Senador Richard Durbin
Presidente, Comitê do Judiciário Senado dos Estados Unidos
fax: (202) 228-0400

Senadora Lindsay O. Graham
Membro graduado, Comitê do Judiciário do Senado dos Estados Unidos
fax: (202) 224-3808

Caros senadores Durbin e Graham:

Escrevemos em nome da Associação de Estudos do Oriente Médio da América do Norte (MESA) e do seu Comitê de Liberdade Acadêmica para expressar nossa grave preocupação em relação ao esforço dos membros republicanos do Comitê Judiciário para difamar e deslegitimar o Centro para Segurança, Raça e Direitos em Rutgers University-Newark Law School, e especialmente seu fundador e diretor executivo, Professor Sahar Aziz. Este esforço ameaça claramente o direito à liberdade de expressão da Primeira Emenda e a liberdade académica tanto do Centro como do Professor Aziz. Este esforço é ainda mais perturbador por se basear e invocar tropos racistas anti-muçulmanos e anti-árabes.

A MESA foi fundada em 1966 para promover estudos e ensino no Médio Oriente e Norte de África. A organização proeminente na área, a Associação publica o prestigiado Revista Internacional de Estudos do Oriente Médio e tem quase 2.800 membros em todo o mundo. A MESA está empenhada em garantir a liberdade académica e a liberdade de expressão tanto dentro da região como em conexão com o estudo da região na América do Norte e fora da América do Norte.

O alvo institucional do ataque dos membros republicanos do Comité Judiciário – o Centro para a Segurança, Raça e Direitos – é uma instituição académica envolvida na investigação, na educação pública e na advocacia “para abordar as causas estruturais e sistémicas subjacentes da islamofobia e da xenofobia contra pessoas de ascendência árabe, africana e do sul da Ásia.” Como observa o website do Centro, o seu trabalho é impulsionado pelo aumento da discriminação e do preconceito enfrentados pelas comunidades muçulmanas, árabes e do Sul da Ásia desde os acontecimentos de 11 de Setembro de 2001. O fundador e diretor executivo do Centro, Professor Sahar Aziz, é Distinto Professor de Direito e Chanceler’s Social Justice Scholar na Rutgers Law School e é um renomado especialista nos impactos adversos das leis e políticas de segurança nacional sobre grupos minoritários raciais, religiosos e étnicos. A missão do Centro recebeu elogios de outras organizações acadêmicas, incluindo uma declaração de 20 de fevereiro de 2024 do sindicato do corpo docente da Rutgers, dirigida aos membros republicanos do Comitê Judiciário, que “reconhecem[s] a importância do amplo trabalho do Centro” e expressa orgulho no “trabalho crítico do Centro. . . na promoção de nossos valores e objetivos fundamentais como universidade.”

Em 6 de fevereiro de 2024, os dez membros republicanos do Comitê Judiciário do Senado enviaram uma carta ao presidente da Universidade Rutgers e ao presidente do Conselho de Governadores da universidade, alegando que o Centro havia patrocinado “eventos com palestrantes antissemitas, indivíduos que justificam a violência contra o Estado de Israel, simpatizantes do terrorismo e defensores do radicalismo doméstico”. A carta atacava diretamente a professora Aziz, acusando-a de “promover regular e consistentemente[ing] vil propaganda anti-semita”, e exigiu que a universidade respondesse a uma série de questões altamente prejudiciais e tendenciosas.

Consideramos que a carta manifesta os próprios preconceitos que o Centro e o Professor Aziz se têm dedicado a combater. As alegações que apresenta baseiam-se precisamente no tipo de “evidência” que aqueles que traficam com racismo anti-muçulmano, islamofóbico e anti-árabe há muito utilizam para difamar, deslegitimar e até mesmo processar criminalmente árabes, muçulmanos e sul-asiáticos. Refletem a tendência prejudicial de ver os árabes, os muçulmanos e os sul-asiáticos como congenitamente predispostos ao envolvimento no terrorismo; considerar as críticas à política externa dos EUA por parte de membros destes grupos como apoio ao terrorismo; e denunciar membros destes grupos como anti-semitas quando se envolvem em advocacia pró-Palestina ou críticas a Israel, independentemente do conteúdo real das suas declarações ou acções. Na sua declaração, o sindicato do corpo docente da Rutgers observou que é “preocupante ver um grupo de funcionários eleitos usar os seus poderes para tentar suprimir a liberdade de expressão”. [and] minar a liberdade acadêmica.” “Sua carta comunica sua raiva em relação a certos pontos de vista que você percebeu terem sido defendidos no Centro”, disse a declaração do sindicato aos senadores, “e ainda assim essa raiva não deveria ter influência nas atividades atuais ou futuras do Centro”.

Observamos que há boas razões para acreditar que este ataque ao Centro e ao Professor Aziz faz parte de uma campanha mais ampla dos membros republicanos do Comité do Senado para impedir a nomeação de Adeel Abdullah Mangi, o primeiro muçulmano nomeado para um cargo de juiz de recurso federal. Muitos dos membros republicanos do Comitê Judiciário que assinaram a carta a Rutgers atacaram Mangi durante sua aparição perante o Comitê por, entre outras coisas, ter servido no conselho consultivo do Centro. Em nossa opinião, isto torna o ataque ao Centro um abuso ainda mais flagrante do estatuto e dos poderes dos senadores.

Apelamos, portanto, aos membros republicanos do Comité Judiciário do Senado para que ponham imediatamente termo à sua investigação do Centro para a Segurança, Raça e Direitos, e que desistam de ameaçar os direitos de liberdade de expressão e a liberdade académica do Professor Aziz e de todos aqueles associados ao Centro. Instamos ainda que se abstenham de quaisquer ataques futuros a académicos e instituições de ensino superior, o que só pode minar a capacidade das faculdades e universidades deste país de cumprirem as suas missões educativas e intelectuais.

Aguardamos a sua resposta.

Sinceramente,

Asli U. Bali
Presidente da MESA
Professor, Faculdade de Direito de Yale

Laurie Marca
Presidente, Comitê de Liberdade Acadêmica
Professora Emérita, Universidade do Sul da Califórnia


O Comité de Liberdade Académica da Associação de Estudos do Médio Oriente procura promover a livre troca de conhecimento como um direito humano e inibir as violações desse direito através de restrições governamentais aos académicos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas, o Pacto sobre os Direitos Civis e Políticos e o Pacto sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais fornecem os principais padrões pelos quais as violações dos direitos humanos são hoje identificadas. Esses direitos incluem o direito à educação e ao trabalho, à liberdade de circulação e residência e à liberdade de associação e reunião.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta