Um soldado paramilitar carrega um pôster mostrando o líder supremo, aiatolá Khamenei, e o falecido fundador revolucionário, aiatolá Khomeini, no canto superior direito, durante um comício em Teerã, Irã, em 29 de abril de 2022. Sinais nas faixas da cabeça mostram apoio a Khamenei. | Vahid Salemi/AP

O mundo entrou verdadeiramente numa época perigosa, com a humanidade enfrentando atualmente uma série de ameaças existenciais interligadas. Uma situação de pobreza, exploração e injustiça social em acentuada deterioração em todo o mundo; conflitos “eternos” que poderiam facilmente evoluir para uma guerra nuclear; uma catástrofe climática iminente até 2030; bem como o aumento exponencial do ultranacionalismo e do etno-sectarismo e o consequente aumento mais uma vez do fascismo – todos eles juntos representam um mero instantâneo da crise multidimensional que a humanidade enfrenta agora.

O nível absoluto de brutalidade perpetrado contra os indefesos, e na verdade inocentes e inocentes, civis palestinianos pela máquina de guerra de Israel, juntamente com a propensão de vários governos e instituições nos EUA, Grã-Bretanha e UE, lado a lado com a narrativa divulgada pelos principais meios de comunicação do Ocidente, que tentaram descaradamente justificar ou normalizar a campanha genocida de Israel, é o principal exemplo da terrível ameaça que representa o futuro da humanidade e as regras internacionais e o consenso baseado em direitos que se seguiram ao fim da Segunda Guerra Mundial Guerra.

Testemunhamos, com alarme, os chamados governos democráticos liberais e agências de comunicação social “livres” que se alinham conscientemente com forças de ultra-direita nos círculos dominantes de Israel que professam abertamente políticas de apartheid, até mesmo fascistas.

As ameaças acima mencionadas estão quase todas enraizadas na crise cada vez mais profunda do capitalismo, agravada por quatro décadas de neoliberalismo imposto e o seu fracasso retumbante, e nas tentativas desesperadas do imperialismo norte-americano para defender a sua hegemonia enfraquecida, independentemente do que isso possa significar para a humanidade.

Assim, é agora vital que a esquerda e um amplo espectro de forças progressistas, a nível interno e internacional, formem alianças que se mobilizem eficazmente para combater a ameaça representada pelo imperialismo dos EUA e pelos seus aliados. Tais alianças dependem do estabelecimento de objectivos progressistas claros e alcançáveis, baseados em políticas com consciência de classe a nível local, nacional e internacional.

Uma tal aliança vital não pode ser simplesmente composta por um colectivo arbitrário e ad hoc de regimes, forças políticas e organizações paramilitares unidas apenas pelo seu adversário oportunista – e muitas vezes superficial – em relação a Washington. Um exemplo flagrante desta equação falha no processo é a confusão das forças do “Islão político” no Médio Oriente, que partem de uma perspectiva assustadoramente reaccionária contra a cultura e a modernidade ocidentais, como aliados anti-imperialistas de princípios.

E em primeiro lugar entre estas forças do “Islão político” falsamente consideradas como anti-imperialistas por alguns nos círculos de esquerda e progressistas está o regime da República Islâmica no Irão. Chegar a esta conclusão profundamente errada envolve ignorar ou afastar convenientemente a natureza material despótica e o histórico horrível desse regime, ao mesmo tempo que se compreende mal ou se deturpa fundamentalmente a sua postura desestabilizadora, malévola e sectária a nível regional e internacional.

É importante notar que as políticas externas do Irão na região do Médio Oriente, e consequentemente as suas actividades militares extraterritoriais por procuração, baseiam-se no sectarismo xiita e na exortação do Aiatolá Khomeini para “exportar a Revolução Islâmica”. Além de ser totalmente contrária aos interesses nacionais do Irão, bem como de pôr em perigo desenfreadamente o povo iraniano, esta orientação política revelou-se profundamente divisionista e impopular em toda a região e sempre se manifestou em grande detrimento das forças seculares, particularmente de esquerda e progressistas.

Em todos os momentos críticos da história da região ao longo dos últimos 40 anos, a República Islâmica colaborou activamente com o imperialismo dos EUA – incluindo no Afeganistão e no Iraque. A postura vazia do regime teocrático e as lágrimas de crocodilo derramadas pela situação dos palestinianos são expostas como tal quando se considera como o Irão tem trabalhado consistentemente para minar a luta das forças palestinianas seculares, de esquerda e progressistas contra a ocupação de Israel.

Simplificando, uma aliança verdadeiramente anti-imperialista não pode ser construída com base na lógica extinta que segue as linhas de “o inimigo do meu inimigo é, portanto, meu amigo!”

De uma perspectiva de esquerda, enraizada nos trabalhos de Marx e Lenine sobre a análise de classe e o imperialismo, o regime iraniano nem sequer chega perto de ser classificado como anti-imperialista – a menos que alguém esteja feliz em omitir a sua sempre minguante base de classe social dentro do Irão, a economia política neoliberal exploradora a que preside, o seu total desrespeito pelos direitos humanos básicos e pela liberdade, juntamente com o seu histórico contínuo de horríveis abusos dos direitos humanos e de opressão brutal (dirigida sobretudo contra as várias forças que compõem a esquerda iraniana).

As forças de esquerda no Médio Oriente, e especialmente no Irão, ao longo dos 40 anos desde a derrota da Revolução popular anti-imperialista de 1979, têm experiências amargas em primeira mão do “Islão político” e do seu impacto devastador.

Com o coração pesado, recordamos como a Revolução popular de 1979 foi sequestrada e descarrilada pela teocracia nascente e as exigências do povo por uma verdadeira emancipação e justiça social foram desprezadas em favor de uma classe capitalista parasitária apoiada pela força islâmica.

Recordamos como os direitos básicos das mulheres foram espezinhados pelo regime teocrático e como as mulheres e raparigas do Irão foram essencialmente relegadas, na melhor das hipóteses, a cidadãos de segunda classe e colocadas à mercê de uma misoginia esmagadora.

E recordamos que, embora o Aiatolá Khomeini tenha declarado que a devastadora Guerra Irão-Iraque era uma “bênção”, o Partido Tudeh do Irão opôs-se à sua continuação para além da libertação do seu território soberano pelo Irão, como uma manobra imperialista para subverter a Revolução Iraniana. Como punição por isso – e para exibir as suas credenciais anticomunistas para todos verem – o regime lançou um ataque sangrento sem precedentes contra o partido, com base na falsa premissa de que tinha espionado para a URSS, bem como fabricou “provas” fornecidas pela CIA. , MI6 e ISI do Paquistão. Mais tarde, Khomeini referiu-se a esta ajuda como “um ato divino”.

ARQUIVOS MUNDIAIS DE PESSOAS:

Como aconteceu: a promessa – e a traição – da revolução iraniana de 1979

Por que lógica distorcida pode uma ditadura teocrática cruelmente anticomunista que esmagou partidos de esquerda, proibiu sindicatos e assassinou brutalmente e fez desaparecer milhares de partidários e activistas de esquerda iranianos – os verdadeiros anti-imperialistas do Irão – ser possivelmente considerada um bastião da anti-imperialismo e resistência?

Mais de quatro décadas de domínio do “Islão político” sob o domínio absoluto do Líder Supremo (o suposto “representante de Deus na Terra”), juntamente com três décadas de programas neoliberais, moldaram a economia do Irão de acordo com o Consenso de Washington e o interesses do imperialismo ocidental.

Isto significou que o equilíbrio das forças políticas no Irão se inclinou a favor de uma poderosa classe capitalista financeira e comercial, cujos interesses estão ligados aos do capitalismo global, e continua a ser o centro crucial de equilíbrio do regime – estando os dois totalmente unidos. -dependente.

É por estas razões que qualquer acto ou aliança ostensivamente progressista por parte do regime iraniano – incluindo a sua recente adesão ao que era o grupo BRICS – deve ser encarado através do prisma da política real em vez de ser considerado como representando de alguma forma uma intenção anti-imperialista genuína da sua parte.

Defender o Estado iraniano como uma força anti-imperialista é, na melhor das hipóteses, ingénuo – e, na pior das hipóteses, relega deliberadamente a repressão brutal, a pobreza esmagadora e a miséria socioeconómica sofrida pelo povo do Irão como inconsequentes ou indignas de consideração.

É também uma afronta às forças de esquerda e progressistas do Irão que continuam a lutar valentemente para conseguir a transição do seu país de uma situação de ditadura para uma situação em que seja possível uma transformação democrática nacional.

As lutas pela democracia, pelos direitos humanos, pela justiça social e contra a ditadura andam de mãos dadas com as lutas pela paz, pela soberania e contra o imperialismo. Eles são interdependentes e inseparáveis.

Tal como acontece com todos os artigos de opinião publicados pela People’s World, este artigo reflete as opiniões do seu autor.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Navid Shomali


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta