A Síndrome de Havana foi relatada pela primeira vez em Cuba em 2016. A misteriosa doença inicialmente afligiu os funcionários da embaixada dos EUA em Havana, especialmente aqueles ligados a missões de inteligência. Em seguida, se espalhou para os funcionários da embaixada canadense. As dores de cabeça repentinas, tonturas debilitantes e ouvir sons terrivelmente dolorosos ocorreram tanto no trabalho quanto em casa. Estranhamente, os próprios cubanos pareciam imunes à patologia.

Logo, outros casos do que o Departamento de Defesa dos EUA chamou de “incidentes anômalos de saúde” (IAHs) foram relatados na Rússia, China, Colômbia, Uzbequistão e até mesmo nos EUA. militares em todo o mundo, de acordo com Wikipédia. Uma “resposta de todo o governo” foi precipitada com “grupos de apoio” estabelecidos.

O Departamento de Estado dos EUA anunciou que considera a atenção à Síndrome de Havana “uma prioridade absoluta”. O secretário de Estado, Antony Blinken, acreditava que “não há nada que levemos mais a sério”.

As Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina (NASEM) concluíram em um relatório de dezembro de 2020 que a causa provável mais provável dos AHIs era a energia de micro-ondas pulsada.

Inferindo a culpa a Cuba e à Rússia pelos “ataques sônicos”

O chefe de gabinete da Casa Branca, John Kelly, comentou: “Acreditamos que o governo cubano poderia impedir os ataques a nossos diplomatas”. Em setembro de 2017, funcionários não emergenciais da embaixada dos EUA e familiares foram evacuados de Cuba.

O presidente Trump culpou os cubanos e, em retaliação pelos supostos ataques, expulsou a maior parte do pessoal da embaixada de Washington. Seu secretário de Estado, Rex Tillerson, disse que as expulsões foram “feitas devido ao fracasso de Cuba em tomar as medidas apropriadas para proteger nossos diplomatas”.

Os cubanos, que não tinham incentivo para provocar seu vizinho poderoso, negaram qualquer culpa. Eles se ofereceram para cooperar plenamente com as autoridades americanas na investigação da síndrome.

Os cubanos mobilizaram 2.000 cientistas e agentes da lei em sua investigação, que foi prejudicada pela recusa do governo dos Estados Unidos em compartilhar informações médicas sobre os supostamente afetados pela Síndrome de Havana. O acesso a residências em Cuba supostamente alvo dos “ataques sônicos” também foi bloqueado.

Mas os Yankees tinham peixes maiores para fritar. Poderia o maligno adversário estrangeiro irradiando as ondas de energia invisíveis ser ninguém menos que o culpado por roubar a vitória eleitoral de Hillary Clinton? A chamada “imprensa livre”, exemplificada por esta mensagem de CNN, incessantemente nos lembrava a respeito da Síndrome de Havana:

A lista de agressões conhecidas e suspeitas que a Rússia realizou contra a democracia dos EUA e o pessoal americano é vasta.

Em maio de 2021, político relatou sem fôlego que funcionários não identificados do governo dos EUA acreditam que “uma notória agência de espionagem russa [GRU] pode estar por trás de supostos ataques”. “Parece, cheira e parece” com os russos, de acordo com um “ex-oficial de segurança nacional envolvido na investigação” anônimo. Que evidência mais conclusiva alguém poderia querer?

O Nova-iorquino, enquanto isso, alertou que a Síndrome de Havana havia se espalhado para a Casa Branca. “Altos funcionários das administrações Trump e Biden”, relataram,

suspeitam em particular que a Rússia é responsável pela Síndrome de Havana.

O chefe da CIA, William Burns, chamou os incidentes de “ataques”. Quando o HAVANA (Ajudando Vítimas Americanas Afligidas por Ataques Neurológicos) ACT bipartidário de 2021 foi aprovado por unanimidade, os incidentes foram oficialmente designados como “ataques”.

CNN relatou sobre o ato: “Sua assinatura ocorre quando os casos continuam a aumentar em todo o mundo”, flutuando a teoria de que “a Rússia está por trás” desses ataques. Em setembro de 2021, a CIA chegou a chamar de volta um de seus chefes de estação por expressar “ceticismo” sobre a veracidade dos “ataques”.

Sons misteriosos associados à Síndrome de Havana

Altos funcionários do Estado e da CIA que foram ao Centro Médico Militar Nacional Walter Reed e aos Institutos Nacionais de Saúde com a Síndrome de Havana reclamaram que os médicos os tratavam como se fossem “loucos”.

Gravações de sons associados à Síndrome de Havana foram divulgadas publicamente depois que a análise de ruído da Marinha dos EUA não conseguiu “avançar significativamente o conhecimento dos EUA sobre o que está prejudicando os diplomatas”.

O ex-pesquisador do MIT e especialista em som Joe Pompei disse NBC News que as ondas sonoras relatadas não poderiam causar os sintomas alegados.

A menos que eles tivessem transdutores na banheira e os diplomatas submergissem suas cabeças por um longo tempo, simplesmente não é possível.

Os biólogos Alexander Stubbs, da UC Berkeley, e Fernando Montealegre-Z, da Universidade de Lincoln, analisaram cientificamente as gravações, que identificaram como o canto de um grilo. (Anurogryllus celerinictus). Até O jornal New York Times, relatando as descobertas científicas, admitiu que “os sons ligados às queixas iniciais podem ter sido uma pista falsa”.

Um painel anterior de cientistas cubanos também concluiu que condições estressantes, não uma “arma sônica”, enojaram os Yankees. Eles também identificaram os grilos como uma possível fonte dos ruídos misteriosos.

Caso resolvido: comprometimento cognitivo é um risco ocupacional para guerreiros frios dos EUA

Há pouco mais de um ano, em janeiro de 2022, uma avaliação provisória da CIA sugeria que a Síndrome de Havana NÃO era produto de “uma campanha global sustentada por uma potência hostil”. Estresse, condições ambientais e comprometimento cognitivo foram os culpados mais prováveis ​​nos 1.000 casos investigados com “rigor analítico, habilidade sólida e compaixão”, nas palavras do diretor da CIA, William Burns.

No entanto, a investigação provisória continuou. Finalmente, neste mês, todas as sete agências de inteligência dos EUA descobriram que “a inteligência disponível aponta consistentemente contra o envolvimento de adversários dos EUA na causa dos incidentes relatados”.

Ainda assim, os fanáticos anti-Cuba não aceitaram essa explicação para a pandemia seletiva. O senador Marco Rubio rejeitou a avaliação da comunidade de inteligência, twittando,

é difícil aceitar… não aconteceu.

política dos EUA para Cuba

Cuba pode ter sido exonerada pela Síndrome de Havana, mas o país socialista ainda é alvo do império para a mudança de regime. O bloqueio asfixiante dos EUA de 61 anos continua, o que coloca Washington em desacordo com os 185 países que votaram na ONU contra as medidas coercitivas unilaterais com apenas o Tio Sam e o apartheid de Israel votando a favor.

Em um gesto de despedida de má vontade, Trump redesignou Cuba como “Estado patrocinador do terrorismo” oito dias antes de deixar a presidência. Obama rescindiu a designação em 2015, originalmente imposta em 1982 por Reagan.

Em 2021, Biden renovou a designação de Trump, citando ironicamente os esforços de Cuba para intermediar a paz na Colômbia entre o governo e uma insurgência guerrilheira. Biden voltou atrás em suas promessas de campanha de reverter as duras sanções de Trump contra Cuba e voltar a um processo de normalização das relações.

A inclusão na lista de terroristas impede Cuba de acessar a maior parte do financiamento internacional. “O verdadeiro propósito de caluniar Cuba como ‘terrorista’ é justificar o bloqueio criminoso a Cuba”, segundo a Rede Nacional sobre Cuba (NNOC).

Entre as organizações de base que trabalham para tirar Cuba da lista de terroristas estão a ACER (https://acere.org/) e a NNOC (https://nnoc.org/). Este último observa:

Apesar dos impactos devastadores do bloqueio econômico dos EUA, Cuba ainda tem uma expectativa de vida mais longa, menores taxas de mortalidade infantil e materna, melhores resultados de saúde, maior alfabetização, mais educação e menos violência do que nos EUA.

A Síndrome de Havana, usada para acusar falsamente Cuba de atacar o pessoal dos EUA, exemplifica como a política dos EUA é distorcida. Como traficantes de drogas viciados em seu próprio suprimento, os fantasmas e malucos que povoam o aparato governamental dos EUA sofreram danos físicos literais acreditando na falsa propaganda paranóica que eles pressionam a população para justificar as guerras eternas do império e as intrigas brutais de mudança de regime.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta