Sergey Korovin: “No Mir” (1893)

Se Karl Marx estivesse vivo hoje, ele apoiaria a apropriação de terras corporativas no sul global como medidas progressistas? Ele acreditava que todas as sociedades devem passar por uma sequência predeterminada de estágios para o capitalismo totalmente desenvolvido, de modo que a resistência à privatização e ao confinamento era fútil ou mesmo reacionária?

Em seu livro de 2018 sobre “novos cercamentos”, Sylvia Federici argumenta que o marxismo não oferece orientação aos oponentes da grilagem de terras. Karl Marx e Frederick Engels, ela escreve, “falham neste momento dos novos cercamentos. O Marx de Capital entenderia os novos cercamentos como ele entendia os antigos, como um estágio na ‘natureza progressiva’ do desenvolvimento capitalista preparando as condições materiais para uma sociedade comunista.”

Uma imagem mais precisa das opiniões de Marx sobre o assunto pode ser encontrada em sua resposta à destruição de comunidades camponesas baseadas em bens comuns na Rússia – enquanto isso estava realmente acontecendo.

Clique para ler Marx e Engels e as Comunas Camponesas da Rússia, de Ian Angusna atual edição da Revisão Mensal.

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta