O presidente do UAW, Shawn Fain, fala em um evento em DC onde líderes trabalhistas e membros progressistas do Congresso pediram apoio ao H.Res. 786, a resolução de cessar-fogo na Câmara. | Foto via UAW

WASHINGTON – Líderes trabalhistas de todos os Estados Unidos reuniram-se na capital na quinta-feira, 14 de dezembro, para exigir que o presidente Joe Biden apelasse a um cessar-fogo imediato e permanente na Palestina ocupada.

Acompanhado pelos representantes Cori Bush, D-Mo., Rashida Tlaib, D-Mich., Ilhan Omar, D-Minn., Nydia Velázquez, DN.Y., Ro Khanna, D-Calif., Andre Carson, D-Ind. ., e Alexandra Ocasio-Cortez, DN.Y., membros do sindicato e líderes nacionais reuniram-se para deixar claras as suas exigências para o fim do genocídio em Gaza.

Oficialmente representados estavam o United Auto Workers, o American Postal Workers Union, o United Electrical Workers, a Coalition of Labor Union Women e a National Labor Network for a Ceasefire. O evento foi convocado para conscientizar e apoiar H.Res. 786, um projeto de cessar-fogo no Congresso.

Bush e Tlaib, que atualmente co-patrocinam o projeto, abriram o evento, que aconteceu nos arredores do Capitólio dos EUA. Bush disse que “os membros e líderes sindicais aqui hoje fazem parte de uma coligação crescente de sindicatos nacionais e locais que se levantam e apelam a um cessar-fogo imediato e duradouro” e apelam “à administração Biden para acabar com a sua cumplicidade nos crimes de guerra”.

O evento ‘Uniões pelo Cessar-Fogo Agora’ realizado nos arredores do Capitólio dos EUA na quinta-feira, 14 de dezembro. | Bennett Shoop / Mundo das Pessoas

Tlaib, filha de um membro do UAW, recordou como o sindicato ensinou ao seu pai que “ele merecia a dignidade humana, apesar de ter apenas o quarto ano de escolaridade, apesar de ser palestino, apesar de ser muçulmano”.

Ela enfatizou que o povo americano está “cansado de financiar guerras” e que “a mudança transformadora não vem das pessoas no poder… vem do movimento nas ruas”, apontando para a força dos sindicatos representados.

Ela apontou para a contradição de Biden se autodenominar “o presidente mais pró-sindical da história americana” enquanto “ignora as vozes dos trabalhadores de todo o país que exigem dignidade humana não apenas para as suas próprias famílias, mas para as famílias em Gaza”.

Lembrando aos reunidos o poder do trabalho organizado, ela observou como as empresas estão a fechar e os trabalhadores estão a abandonar o trabalho para exigir um cessar-fogo, mostrando que “há poder em reter o nosso trabalho”.

O presidente do UAW, Shawn Fain, declarou: “Não podemos bombardear o nosso caminho para a paz”. Ele disse: “O único caminho a seguir é construir a paz e a justiça social através de um cessar-fogo”. Dirigindo-se aos sindicalistas e líderes de todo o país, ele disse que os trabalhadores têm de “lutar por todos os trabalhadores e pelas pessoas que sofrem em todo o mundo”.

Fain disse que isso significa “restaurar os direitos básicos das pessoas e permitir a entrada de água, alimentos, combustível e ajuda humanitária em Gaza” e negociar “a libertação de todos os reféns”. Ele apelou a todo o movimento operário para se juntar ao UAW e a outros sindicatos “nesta missão pela paz e justiça social para toda a humanidade”.

Falando dos trabalhadores comuns do sector automóvel, Fain agradeceu-lhes “por se manifestarem e nos pressionarem a apoiar um cessar-fogo”. Ele disse: “Foi a coisa certa a fazer” e que agora cabia “ao resto dos nossos funcionários eleitos intensificar e fazer o que for necessário para acabar com a violência”.

“O movimento trabalhista é a consciência da América”, disse Brandon Mancilla, diretor regional do UAW. “Promovemos uma visão para uma sociedade justa e colocamos o poder dos nossos membros por trás disso.”

Como tal, disse ele, “o movimento laboral precisa de defender uma visão que vai além do nosso trabalho aqui neste país…. Enquanto o bombardeamento continuar, é nossa obrigação moral falar abertamente.” Concluindo, ele emitiu um lembrete importante de que “uma economia pró-trabalhadores… é uma economia de paz que cuida dos últimos entre nós”.

Janvi Madhani, representante dos Trabalhadores Eléctricos Unidos, apresentou um resumo da recente violência contra o povo de Gaza, observando como a escalada de Israel ceifou a vida a mais de 18 mil pessoas e deslocou quase dois milhões de outras.

Ela destacou que “Israel faz tudo isso impunemente e com o apoio explícito dos Estados Unidos” e que “repetidamente o nosso governo iniciou guerras e campanhas de desestabilização em todo o mundo”.

Madhani enfatizou que “em nenhum outro país é mais verdadeiro do que aqui que nós, os trabalhadores, temos uma palavra a dizer diretamente na situação dos palestinos”. Ela disse que “o dinheiro dos impostos suado dos trabalhadores vai diretamente para as bombas lançadas em Gaza, mas não para cuidados de saúde, habitação ou educação no país”.

Argumentando que os sindicatos são “fundamentalmente um meio de construir poder”, ela apelou que “este é o momento para os trabalhadores alavancarem a nossa força de trabalho e o nosso poder eleitoral para permanecermos em solidariedade intransigente com a causa da liberdade palestiniana”.

Dirigindo-se diretamente a Biden, Madhani declarou: “Nós, os Trabalhadores Elétricos, de Rádio e de Máquinas Unidos da América, exigimos que você peça imediatamente um cessar-fogo, interrompa a ajuda incondicional a Israel e restaure imediatamente os direitos básicos dos palestinos que foram privados de alimentos, combustível, água e ajuda médica vital para que o verdadeiro trabalho de justiça para os palestinos possa começar.”

A deputada Rashida Tlaib, democrata de Michigan, apontou a contradição de Biden se autodenominar ‘o presidente mais pró-sindical da história americana’ enquanto ‘ignora as vozes dos trabalhadores em todo o país que exigem dignidade humana não apenas para os seus próprios famílias, mas para as famílias em Gaza.’ | Foto via UAW

“Não acreditamos apenas que um prejuízo para um é um prejuízo para todos, acreditamos que podemos fazer algo para impedir esses ferimentos”, disse Judy Beard em nome do Sindicato Americano dos Trabalhadores dos Correios. Destacando a importância desta questão para a APWU, ela leu uma declaração do presidente da APWU, Mark Dimondstein, da vice-presidente executiva Debby Szeredy e da secretária-tesoureira, Elizabeth ‘Liz’ Powell.

Representando a Rede Trabalhista Nacional para um Cessar-Fogo, composta por mais de um milhão de trabalhadores, Gene Bruskin, falando como “um sindicalista judeu de longa data, numa tradição orgulhosa de judeus dos EUA no trabalho”, declarou que “o governo de direita de Israel está tirar o trauma duradouro dos judeus israelitas do Holocausto e usá-lo para traumatizar gerações de palestinianos, cujo trauma resultará inevitavelmente numa nova geração de resistência à ocupação.”

Além disso, ele expressou a sua preocupação de que o ataque de Israel a Gaza “ameaça separar os judeus de muitos dos nossos aliados na nossa luta contra a ameaça real [of] anti-semitismo nos Estados Unidos: o movimento da supremacia branca.”

Bruskin deixou claro que “só os Estados Unidos podem acabar com esta loucura”. Falando da ajuda interminável, ele disse: “Há décadas que fornecemos a Israel dezenas de milhares de milhões de dólares das armas militares mais avançadas do mundo”. Bruskin expressou a preocupação – generalizada entre muitos líderes sindicais – de que “o presidente esteja a minar a sua própria reeleição com esta guerra impopular”.

Chelsea Bland, da Coligação de Mulheres Sindicais, fez os comentários finais, lembrando aos participantes: “Quando o conflito armado irrompe, as mulheres e as raparigas pagam um preço devastador…quase 12.000 mulheres e crianças foram mortas em Gaza”. Ela instou o movimento trabalhista dos EUA a se colocar “no lado certo da história e exigir um cessar-fogo agora”.

À medida que mais e mais sindicatos aderem aos apelos por um cessar-fogo, aumenta a exigência para que Biden mantenha a sua palavra no seu apoio aos sindicatos. Na semana passada, a Associação Nacional de Educação, o sindicato da Dra. Jill Biden, saiu para exigir um cessar-fogo em Gaza.

À medida que o movimento de solidariedade palestiniano cresce a cada dia, a administração Biden enfrenta uma pressão cada vez maior para ficar do lado da maioria do povo americano e apelar a um cessar-fogo permanente. Com um número crescente de trabalhadores sindicalizados a apoiar agora o esforço e a ameaçar suspender o seu trabalho, está a ficar cada vez mais difícil para a Casa Branca resistir à exigência de paz.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das Pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Bennett Shoop


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta