Ativistas em Paris cobriram a estátua na Place de la Republique com uma faixa dizendo ‘Macron renuncia’ durante uma manifestação, segunda-feira, 1º de maio de 2023. Os sindicatos franceses realizaram grandes manifestações em toda a França para protestar contra a recente ação do presidente Emmanuel Macron de aumentar a idade de aposentadoria de 62 a 64. | Aurelien Morissard / AP

Pessoas pressionadas pela inflação e exigindo justiça econômica foram às ruas da Ásia, Europa e Américas na segunda-feira para marcar o primeiro de maio, em uma manifestação de descontentamento dos trabalhadores que não era vista desde antes dos bloqueios mundiais do COVID-19.

Um milhão de pessoas marcharam na França na segunda-feira, enquanto os comícios do Dia do Trabalho liderados por sindicatos alertaram o presidente Emmanuel Macron a recuar nos planos de aumentar a idade de aposentadoria.

Multidões batiam panelas e frigideiras enquanto atravessavam Paris, com os sindicatos franceses chamando “Todos para as ruas” sob o slogan “Unidos com o povo pela retirada” da odiada reforma previdenciária, que Macron forçou por decreto porque não podia obtê-lo através do parlamento.

Mineiros em greve marcham em um comício do Primeiro de Maio em Rustenburg, África do Sul, segunda-feira, 1º de maio de 2022. | Denis Farrell / AP

Perto da Place de la Republique, ativistas quebraram piñatas representando Macron e o ministro do Interior, Gerald Darmanin.

Os organizadores estimaram que meio milhão de pessoas marcharam em Paris, com grandes manifestações em muitas outras cidades e vilas, incluindo 130.000 em Marselha. A polícia disparou gás lacrimogêneo contra os manifestantes em Lyon e houve confrontos em outras cidades.

Os sindicalistas franceses juntaram-se a grupos que lutam por justiça econômica, ou apenas expressando raiva pelo que é visto como a liderança pró-negócios fora de alcance de Macron. Ativistas trabalhistas do exterior também estiveram presentes, entre eles Hyrwon Chong, do Sindicato dos Metalúrgicos da Coreia do Sul.

“Hoje vemos desigualdade crescente em todo o mundo, inflação terrível”, disse ela, acrescentando que o governo de Macron estava tentando “derrubar um pilar do sistema social que é o sistema previdenciário”.

Enquanto o primeiro de maio é marcado mundialmente como uma celebração dos direitos trabalhistas, os comícios deste ano geraram frustrações mais amplas.

Os protestos na Alemanha começaram com uma manifestação “Take Back the Night” organizada por grupos feministas e queer na véspera do Primeiro de Maio para protestar contra a violência dirigida a mulheres e pessoas LGBTQ+. Na segunda-feira, milhares de pessoas participaram de marchas organizadas por sindicatos alemães em Berlim, Colônia e outras cidades, rejeitando os recentes apelos de políticos conservadores por restrições ao direito de greve.

A primeira-ministra neofascista da Itália, Giorgia Meloni, fez questão de esnobar intencionalmente o movimento trabalhista do país ao trabalhar na segunda-feira – enquanto seu gabinete aprovava medidas que afirma demonstrar a preocupação de seu chefe com os trabalhadores.

Comício de trabalhadores em Caracas, Venezuela, segunda-feira, 1º de maio de 2023. | Ariana Cubillos/AP See More

Mas legisladores da oposição e líderes sindicais disseram que as medidas não aumentam os salários ou combatem a prática generalizada de contratar trabalhadores com contratos temporários. Muitos jovens dizem que não podem pensar em começar uma família ou mesmo sair da casa dos pais porque só conseguem contratos temporários.

Em outros lugares, os comícios do Primeiro de Maio destacaram a inflação galopante e a necessidade de aumentar os salários. Mais de 70 manifestações de 1º de maio aconteceram na Espanha, com sindicatos alertando sobre “conflito social” se os salários não forem aumentados para igualar a inflação.

Na capital da Macedônia do Norte, Skopje, milhares de sindicalistas protestaram contra uma decisão recente do governo que concedeu aos ministros um aumento de 78%. Enquanto isso, o salário mínimo mensal para trabalhadores em um dos países mais pobres da Europa é de 320 euros (US$ 350). O aumento colocará os salários dos ministros em cerca de 2.300 euros (US$ 2.530).

“Estamos aqui, não apenas (para marcar) o Dia do Trabalho, mas também para alertar que, se não houver justiça social, também não haverá paz social”, disse o líder sindical Jakim Nedelkovski.

Trabalhadores taiwaneses seguram slogans dizendo: ‘Falha ao governo e os trabalhadores irão acertar as contas’, durante uma manifestação do Dia do Trabalho em Taipei, Taiwan, segunda-feira, 1º de maio de 2023. | Chiang Ying-ying / AP

Em Moscou – que já foi o local dos maiores desfiles do primeiro de maio do mundo, quando a cidade era a capital da União Soviética socialista – o encontro deste ano foi muito menor do que nos anos normais. Mesmo nos anos pós-soviéticos, o Partido Comunista da Federação Russa e os sindicatos costumam realizar grandes marchas e protestos. Não foi o que aconteceu em 2023.

A maior central sindical do país cancelou sua marcha em Moscou, citando “o maior nível de ameaça terrorista, mesmo em regiões distantes dos locais da operação militar especial”, frase usada pelo governo russo para sua guerra na Ucrânia. A Praça Vermelha está fechada ao público desde 27 de abril, e o governo de Putin também citou “ameaças terroristas” como o motivo para reduzir as comemorações do Dia da Vitória marcadas para 9 de maio.

Enquanto isso, na Ucrânia devastada pela guerra, o Primeiro de Maio mal era observado. “É bom que não celebremos este feriado como se fazia na época bolchevique. Foi algo realmente terrível”, disse Anatolii Borsiuk, um apoiador de 77 anos do presidente Volodymyr Zelensky entrevistado em Kiev. Alla Liapkina, também moradora da capital, descreveu as flores e os balões das reuniões soviéticas do Primeiro de Maio, quando os trabalhadores eram homenageados, mas disse: “Agora vivemos em uma era diferente”.

Na Venezuela, que há anos sofre com uma inflação desenfreada, milhares de trabalhadores manifestaram-se para exigir um aumento do salário mínimo em um momento em que a maioria não consegue atender às necessidades básicas, apesar de seu último aumento há 14 meses. “Salários decentes e pensões agora!” manifestantes gritavam na capital, Caracas. Muitos também criticaram as sanções dos EUA contra o governo socialista de Nicolás Maduro, gritando: “Isso não é um bloqueio, isso é saque”.

Na Bolívia, o presidente esquerdista Luis Arce liderou uma marcha do Dia do Trabalho em La Paz com um grande sindicato e anunciou um aumento de 5% no salário mínimo. Arce disse que seu governo “é forte porque os sindicatos são fortes”.

No Brasil, o foco não foi apenas nos sindicatos tradicionais, mas também nos trabalhadores de meio período e no setor informal, com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciando um grupo de trabalho sobre propostas de regulamentação desse setor após o presidente recentemente descreveu esses trabalhadores como “quase como escravos”.

Dezenas de milhares marcharam em Seul, Coreia do Sul, cantando: “O preço de tudo aumentou, exceto nossos salários. Aumente nossos salários mínimos! Reduza nossas horas de trabalho!”

Em Tóquio, os sindicatos marcharam com políticos da oposição e os oradores do comício criticaram o plano do primeiro-ministro Fumio Kishida de dobrar o orçamento militar, dizendo que o dinheiro deveria ser destinado à previdência social e ao aumento dos salários.

Em Lahore, Paquistão, os manifestantes desafiaram a proibição de manifestações para marchar na Assembléia de Punjab; em Peshawar, os sindicatos realizaram uma série de eventos internos para contornar a proibição.

Retratos de Karl Marx, Friedrich Engels, Vladimir Lenin e a líder revolucionária do Sri Lanka Rohana Wijeweera são carregados em carros durante uma manifestação organizada pela Frente de Libertação do Povo, um partido político marxista, para marcar o primeiro de maio em Colombo, Sri Lanka, segunda-feira, 1º de maio , 2023. | Eranga Jayawardena / AP

Em Jacarta, os trabalhadores criticaram a Lei de Criação de Empregos do governo indonésio, que o manifestante Sri Ajeng alertou que “só beneficia empregadores, não trabalhadores”.

Em Taiwan, milhares de trabalhadores protestaram contra o que chamam de inadequação das políticas trabalhistas da ilha autogovernada, pressionando o partido no poder antes das eleições presidenciais de 2024.

Os comunistas lideraram uma manifestação em Beirute, no Líbano, com a marcha incluindo um bloco de trabalhadores domésticos migrantes exigindo melhores salários e tratamento.

Na China, o feriado de cinco dias do primeiro de maio foi o primeiro desde a reabertura do COVID, com as empresas ferroviárias dizendo que as viagens de passageiros quebraram todos os recordes – atingindo 19,66 milhões de viagens no sábado, quando o feriado começou – e o tráfego aéreo, terrestre e marítimo aumentou 152 % de um ano antes.

Este artigo apresenta material da Associated Press, Morning Star, People’s Daily e outras fontes.

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. Antes de ir, por favor, apoie o grande jornalismo da classe trabalhadora e pró-pessoas doando para o People’s World.

Não somos neutros. Nossa missão é ser a voz da verdade, da democracia, do meio ambiente e do socialismo. Acreditamos nas pessoas antes dos lucros. Então, tomamos partido. Seu!

Somos parte da mídia pró-democracia que contesta o vasto ecossistema de propaganda da mídia de direita, fazendo lavagem cerebral em dezenas de milhões e colocando a democracia em risco.

Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. No People’s World, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos.

Mas precisamos da sua ajuda. É preciso dinheiro – muito dinheiro – para produzir e cobrir histórias exclusivas que você vê em nossas páginas. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler o People’s World e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje.


CONTRIBUINTE

Fontes combinadas


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta