Lena Morrow Lewis


ENTRE as muitas contribuições que o sistema capitalista fez ao progresso da raça, uma das mais valiosas foi a necessidade de educar os membros da classe trabalhadora. Nenhum direito, privilégio ou oportunidade é dado a uma classe inferior ou abaixo da classe, a menos que esse direito ou oportunidade resulte em benefício e interesse da classe superior ou dominante.

Há duzentos anos atrás, só se podia encontrar poucos operários que soubessem ler ou escrever. A educação era privilégio apenas da classe alta. Não era necessário que o servo no campo tivesse uma mente treinada para poder arar um sulco reto. A habilidade de balançar uma foice ou foice não exigia nenhum treinamento mental ou educação. Mas a introdução e o desenvolvimento de máquinas e o uso de vapor e eletricidade exigiam um tipo de trabalhador diferente do serf livre e não instruído no campo ou da mulher na roda giratória.

Para transformar o minério bruto em um fino trilho de aço, era necessária uma nova habilidade. Para montar todos os vários elementos juntos em um poderoso motor, era necessário um operário treinado e educado. Para operar um motor exigia o engenheiro especializado.

Em resumo, os novos processos industriais que o sistema capitalista deu ao mundo exigiam a educação e o treinamento mental dos trabalhadores para que eles pudessem estar aptos e eficientes produtores de riqueza. O capitalismo, portanto, criou as razões econômicas ou materiais de longe a necessidade da grande massa de trabalhadores a serem educados: Ele “democratizou” a educação.

Embora os benefícios econômicos e materiais tenham se acumulado para a classe mestre através da educação dos trabalhadores; embora grandes lucros só fossem possíveis através de uma classe trabalhadora treinada e capacitada, no entanto, nesta mesma coisa que faz o triunfo da classe mestre financeiramente, vemos um fator potente e poderoso para trazer a supremacia política e industrial da classe trabalhadora.

Conhecimento é poder.

Somente como os trabalhadores têm conhecimento e inteligência, eles podem resolver o problema de sua própria liberdade política e industrial.

Os mestres capitalistas educaram os trabalhadores a seu favor hoje, mas para o seu desfazer amanhã.

O que faz o triunfo do capitalismo acaba por fazer sua própria ruína.

A educação dos trabalhadores para o benefício da classe capitalista significa ganho e lucro somente para poucos, a classe alta do dia-a-dia.

A educação dos trabalhadores em benefício da classe trabalhadora significa ganho e lucro para a classe trabalhadora e, em última instância, para toda a raça humana.

Aquilo que tem servido à classe capitalista algum dia servirá à classe trabalhadora.

As mentes treinadas que criam lucros para os senhores do dia-a-dia criarão riqueza para os produtores desfrutarem amanhã.

As vitórias futuras da classe trabalhadora não estão tanto em seu número (os trabalhadores sempre estiveram em grande maioria), mas no conhecimento que possuem e na capacidade de organizar e agir inteligentemente em conjunto nos campos político e econômico.

Lembremos sempre que conhecimento é poder!

Fonte: https://www.marxists.org/subject/women/authors/lewis/1912/education.htm

Deixe uma resposta