Uma delegação liderada por Paul Robeson apresenta uma cópia da petição ‘Nós Acusamos Genocídio’ ao Secretariado das Nações Unidas em Nova York em 17 de dezembro de 1951. | Trabalhador Diário / Arquivos Mundiais do Povo

No armazém de livros da International Publishers, os trabalhadores estão envolvidos numa luta. Não é uma luta trabalhista, do tipo que você está acostumado a ler em Mundo das pessoas. Não, eles estão lutando para cumprir as ordens.

Cópias da histórica petição “Nós Cobramos Genocídio” de 1951 dirigida às Nações Unidas estão saindo das prateleiras. Apresentada à ONU por William L. Patterson e Paul Robeson, a acusação – oficialmente chamada Acusamos Genocídio: O Crime do Governo Contra o Povo Negro—documentado página após página de evidências das práticas desumanas e racistas dos Estados Unidos. Foi produzido pela organização de Patterson, o Congresso dos Direitos Civis, e pedia uma acção internacional para travar o que estava a acontecer aos negros americanos.

Agora, com mais um genocídio a ser travado, desta vez por Israel contra o povo palestiniano, muitos activistas do movimento de cessar-fogo recorrem a esta petição histórica em busca de lições e conhecimentos sobre como impedir a destruição de um povo por um Estado implacável.

William L. Patterson, líder do Congresso dos Direitos Civis e autor da petição ‘We Charge Genocide’.

Só no fim de semana passado, a International Publishers, que produz a petição em forma de livro, viu uma explosão de pedidos. “O site IP recebeu centenas de pedidos nas últimas 48 horas”, disse o vice-presidente internacional, Tony Pecinovsky. Mundo das pessoas. “É inédito; vendemos mais cópias em dois dias do que normalmente venderíamos em um ano inteiro.”

Reunidos às vésperas do surgimento massivo do Movimento dos Direitos Civis nos EUA, Acusamos Genocídio detalhou os inúmeros espancamentos, incriminações, prisões, linchamentos e assassinatos policiais de negros americanos que foram as marcas registradas da era Jim Crow (e ainda repetidos com muita frequência hoje).

“Dos desumanos guetos negros das cidades americanas, das plantações de algodão do Sul”, começava a introdução, “vem este registo de assassinatos em massa com base na raça, de vidas deliberadamente deformadas e distorcidas pela criação intencional de condições provocando morte prematura, pobreza e doenças.”

Entre os signatários que acrescentaram seus nomes à petição estavam o eminente historiador afro-americano e lutador pela liberdade, Dr. WEB DuBois; George Crockett Jr., mais tarde um ilustre juiz em Detroit que cumpriu vários mandatos no Congresso dos EUA; o vereador comunista da cidade de Nova York, Benjamin J. Davis Jr.; Ferdinand Smith, líder negro da União Marítima Nacional, Dr. Oakley C. Johnson da Louisiana; Aubrey Grossman, o advogado trabalhista e de direitos civis, e Claudia Jones, uma líder comunista no Harlem mais tarde deportada durante a caça às bruxas do Pânico Vermelho.

Também assinaram familiares das vítimas de “linchamento legal”: Rosalee McGee, mãe de Willie McGee, acusado de estupro, e Josephine Grayson, cujo marido, Francis Grayson, era um dos Sete Martinsville, incriminado e executado por falso acusações de estupro na Virgínia.

Pecinovsky não tem dúvidas de que as pessoas procuram este livro porque estão ansiosas por ver como os líderes afro-americanos lutaram contra o genocídio e que estratégias ou tácticas podem ser adaptadas das suas lutas para hoje.

“Existem paralelos com a luta para salvar Gaza”, disse Pecinovsky. “Embora a petição original do Congresso dos Direitos Civis tenha sido submetida às Nações Unidas em nome do que era então chamado de povo negro, a Convenção na qual se baseou tem uma aplicação muito mais ampla e pode ser facilmente aplicada à guerra israelita em Gaza.”

Adotado em 9 de dezembro de 1948, o Artigo II da Convenção para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio definiu claramente o genocídio como “qualquer um dos seguintes atos cometidos com a intenção de destruir, no todo ou em parte, um Estado nacional, ético, grupo racial ou religioso, como tal…a) Matar membros do grupo, b) Causar lesões corporais ou mentais graves a membros do grupo; c) Infligir deliberadamente ao grupo condições de vida destinadas a provocar a sua destruição física, total ou parcial; d) Imposição de medidas destinadas a impedir nascimentos dentro do grupo; [and] e) Transferência forçada de crianças do grupo para outro grupo….”

Mesmo uma rápida olhada na cobertura mediática da guerra fornece amplas provas de que Israel se envolveu em muitos desses crimes contra os habitantes de Gaza. Como disse Pecinovsky:

“O governo e os militares israelitas têm matado e continuam a matar palestinianos; causaram e continuam a causar graves danos físicos e mentais aos palestinianos; infligem deliberadamente a todos os palestinianos condições de vida calculadas para provocar a sua destruição física; e impuseram medidas destinadas a impedir o nascimento de crianças palestinianas. Tudo isso está amplamente documentado. Está além do debate.”

A única questão possivelmente em debate, disse ele, é se Israel transferiu à força crianças palestinianas para outro grupo. “No entanto, é importante notar que na Convenção da ONU”, disse ele, “indica claramente que ‘qualquer’, De jeito nenhum, dos atos devem ocorrer. Portanto, mesmo que o que está a acontecer na Palestina apenas satisfaça um ou dois dos critérios enumerados na Convenção, isso deveria ser suficiente – objectivamente – para acusar Israel de genocídio.”

Tal como o racismo documentado na petição da CDC em 1951, a guerra de Israel contra o povo de Gaza foi recebida com condenação mundial. Os protestos eclodiram em todo o mundo, em grande parte espontaneamente. E à semelhança do que aconteceu com a petição da CDC em 1951, a comunidade internacional também fala alto em condenação.

Ativistas da Voz Judaica pela Paz se reúnem para protestar contra o genocídio em Gaza e se acorrentam à cerca do lado de fora da Casa Branca, em 11 de dezembro de 2023, em Washington. | Susan Walsh/AP

“A África do Sul acusou Israel de apartheid e genocídio, e isto é de grande importância”, argumentou Pecinovsky. “Tal como o apoio do governo dos EUA ao regime de apartheid sul-africano, infelizmente, a política externa dos EUA está do lado errado desta crise, que se não for levada a uma resolução pacífica de dois Estados poderá continuar a expandir-se para uma guerra mais ampla, uma guerra regional guerra com o Irã.”

Por causa de tudo isso, o site dos Editores Internacionais tem visto um enorme aumento no tráfego à medida que as pessoas tentam rastrear a petição original da CRC.

“As pessoas estão sinceramente interessadas no que significa genocídio”, disse Pecinovsky. “E eles próprios procuram os paralelos. O Acusamos Genocídio petição não é apenas um documento histórico. É uma ferramenta de organização.”

ENCOMENDE UMA CÓPIA de Acusamos Genocídio de Editores Internacionais.

APRENDA sobre a vida do autor da petição, William L. Patterson.

E LEIA a história deste evento histórico nos arquivos do People’s World.

Para satisfazer as necessidades do movimento de cessar-fogo, a Internacional está a impulsionar a promoção de Acusamos Genocídio e trabalhar horas extras para obter mais cópias em estoque da impressora.

Pecinovsky relatou que a empresa intensificou dramaticamente sua presença nas redes sociais. “Embora nosso alcance ainda seja relativamente pequeno, compartilhamos regularmente conteúdo nas redes sociais, no Facebook e no X. Também temos um boletim informativo eletrônico semanal que enviamos para nossa base de clientes. Vemos um aumento nas vendas diretas do site após a explosão de e-mails, bem como após a explosão de mensagens de texto.”

Grande parte deste trabalho já estava em andamento como parte da renovação do 100º aniversário da International, mas a equipe percebeu que ainda mais precisa ser feito para colocar este valioso livro nas mãos de seus clientes.

“Nossos leitores e apoiadores em todo o país também estão usando Acusamos Genocídio em grupos de estudo e como parte de sessões educativas”, destacou Pecinovsky. A petição também está começando a aparecer nas listas de leitura atribuídas aos cursos universitários de todo o país, de modo que os pedidos de livrarias universitárias também estão chegando na International.

“As pessoas querem saber mais sobre a petição, o seu lugar na história, o papel da CRC e do Partido Comunista, William L. Patterson e Paul Robeson. As pessoas estão conectando o que está acontecendo hoje em Gaza com os ataques históricos e atuais às vidas dos negros”, disse ele.

“Todas essas lutas estão interligadas e o Acusamos Genocídio petição nos ajuda a estabelecer essas conexões.”

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

CJ Atkins


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta