O ataque ocorreu no estado de Santa Catarina, no sul do Brasil, e deixou várias crianças mortas e feridas.

Um homem armado com um pequeno machado atacou uma creche no sul do Brasil, matando quatro crianças em uma tragédia que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, chamou de “monstruosidade”.

O ataque ocorreu na quarta-feira, quando um homem de 25 anos escalou o muro de uma creche particular em Blumenau, cidade de Santa Catarina. Uma vez lá dentro, ele matou quatro crianças com idades estimadas entre quatro e sete anos e feriu várias outras, segundo o Hospital Santo Antonio local.

“Uma tragédia como esta é inaceitável, um ato absurdo de ódio e covardia… um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas”, disse o presidente Lula em um post no Twitter.

A polícia diz que o agressor foi preso. O evento acontece mais de uma semana depois que um estudante de 13 anos desferiu um ataque a faca em uma escola de São Paulo que matou uma professora e deixou outras cinco feridas.

Gráfico mostra a localização da cidade de Blumenau, em Santa Catarina, onde ocorreu o atentado de 5 de abril [Al Jazeera]

Detalhes sobre o número de crianças feridas no ataque de quarta-feira permanecem incertos. A Associated Press disse que cinco crianças feridas foram levadas ao hospital, segundo o prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt.

As agências de notícias Reuters e AFP, por sua vez, informaram que quatro crianças ficaram feridas, citando o Hospital Santo Antonio e autoridades locais, respectivamente.

Imagens em redes de TV mostraram pais chorando do lado de fora da creche Cantinho do Bom Pastor. Um detetive da polícia disse a repórteres de televisão que os investigadores procurariam um possível motivo.

Hildebrandt disse que as aulas foram suspensas e que a cidade vai decretar luto.

O ataque é o segundo do gênero ocorrido em Santa Catarina, onde um suspeito com uma faca matou três crianças pequenas e dois adultos em uma creche em 2021.

De acordo com um relatório de pesquisadores liderados por Daniel Cara, professor de educação da Universidade de São Paulo, 16 ataques ou episódios violentos aconteceram em escolas entre 2000 e 2022.

“Não há dor maior do que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas”, escreveu Lula na quarta-feira no Twitter.

“Meus pensamentos e orações são as famílias das vítimas e a comunidade de Blumenau diante da monstruosidade do ocorrido.”

Fonte: www.aljazeera.com

Deixe uma resposta