Tornou-se cada vez mais difícil envolver-se em discussões razoáveis ​​sobre o estado do mundo em meio às crescentes tensões internacionais. O atual ambiente de instabilidade e conflito global surgiu ao longo dos últimos quinze anos impulsionado, por um lado, pela crescente fragilidade dos principais Estados do Atlântico Norte, liderados pelos Estados Unidos – que chamamos de Ocidente – e, de outro, a crescente afirmação dos grandes países em desenvolvimento, exemplificados pelos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Esse grupo de Estados, juntamente com vários outros, construiu as condições materiais para suas próprias agendas de desenvolvimento, inclusive para a próxima geração de tecnologia, um setor que antes era monopólio de Estados e empresas ocidentais por meio dos direitos de propriedade intelectual da Organização Mundial do Comércio regime. Ao lado dos BRICS, a construção de projetos regionais de comércio e desenvolvimento na África, Ásia e América Latina que não sejam controlados pelos estados ocidentais ou instituições dominadas pelo Ocidente – incluindo a Organização de Cooperação de Xangai (2001) a Iniciativa do Cinturão e Rota (2013) , a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (2011) e a Parceria Econômica Regional Abrangente (2022) – anuncia a emergência de uma nova ordem econômica internacional.

Desde a crise financeira mundial de 2007-08, os Estados Unidos e seus aliados do Atlântico Norte tornaram-se conscientes de que seu status hegemônico no mundo se deteriorou. Esse declínio é consequência de três formas principais de superação: primeiro, superação militar por meio de enormes gastos militares e de guerra; em segundo lugar, o excesso financeiro causado pelo desperdício desenfreado de riqueza social no setor financeiro improdutivo, juntamente com a imposição generalizada de sanções, hegemonia do dólar e controle de mecanismos financeiros internacionais (como o SWIFT); e, terceiro, superação econômica, devido aos investimentos e greves fiscais de uma minúscula parcela da população mundial, que se concentra apenas em encher seus já imensos cofres privados. Esse excesso levou à fragilidade dos Estados ocidentais, que são menos capazes de exercer sua autoridade em todo o mundo. Em reação à sua própria fraqueza e aos novos desenvolvimentos no Sul Global, os Estados Unidos lideraram seus aliados no lançamento de uma ampla campanha de pressão contra o que consideram ser seus “próximos rivais”, ou seja, China e Rússia. Essa política externa hostil, que inclui uma guerra comercial, sanções unilaterais, diplomacia agressiva e operações militares, é agora comumente conhecida como a Nova Guerra Fria.

Além dessas medidas tangíveis, a guerra de informação é um elemento-chave da Nova Guerra Fria. Nas sociedades ocidentais de hoje, qualquer esforço para promover uma conversa equilibrada e razoável sobre a China e a Rússia, ou mesmo sobre os principais estados do mundo em desenvolvimento, é implacavelmente atacado por instituições estatais, corporativas e de mídia como desinformação, propaganda e interferência estrangeira. Mesmo fatos estabelecidos, sem falar em perspectivas alternativas, são tratados como questões de disputa. Consequentemente, tornou-se virtualmente impossível engajar-se em discussões construtivas sobre a mudança da ordem mundial, os novos regimes de comércio e desenvolvimento ou os assuntos urgentes que requerem cooperação global, como mudança climática, pobreza e desigualdade, sem ser descartado. Nesse contexto, o diálogo entre intelectuais de países como a China com seus colegas do Ocidente foi interrompido. Da mesma forma, o diálogo entre intelectuais em países do Sul Global e na China também foi dificultado pela Nova Guerra Fria, que sobrecarregou os já fracos canais de comunicação no mundo em desenvolvimento. Como resultado, o cenário conceitual, os termos de referência e os principais debates que estão ocorrendo na China são quase totalmente desconhecidos fora do país, o que dificulta muito a realização de discussões racionais entre os países.

A Nova Guerra Fria levou a um enorme pico de sinofobia e racismo anti-asiático nos estados ocidentais, frequentemente incitados por líderes políticos. O aumento da sinofobia aprofundou a falta de envolvimento genuíno dos intelectuais ocidentais com as perspectivas, discussões e debates chineses contemporâneos; e devido ao imenso poder dos fluxos de informação ocidentais em todo o mundo, essas atitudes desdenhosas também cresceram em muitos países em desenvolvimento. Embora haja um número crescente de estudantes internacionais na China, esses alunos tendem a estudar assuntos técnicos e geralmente não se concentram ou participam de discussões políticas mais amplas dentro e sobre a China.

No atual clima global de conflito e divisão, é essencial desenvolver linhas de comunicação e encorajar o intercâmbio entre a China, o Ocidente e o mundo em desenvolvimento. A gama de pensamento e discurso político na China é imensa, estendendo-se de uma variedade de abordagens marxistas à defesa ardente do neoliberalismo, de profundos exames históricos da civilização chinesa aos profundos poços do pensamento patriótico que cresceram no período recente. Longe de serem estáticas, essas tendências intelectuais evoluíram ao longo do tempo e interagem entre si. Uma rica variedade de pensamento marxista, do maoísmo ao marxismo criativo, surgiu na China; embora todas essas tendências se concentrem em teorias, história e experimentos socialistas, cada tendência desenvolveu uma escola de pensamento distinta com seu próprio discurso interno, bem como debates com outras tradições. Enquanto isso, o panorama do pensamento patriótico é bem mais eclético, com algumas tendências se sobrepondo às tendências marxistas, o que é compreensível dadas as conexões entre marxismo e libertação nacional; enquanto outros estão mais próximos de oferecer explicações culturalistas para os avanços desenvolvimentistas da China. Essa diversidade de pensamento não se reflete em entendimentos ou representações externas da China – mesmo na literatura acadêmica – que, em vez disso, reproduz amplamente as posturas da Nova Guerra Fria.

Para contribuir para o desenvolvimento de uma melhor compreensão e envolvimento com o pensamento e as discussões que ocorrem na China, Tricontinental: Institute for Social Research e Dongsheng fizeram parceria com Wenhua Zongheng (文化纵横), um dos principais periódicos do pensamento político e cultural chinês contemporâneo. Fundada em 2008, a revista é uma importante referência para os debates e desenvolvimentos intelectuais ocorridos no país, publicando bimestres com artigos de intelectuais das mais diversas profissões de todo o país. Nesta parceria, Tricontinental: Institute for Social Research e Dongsheng publicarão uma edição internacional de Wenhua Zongheng, lançando quatro edições por ano em inglês, português e espanhol, com curadoria de nossa equipe editorial conjunta. A edição internacional incluirá traduções de uma seleção de artigos das edições originais chinesas que têm um significado particular para o Sul Global. Além disso, Tricontinental: Institute for Social Research publicará uma coluna na edição chinesa da Wenhua Zongheng, trazendo vozes da África, Ásia e América Latina em diálogo com a China (algumas das quais também serão publicadas na edição internacional). Estamos entusiasmados em realizar este projeto e esperamos que ele apresente aos leitores o vibrante discurso em andamento na China, compartilhe importantes perspectivas do Sul Global com um público chinês e enriqueça o diálogo e a compreensão internacional. Em vez da divisão global perseguida pela Nova Guerra Fria, nossa missão é aprender uns com os outros para um mundo de colaboração em vez de confronto.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta