluição de partículas de curto prazo da cidade está entre as piores dos EUA.

Em Chicago, onde cerca de 29% da população é negra, o prefeito Brandon Johnson pediu aos jovens, idosos e residentes com problemas de saúde que fiquem em casa. Ele prometeu “ações rápidas para garantir que indivíduos vulneráveis ​​tenham os recursos de que precisam para proteger a si mesmos e suas famílias”.

Um recorde de 30.000 milhas quadradas do Canadá foi queimado, de acordo com o governo canadense. “Enquanto os incêndios estiverem queimando e a fumaça estiver na atmosfera, será uma preocupação não apenas para os canadenses, mas também para os americanos”, disse o meteorologista canadense Steven Flisfeder.

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. No mundo das pessoas, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Roger McKenzie


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta