Polícia observa um protesto marcando o aniversário de dois anos do golpe militar que derrubou o governo de Mianmar liderado por Aung San Suu Kyi do lado de fora da Embaixada de Mianmar em Bangkok, Tailândia, quarta-feira, 1º de fevereiro de 2023 | PA

O estado de emergência de Mianmar, imposto pelos militares quando o país assumiu o poder há dois anos, foi prorrogado por mais seis meses.

A televisão estatal MRTV informou na quarta-feira que o Conselho Nacional de Defesa e Segurança (NDSC) se reuniu no dia anterior e tomou a decisão porque o país continua em uma situação anormal e precisa de tempo para se preparar para eleições pacíficas e estáveis.

Nominalmente um órgão administrativo constitucional, o NDSC é, na prática, controlado pelos militares.

Nenhuma data foi anunciada para as eleições, embora o chefe da junta militar no poder, General Min Aung Hlaing, tenha sugerido que elas poderiam ser realizadas em agosto.

O relatório de quarta-feira disse que as eleições seriam realizadas depois que as disposições do estado de emergência fossem cumpridas.

Ele permite que os militares assumam todas as funções governamentais, dando a Min Aung Hlaing poderes legislativos, judiciais e executivos.

O anúncio, feito no aniversário da tomada do poder pelo exército em 2021 do governo eleito de Aung San Suu Kyi, será visto como uma admissão de que o exército falhou em reprimir a oposição generalizada ao regime militar, que inclui cada vez mais a resistência armada, bem como como protestos não violentos e desobediência civil.

A constituição estipula que, para realizar uma eleição, os militares devem transferir as funções do governo para o presidente, que chefia o NDSC, seis meses antes das eleições, o que no caso atual significa o presidente interino Myint Swe, um aliado do exército.

Um porta-voz do clandestino Governo de Unidade Nacional da oposição, que atua como um governo paralelo oposto ao governo do exército, disse que a extensão não foi uma surpresa porque esperava que os militares buscassem consolidar seu controle no aniversário do golpe.

Nay Phone Latt disse em uma mensagem de texto que seu grupo e seus aliados têm o apoio do público, cuja determinação continuará até que a “revolução” seja alcançada.

Os críticos dizem que a eleição planejada pelos militares não será livre nem justa porque não há mídia independente e a maioria dos líderes do partido de Suu Kyi foi presa, escondida ou exilada.

A Sra. Suu Kyi está cumprindo sentenças de prisão totalizando 33 anos depois de ser condenada em uma série de processos politicamente corrompidos movidos pelos militares.

A Liga Nacional pela Democracia declarou em novembro passado que não aceitaria ou reconheceria a eleição planejada pelos militares, rotulando-a de “falsa”.

Estrela da Manhã


CONTRIBUINTE

Roger McKenzie


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta