Juiz ordena obstrução de inquérito judicial depois que Musk diz que desafiará ordem judicial e pede impeachment do juiz.

Um juiz brasileiro abriu uma investigação contra Elon Musk por obstrução da justiça depois que o magnata da tecnologia disse que desafiaria uma ordem judicial para remover contas X acusadas de espalhar desinformação.

Em decisão de domingo, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, disse que a investigação examinará se Musk, dono da X, se envolveu em obstrução, organização criminosa e incitação.

“A flagrante conduta de obstrução à justiça brasileira, a incitação ao crime, a ameaça pública de desobediência a ordens judiciais e a futura falta de cooperação da plataforma são fatos que desrespeitam a soberania do Brasil”, escreveu de Moraes, ordenando a X que “se abstenha de desobedecer ordens judiciais, inclusive reativando uma conta que o STF ordenou bloquear”.

De Moraes disse que X enfrentaria multas de 100 mil reais (US$ 19.770) por dia para cada conta restabelecida, desafiando a ordem judicial.

“As redes sociais não são terras sem leis”, escreveu Moraes.

A ordem de De Moraes veio depois que Musk atacou o juiz do X após um anúncio da plataforma de que havia sido ordenado a bloquear determinadas contas.

Não está claro quais contas foram bloqueadas ou quando a ordem judicial foi emitida.

“Este juiz traiu descaradamente e repetidamente a constituição e o povo do Brasil”, disse Musk, que também dirige a Tesla e a SpaceX, no X.

“Ele deveria renunciar ou sofrer impeachment.”

Musk disse que a X provavelmente “perderia todas as receitas” e teria que fechar no Brasil, mas que “os princípios importam mais do que o lucro”.

Musk também disse que iria “publicar tudo o que é exigido por” de Moraes e mostrar como “essas solicitações violam a legislação brasileira”.

O procurador-geral do Brasil, Jorge Messias, membro do governo esquerdista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, expressou apoio a De Moraes, dizendo em uma postagem no X que “não podemos viver em uma sociedade em que bilionários domiciliados no exterior tenham o controle das redes sociais e coloquem encontram-se em posição de violar o Estado de direito”.

De Moraes, um dos 11 juízes do Supremo Tribunal do Brasil, é conhecido como uma figura polarizadora no maior país da América Latina.

O juiz liderou esforços para combater a desinformação e o discurso de ódio online, fazendo com que fosse visto como um salvador da democracia por muitos na esquerda e uma ameaça para ela por muitos na direita.

Desde o ano passado, ele supervisiona uma investigação sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro sobre alegações de que ele planejava um golpe militar antes de sua derrota nas eleições presidenciais de 2022.

O Tribunal Superior Eleitoral do Brasil, liderado por De Moraes, proibiu Bolsonaro de concorrer ao cargo no ano passado por supostamente espalhar informações falsas sobre o sistema eleitoral.

Musk conheceu Bolsonaro em 2022 durante uma visita ao Brasil para anunciar um plano para instalar seus satélites Starlink sobre a floresta amazônica para fornecer Internet a escolas e unidades de saúde em áreas remotas.

Durante o encontro, Bolsonaro elogiou Musk como uma “lenda da liberdade” e descreveu sua presença como “algo espiritual”.

Fonte: www.aljazeera.com

Deixe uma resposta