A reabilitação dos fascistas é um aspecto da guerra na Ucrânia que recebe pouca atenção da mídia corporativa. Acima à esquerda: Apoiadores do Regimento Azov usam camisetas com as fotos de seu grupo fascista que foi capturado em Mariupol no verão passado. Centro-esquerda: Pessoas passam por uma suástica pintada na parede de uma galeria de vidro perto da Praça da Independência em Kiev, Ucrânia, em dezembro de 2013, em um prelúdio para o golpe de Maidan. Canto inferior esquerdo: membros do Batalhão Azov fazem uma saudação fascista no funeral de um combatente morto em julho passado. Direita: Milhares de soldados Azov participam de uma cerimônia à luz de tochas em memória de seus mortos durante a guerra na Ucrânia, 22 de dezembro de 2022. | fotos AP

Em abril de 1945, o exército soviético invadiu Berlim, a então capital da Alemanha nazista. Após semanas de batalha, o governo alemão se rendeu e a Alemanha foi dividida em quatro zonas de ocupação (americana, britânica, francesa e soviética). Na Zona Soviética, situada no leste da Alemanha, um programa de “desnazificação” começou imediatamente. Membros do Partido Nazista de Hitler foram presos e impedidos de servir no governo, de trabalhar como professores e de ocupar outros cargos de autoridade.

Nas zonas de ocupação “ocidentais” combinadas, onde o foco no anticomunismo estava se tornando a norma, a desnazificação ficou em segundo plano. Muitos ex-líderes militares nazistas, funcionários do governo e cientistas foram recebidos de volta em posições de poder de braços abertos, desde que pudessem ajudar na luta contra o comunismo.

A “Operação Paperclip” da CIA viu a inteligência dos EUA e seus aliados levarem centenas de cientistas nazistas de volta aos Estados Unidos para trabalhar na pesquisa e desenvolvimento de armas e no programa espacial nascente. Indiscutivelmente, o mais infame desses cientistas foi Wernher Von Braun, um membro do Partido Nazista e da SS, que ajudou a desenvolver foguetes para Hitler, foi trazido para os EUA, onde projetou mísseis para os militares dos EUA e trabalhou para a NASA.

Os aliados anticomunistas que ocuparam a Alemanha Ocidental não abraçaram apenas os cientistas nazistas. Muitos ex-oficiais de alta patente do exército nazista foram trazidos de volta para liderar o desenvolvimento de uma nova força armada na Alemanha do pós-guerra. Adolf Heusinger, um importante general das forças armadas de Hitler, acabou se tornando presidente do Comitê Militar da OTAN. Hans Speidel, outro general alemão de alto escalão durante a Segunda Guerra Mundial, foi o primeiro general de quatro estrelas no exército reconstituído da República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental).

A política de aceitar os nazistas em posições de autoridade foi justificada pela feroz propaganda anticomunista. Na verdade, alguns líderes americanos e britânicos não queriam desnazificar a Alemanha. O general George S. Patton era famoso por querer se aliar aos nazistas derrotados e invadir a União Soviética após a guerra. Tão forte era o ódio aos comunistas e tão real era o medo de que o capitalismo pudesse ser substituído mundialmente pelo socialismo que os líderes dos EUA e dos governos capitalistas aliados ficaram felizes em trabalhar com os perpetradores do genocídio mais mecanizado da história da humanidade.

Avanço rápido para hoje e está claro que o mundo está testemunhando uma nova rodada de “reabilitação nazista”. Enquanto anteriormente essa reabilitação era alimentada pelo medo da derrota do capitalismo, desta vez o medo é que os EUA percam sua posição de hegemonia mundial.

A atual rodada de reabilitação nazista começou com o Batalhão Azov e outros grupos fascistas ucranianos que atualmente desempenham o papel de soldados de infantaria na guerra por procuração dos Estados Unidos contra a Rússia na Ucrânia.

Há apenas alguns anos, o Batalhão Azov era considerado pelo FBI o centro do movimento neonazista internacional, porque extremistas de direita de todo o mundo viajavam para a Ucrânia para receber treinamento militar do grupo.

A grande mídia corporativa dos EUA apresentava regularmente histórias sobre a ideologia fascista e táticas militares brutais de Azov e grupos aliados. Em 2019, por exemplo, a revista Time fez uma reportagem importante sobre as “milícias supremacistas brancas” ativas na Ucrânia. Mesmo nas primeiras semanas depois que a Rússia invadiu a Ucrânia, a NBC News ainda dizia “o problema nazista da Ucrânia é real”.

No entanto, assim que as tropas russas cruzaram a fronteira ucraniana, com Vladimir Putin dizendo que a expansão da OTAN liderada pelos EUA ameaçava a segurança russa, o Batalhão Azov foi repentinamente reformulado como combatentes heróicos da resistência, como Braun e Heusinger há mais de meio século.

Em 16 de março de 2023, muitos na Letônia – um estado membro da OTAN e da UE –celebrou a memória daqueles letões que se juntaram para lutar ao lado dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e se juntaram à divisão estrangeira das SS. Esses “heróis” ajudaram a exterminar judeus, ciganos, deficientes, gays, comunistas e outros que estavam na lista de alvos de Hitler. Esses cúmplices do genocídio são hoje homenageados como patriotas nacionais.

Existem tendências semelhantes em outros países da Europa Oriental.

Na Polónia, existem leis que silenciam quem fala sobre o grande número de polacos que colaboraram com o regime de ocupação nazi entre 1939-45. A chamada “Lei do Holocausto” penaliza qualquer um que fale publicamente ou publique qualquer documento escrito que mencione qualquer uma das evidências históricas bem estabelecidas de que muitos cidadãos poloneses trabalharam com os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Quando esta lei foi aprovada pela primeira vez em 2018, o governo israelense protestou contra ela, levando a um conflito diplomático entre os dois países. No entanto, como Israel recentemente iniciou sua própria tendência de reabilitar nazistas e acolheu abertamente os membros do Batalhão Azov no país, o governo de Netanyahu aceita a posição polonesa e seguirá o currículo polonês em futuras viagens educacionais à Polônia para jovens israelenses.

Mark Twain disse uma vez: “A história não se repete, mas muitas vezes rima”, e infelizmente estamos testemunhando esse fenômeno mais uma vez. No início da Guerra Fria, os nazistas foram abraçados pelo mundo capitalista a fim de auxiliar seu enfrentamento contra a URSS e o bloco socialista.

Hoje, no início da Guerra Fria 2.0, nazistas literais são mais uma vez recebidos como soldados da chamada ordem mundial “liberal” para ajudar na luta para preservar o poder hegemônico dos Estados Unidos na Europa e além.

Como acontece com todos os artigos de opinião publicados pela People’s World, este artigo reflete as opiniões de seu autor.

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. Antes de ir, por favor, apoie o grande jornalismo da classe trabalhadora e pró-pessoas doando para o People’s World.

Não somos neutros. Nossa missão é ser a voz da verdade, da democracia, do meio ambiente e do socialismo. Acreditamos nas pessoas antes dos lucros. Então, tomamos partido. Seu!

Somos parte da mídia pró-democracia que contesta o vasto ecossistema de propaganda da mídia de direita, fazendo lavagem cerebral em dezenas de milhões e colocando a democracia em risco.

Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. No People’s World, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos.

Mas precisamos da sua ajuda. É preciso dinheiro – muito dinheiro – para produzir e cobrir as histórias exclusivas que você vê em nossas páginas. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler o People’s World e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje.


CONTRIBUINTE

Amiad Horowitz


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta