O recém-eleito presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva buscará “iniciar uma nova era de relações” com os Estados Unidos durante conversas com seu colega americano Joe Biden na Casa Branca, dizem analistas e autoridades brasileiras, mas as diferenças ideológicas provavelmente persistirão .

Da Silva, mais conhecido como Lula, se encontrará com Biden na sexta-feira na primeira visita oficial do líder de esquerda aos EUA, depois de derrotar por pouco o ex-presidente de extrema direita do Brasil, Jair Bolsonaro, no segundo turno das eleições de outubro.

A visita, que acontecerá apenas algumas semanas após a posse de Lula no início de janeiro, ressalta “a importância” que o presidente brasileiro atribui ao relacionamento de seu país com os EUA, disse Filipe Nasser, assessor sênior do ministro das Relações Exteriores do Brasil.

Falando durante um painel de discussão na terça-feira organizado pelo Quincy Institute for Responsible Statecraft, um think tank com sede nos Estados Unidos, Nasser disse que o momento da viagem de Lula “reflete o quão importante é este momento para as relações Brasil-EUA”.

“Acho que esta é uma oportunidade para os líderes estabelecerem ou restabelecerem um relacionamento pessoal entre eles”, disse ele.

Enquanto estava no cargo, Bolsonaro expressou admiração pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com quem mantinha laços estreitos e frequentemente imitava, o que lhe valeu o apelido de “Trump Tropical”.

O ex-capitão do exército brasileiro também não reconheceu rapidamente a vitória de Biden nas eleições presidenciais de 2020 sobre Trump, que havia alegado falsamente que a votação nos EUA foi prejudicada por fraude generalizada, aumentando as tensões entre os dois países.

A recente vitória eleitoral de Lula, que Bolsonaro ainda não reconheceu formalmente em meio a suas próprias falsas alegações de fraude eleitoral, aumentou as esperanças de que o Brasil seja capaz de consertar as relações diplomáticas que foram desgastadas durante o mandato do ex-presidente brasileiro.

Antes das negociações de sexta-feira, a Casa Branca disse que Lula e Biden discutiriam “o apoio inabalável dos Estados Unidos à democracia brasileira e como os dois países podem continuar a trabalhar juntos para promover a inclusão e os valores democráticos na região e no mundo”.

A reunião ocorrerá apenas algumas semanas depois que milhares de apoiadores de Bolsonaro invadiram o Congresso, a Suprema Corte e o palácio presidencial do Brasil no início de janeiro para exigir que os militares interviessem e removessem Lula do cargo.

O incidente de 8 de janeiro na capital brasileira de Brasília traçou paralelos com a invasão do Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021 por apoiadores de Trump, que também buscavam impedir a transferência pacífica de poder.

Os legisladores dos EUA e outros observadores alertaram antes da eleição brasileira no ano passado que Bolsonaro poderia usar suas falsas alegações de fraude para se recusar a reconhecer os resultados caso fosse derrotado.

Biden reconheceu rapidamente a vitória de Lula em 30 de outubro, porém, descrevendo a votação como “livre, justa e confiável” e acrescentando que Washington espera trabalhar com o novo governo brasileiro.

Além de promover a democracia, a Casa Branca disse que Biden e Lula também devem discutir na sexta-feira uma série de desafios comuns, “incluindo o combate às mudanças climáticas, salvaguardar a segurança alimentar, encorajar o desenvolvimento econômico, fortalecer a paz e a segurança e administrar a migração regional”. .

‘Papel diferenciado’

André Pagliarini, pesquisador não residente do Quincy Institute, disse durante o painel de terça-feira que Lula tem procurado recuperar o lugar do Brasil no cenário internacional, principalmente no que diz respeito ao Sul Global e à luta contra as mudanças climáticas.

Lula, que já foi presidente do Brasil de 2003 a 2010, discursou na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática no Egito em novembro e prometeu combater os níveis recordes de desmatamento na floresta amazônica.

Ele também pediu paz em meio à guerra na Ucrânia, mas foi acusado de igualar a invasão russa de seu vizinho com o que caracterizou como ações provocativas de países europeus e da Otan.

A abordagem do Brasil em relação à Rússia e à China tem divergido muito da dos EUA, o que Pagliarini disse enfatizar como “o Brasil não está necessariamente lançando sua sorte com os Estados Unidos, China ou Rússia, mas buscando conquistar para si um papel distinto no Ocidente hemisfério e no mundo”.

Brasil, Rússia e China são membros do grupo BRICS de economias emergentes, amplamente visto como o principal contrapeso ao Grupo das 7 principais economias mundiais, que inclui os EUA.

Nasser, assessor do Itamaraty, observou que, embora o Brasil “esteja firmemente [in] o campo democrático”, Brasília e Washington nem sempre estão de acordo sobre como o apoio aos ideais democráticos deve ser aplicado no exterior.

“Também estamos cientes da necessidade de respeitar a soberania nacional de outros países e o princípio sagrado da não-interferência em assuntos domésticos de terceiros países”, disse ele durante o painel de discussão desta semana.

Nasser disse que os governos dos EUA e do Brasil podem encontrar um terreno comum em muitas coisas – desde mudanças climáticas e proteção ambiental até a luta contra a fome e a discriminação racial – ao mesmo tempo em que reconhece que eles não necessariamente verão todas as questões “da mesma forma”.

“É por isso que os líderes estão se reunindo”, disse ele, “para comparar notas e ver onde podem chegar a um acordo… e onde [they can’t].”

Fonte: www.aljazeera.com

Deixe uma resposta